Powered bySolverde
Disclaimer

Liderança à prova de tudo: As notas do Nacional-Sporting

Leões foram mais fortes no lamaçal que se tornou o relvado da Choupana, derrotaram o Nacional e reforçaram a liderança da I Liga.

Nacional-Sporting

© Global Imagens

Carlos Pereira Fernandes
09/01/2021 08:12 ‧ 09/01/2021 por Carlos Pereira Fernandes

Desporto

Análise

Se provas faltassem, este Sporting é mesmo candidato ao título, por muito que Rúben Amorim não o queira admitir. Os leões já tinham sido testados de várias maneiras esta época, mas nunca como foram na Madeira, e voltaram a sair por cima.

Os líderes da I Liga demonstraram uma 'garra' inabalável e derrotaram o Nacional, por 2-0, sob condições meteorológicas (muito) adversas e um relvado pouco digno desse nome.

A depressão Filomena fez-se sentir no Funchal e, apesar de os efeitos não terem sido tão graves como na véspera (quando ditou mesmo o adiamento da partida) foram mais do que suficientes para transformar o terreno de jogo num verdadeiro lamaçal.

As duas equipas tiveram dificuldades em adaptar-se a esta realidade, que 'emperrava' as bolas que seguiam pelo solo e alterava a trajetória das que seguiam pelo céu, mas foi a verde e branca aquela que mais rapidamente a conseguiu contornar.

Ainda que sem encantar (algo, teoricamente, impossível nestas condições), os visitantes foram dominando o adversário, e foi com justiça que chegaram à vantagem à beira do intervalo, quando Nuno Santos, a passe de Pedro Gonçalves, empurrou para o fundo das redes.

Já no segundo tempo, o Nacional esboçou uma tímida resposta, mas a noite era mesmo do Sporting, que, depois de dar dois avisos por Pedro Gonçalves, fez mesmo o golo à terceira tentativa, por intermédio de Jovane Cabral, que tinha acabado de entrar para o lugar de Nuno Santos.

Com este triunfo, o Sporting passa a somar 35 pontos e reforça a liderança isolada da I Liga, com os mesmos quatro pontos de vantagem sobre Benfica e FC Porto, que também venceram os respetivos jogos. Já o Nacional, permanece com 13 pontos e cai para o 10.º posto.

Figura

Com tamanhas adversidades, pedia-se um Sporting de garra para conquistar os três pontos, e Pedro Gonçalves foi a personificação disso mesmo. O ex-Famalicão foi um dos mais inconformados, e, apesar de não ter sido feliz no capítulo da finalização, assistiu para o golo de Nuno Santos, que abriu caminho à vitória verde e branca.

Surpresa

A entrada de Andraz Sporar foi a única alteração promovida no 'onze' por Rúben Amorim em relação ao encontro com o Belenenses SAD, e o internacional esloveno aproveitou em pleno. Pouco feliz no centro, descaiu para as alas, onde promoveu diversas combinações com os extremos para desmontar a 'muralha' do Nacional.

Desilusão

Rúben Micael tinha sobre si a responsabilidade de ser a 'âncora' do meio-campo do Nacional, mas esteve longe de cumprir com aquilo que lhe era exigido. O terreno de jogo não ajudou, claro está, mas tal não justifica a quantidade de passes falhados que protagonizou antes de ser substituído, ao intervalo.

Treinadores

Luís Freire: Colocou Rúben Micael a 'policiar' João Palhinha, na tentativa de condicionar a saída de jogo do Sporting, mas este falhou redondamente na tarefa. Ao intervalo, retirou o internacional português e substituiu-o por Kenji Gorré, aproximando o Nacional da baliza adversária, mas sem nunca colocar em causa a vitória adversária.

Rúben Amorim: O Sporting seria, pelo menos na teoria, a equipa com maior dificuldade em lidar com a intempérie, mas acabou por ser aquela que melhor se adaptou. Mérito do treinador leonino, que ainda 'sacou um coelho da cartola' quando, à beira do apito final, lançou Jovane Cabral, que acabaria por assinar o golo da tranquilidade verde e branca.

Árbitro

Um final de tarde muito complicado para Manuel Mota, que teve de lidar com um jogo quezilento, uma vez que o relvado estava propício à ocorrência de choque físicos. Ainda assim, o árbitro soube gerir bem o jogo, procurando dar uma fluidez ao jogo, apesar de tal ser uma missão quase impossível.

Leia Também: Amorim rendido: "Tenho um orgulho enorme de ser treinador deste grupo"

Todos os jogos em direto do FIFA Mundial de Clubes são na app DAZN. Regista-te Grátis em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Clube do CP 'goza' com discurso de candidato à presidência do Benfica

Martim Mayer

Clube do CP 'goza' com discurso de candidato à presidência do Benfica

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Horner pode exigir indemnização milionária pela saída da Red Bull

Fórmula 1

Horner pode exigir indemnização milionária pela saída da Red Bull

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas