Powered bySolverde
Disclaimer

Sprint de Amorim deixou Conceição no tapete: Notas do Sporting-FC Porto

Leões bateram o FC Porto por 2-1, em Leiria, e seguem para final da Taça da Liga. Golos foram todos marcados depois do minuto 70, com Jovane a bisar já na reta final depois de sair do banco.

Notícia

© Global Imagens

Sérgio Abrantes
20/01/2021 08:07 ‧ 20/01/2021 por Sérgio Abrantes

Desporto

Análise

O Sporting voltou esta terça-feira a vencer o FC Porto em partida a contar para a Taça da Liga, vencendo os dragões com um bis de Jovane.

Numa partida em que os azuis e brancos foram em grande parte do jogo a equipa a mandar na partida, o jogo só teve golos no segundo tempo.

Com uma arbitragem ao milímetro de João Pinheiro, com todos os toques e 'bocas' a transformarem-se em punição, as oportunidades do primeiro tempo repartiram-se entre uma bola ao poste do Sporting e um lance de perigo de Pote na do FC Porto.

Porém, só na reta final da partida se viram golos. Com um jogo tática e fisicamente muito exigente, Marega foi o primeiro a sorrir. Depois de serpentear pelo meio de vários jogadores do Sporting, o maliano traiu Adán com um remate inesperado... lento e em carambola.

Porém, se Jovane já estava em campo quando viu os leões a perder, foi dele, que entrou aos 78 minutos, que nasceu a reviravolta. Marcando após um livre mal aliviado e depois a passe de Pote ao cair do pano, o menino de Alcochete empurrou os leões para a final. 

Rúben Amorim, que pareceu, até na antevisão, algo diminuído pelo seu companheiro de profissão, apesar dos elogios, é certo, acabou a dar uma lição... de gestão a partir do banco.

Homem do jogo:  Jovane Cabral. Saiu do banco aos 78, viu Marega marcar aos 79, marcou aos 86 e fechou o marcador aos 90+4. Era difícil que a entrada em campo do menino de Alcochete pudesse acabar melhor. Lançado para agitar na frente de ataque, fê-lo como TT não conseguiu até deixar o relvado. Tornou-se num quebra cabeças, porque Amorim, ao pô-lo em campo, desfez por completo o trio do ataque obrigando a defesa contrária a reinventar-se. 

Surpresa: Felipe Anderson. Tem tido parcas oportunidades de mostrar serviço, e quando tem sido chamado até tem, de certa forma, ficado abaixo do esperado dado o estatuto com que chegou. Porém, ontem, frente ao Sporting, foi um dos jogadores mais mexidos em campo. Nem sempre decidiu bem, mas mostrou compromisso com a ideia tática da equipa e mesmo com missões defensivas que não seriam da sua incumbência. Nota positiva.

Desilusão: João Mário. Podíamos falar apenas do jogador do FC Porto, mas a verdade é que tanto o jogador azul e branco como o verde e branco estiveram furos abaixo do esperado. Começaram bem a partida, mas nenhum dos dois conseguiu evoluir o seu jogo durante o tempo que estiveram em campo.

Treinadores:

Rúben Amorim: Não podendo contar com Sporar e Nuno Mendes, apresentou, em grande medida, a sua equipa titular-base. Foi surpreendido, de certa forma, por algumas mudanças promovidas por Sérgio Conceição no seu onze. Conseguiu trancar o jogo quando o rival estava mais acutilante e reagiu bem após o golo sofrido. Com Jovane já em campo, soltou a frente de ataque e foi feliz. No sprint final da corrida para resolver o jogo, foi feliz com mérito. 

Sérgio Conceição: Privado de várias unidades foi forçado a mexer na equipa e até alterou de certa forma o sistema ao iniciar o jogo com três centrais. Ganhando supremacia tática nos primeiros minutos de jogo, o técnico viu novamente a sua equipa chegar ao quase, mas sem conseguir pôr a mudança final. Com as alterações feitas na reta final da partida, o seu conjunto perdeu gás, até porque aquando das saídas de Corona e Marega se deu a impressão de entre os azuis e brancos haver a sensação que o jogo estava resolvido. Foi surpreendido por Rúben Amorim e sofreu dois golos de rajada. Na flash interview (não foi a conferência de imprensa) pareceu insatisfeito com o rival, quando devia apontar o dedo para si.  

Árbitro: João Pinheiro. Se transformar qualquer contacto em falta desse bónus, o juiz do encontro entre Sporting e FC Porto teria saído com jackpot. Assinalou todos os pequenos duelos, até os do banco de suplentes. Saiu com nota positiva, sendo que apenas o lance de Palhinha, que podia ter visto o segundo amarelo ao cortar um lance com recurso ao braço, poderá gerar dúvidas.

Não percas todos os jogos do FIFA Mundial de Clubes grátis na app DAZN. Regista-te em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

"Quem põe o Benfica em risco não pode ter lugar no nosso clube"

Mauro Xavier

"Quem põe o Benfica em risco não pode ter lugar no nosso clube"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Os dois carros clássicos que Filipe Albuquerque conduz nas estradas

Filipe Albuquerque

Os dois carros clássicos que Filipe Albuquerque conduz nas estradas

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas