A carreira dos jogadores é feita de ciclos e a de Chiquinho não foge à regra. Depois de uma primeira metade da época em que esteve arredado das escolhas iniciais de Jorge Jesus no Benfica, eis que o camisola 19 aproveitou a janela de oportunidade da Taça de Portugal, diante do Estrela de Amadora (4-0), para brilhar, marcar a dobrar e... mostrar serviço a JJ. O treinador das águias parece ter ficado agradado com o desempenho na Reboleira, e Chiquinho foi mesmo o primeiro jogador que chamou para entrar no decorrer do Clássico com o FC Porto (1-1) no Dragão.
Ou seja, numa altura em que estava a ser apontado como um dos jogadores a colocar em janeiro, em pleno mercado de transferências, eis que o médio de 25 anos baralhou as contas do meio-campo encarnado e pode agora funcionar como um verdadeiro 'reforço' para a segunda metade da época.
Essa é a garantia dada por quem tão bem conhece Chiquinho. André Teixeira, defesa português que representa os cipriotas do AEL Limassol, foi companheiro de equipa do médio do Benfica no Leixões e sublinha a convicção de que Chiquinho pode desempenhar um papel importante na Luz.
"O Chiquinho não é um jogador que se vai abaixo facilmente, ele trabalha sempre no máximo. Por isso é normal ele ter correspondido assim que teve oportunidade. Agora se estará, com isso, mais perto de ficar ou não, só o treinador e os responsáveis do Benfica saberão", começa por dizer André Teixeira, em declarações exclusivas ao Desporto ao Minuto, prosseguindo.
"Acredito que possa ser um 'reforço'. Na minha opinião, é um jogador com qualidade para estar no plantel e que pode ajudar a equipa, porque é um médio com características diferentes", explica o jogador de 27 anos.
Questionado sobre qual a melhor decisão para o antigo colega de equipa do Leixões - sair para jogar com regularidade ou ficar na Luz e tentar agarrar um lugar nas escolhas inicias - André Teixeira acredita que a resposta só poderá ser dada por Chiquinho, mas não deixa de explicar o que pode pesar na decisão.
"Isto pode ser visto de duas maneiras. Por um lado, ele pode querer jogar mais, porque é normal um jogador quer jogar sempre com regularidade. Por outro lado, está num clube grande a trabalhar com um grande treinador e pode sentir que está a evoluir mais desta forma. Só ele sabe o qual será a melhor decisão", remata André Teixeira ao Desporto ao Minuto.
Turim tem sido o destino apontado
O nome de Chiquinho tem causado alguma agitação em Itália. As qualidades do médio natural de São Martinho do Campo agradam ao Torino, clube italiano que segue o jogador do Benfica desde o último verão. A imprensa italiana avançou, nos últimos dias, que o rival da Juventus irá voltar à carga por Chiquinho ainda neste mês de janeiro. Resta saber o que o futuro ditará.
Chiquinho foi a primeira opção de Jorge Jesus para lançar na segunda parte do Clássico com o FC Porto. © Getty Images