Meteorologia

  • 01 MARçO 2021
Tempo
10º
MIN 9º MÁX 19º

Edição

Liderança à prova de tudo: As notas do Nacional-Sporting

Leões foram mais fortes no lamaçal que se tornou o relvado da Choupana, derrotaram o Nacional e reforçaram a liderança da I Liga.

Liderança à prova de tudo: As notas do Nacional-Sporting

Se provas faltassem, este Sporting é mesmo candidato ao título, por muito que Rúben Amorim não o queira admitir. Os leões já tinham sido testados de várias maneiras esta época, mas nunca como foram na Madeira, e voltaram a sair por cima.

Os líderes da I Liga demonstraram uma 'garra' inabalável e derrotaram o Nacional, por 2-0, sob condições meteorológicas (muito) adversas e um relvado pouco digno desse nome.

A depressão Filomena fez-se sentir no Funchal e, apesar de os efeitos não terem sido tão graves como na véspera (quando ditou mesmo o adiamento da partida) foram mais do que suficientes para transformar o terreno de jogo num verdadeiro lamaçal.

As duas equipas tiveram dificuldades em adaptar-se a esta realidade, que 'emperrava' as bolas que seguiam pelo solo e alterava a trajetória das que seguiam pelo céu, mas foi a verde e branca aquela que mais rapidamente a conseguiu contornar.

Ainda que sem encantar (algo, teoricamente, impossível nestas condições), os visitantes foram dominando o adversário, e foi com justiça que chegaram à vantagem à beira do intervalo, quando Nuno Santos, a passe de Pedro Gonçalves, empurrou para o fundo das redes.

Já no segundo tempo, o Nacional esboçou uma tímida resposta, mas a noite era mesmo do Sporting, que, depois de dar dois avisos por Pedro Gonçalves, fez mesmo o golo à terceira tentativa, por intermédio de Jovane Cabral, que tinha acabado de entrar para o lugar de Nuno Santos.

Com este triunfo, o Sporting passa a somar 35 pontos e reforça a liderança isolada da I Liga, com os mesmos quatro pontos de vantagem sobre Benfica e FC Porto, que também venceram os respetivos jogos. Já o Nacional, permanece com 13 pontos e cai para o 10.º posto.

Figura

Com tamanhas adversidades, pedia-se um Sporting de garra para conquistar os três pontos, e Pedro Gonçalves foi a personificação disso mesmo. O ex-Famalicão foi um dos mais inconformados, e, apesar de não ter sido feliz no capítulo da finalização, assistiu para o golo de Nuno Santos, que abriu caminho à vitória verde e branca.

Surpresa

A entrada de Andraz Sporar foi a única alteração promovida no 'onze' por Rúben Amorim em relação ao encontro com o Belenenses SAD, e o internacional esloveno aproveitou em pleno. Pouco feliz no centro, descaiu para as alas, onde promoveu diversas combinações com os extremos para desmontar a 'muralha' do Nacional.

Desilusão

Rúben Micael tinha sobre si a responsabilidade de ser a 'âncora' do meio-campo do Nacional, mas esteve longe de cumprir com aquilo que lhe era exigido. O terreno de jogo não ajudou, claro está, mas tal não justifica a quantidade de passes falhados que protagonizou antes de ser substituído, ao intervalo.

Treinadores

Luís Freire: Colocou Rúben Micael a 'policiar' João Palhinha, na tentativa de condicionar a saída de jogo do Sporting, mas este falhou redondamente na tarefa. Ao intervalo, retirou o internacional português e substituiu-o por Kenji Gorré, aproximando o Nacional da baliza adversária, mas sem nunca colocar em causa a vitória adversária.

Rúben Amorim: O Sporting seria, pelo menos na teoria, a equipa com maior dificuldade em lidar com a intempérie, mas acabou por ser aquela que melhor se adaptou. Mérito do treinador leonino, que ainda 'sacou um coelho da cartola' quando, à beira do apito final, lançou Jovane Cabral, que acabaria por assinar o golo da tranquilidade verde e branca.

Árbitro

Um final de tarde muito complicado para Manuel Mota, que teve de lidar com um jogo quezilento, uma vez que o relvado estava propício à ocorrência de choque físicos. Ainda assim, o árbitro soube gerir bem o jogo, procurando dar uma fluidez ao jogo, apesar de tal ser uma missão quase impossível.

Leia Também: Amorim rendido: "Tenho um orgulho enorme de ser treinador deste grupo"

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório