Helton Arruda dispensa apresentações para quem acompanha o mundo do futebol. O guardião brasileiro de 42 anos fez uma pausa de cinco anos na carreira, mas aceitou o desafio de voltar a vestir a camisola da União de Leiria. A missão de ajudar um clube que apostou nele no momento em que chegou a Portugal falou mais alto, e Helton revela-se feliz por estar de volta aos relvados.
"Foi um convite de um grande amigo, que se chama Armando Marques, que me aliciou com este desafio: poder voltar a fazer aquilo que eu sempre gostei de fazer num clube como o Leiria, que me abriu as portas quando cheguei a Portugal", começou por dizer Helton, em entrevista ao programa Backstage, promovido pela NGA Soccer.
Helton garante que continua a ser "muito ambicioso" e que a idade pouco conta. O segredo para continuar a ser competitivo no mundo do futebol está noutro aspeto.
"Eu vejo muito pela competência. O atleta tem que se sentir disponível. Tem que querer. Pode ter todos os recursos, mas se ele não quiser... Não adianta, podem fazer de tudo. O primeiro passo é esse: o atleta tem que querer. A competência do profissional é que vai ditar a regra. Eu tinha uma pessoa que tinha os seus 50 anos na minha empresa. Aparentemente, não tinha vaga, mas não. Ele cumpria lindamente. Não podia exigir mais", explicou o antigo guardião do FC Porto
Bancadas vazias
Helton também confessa que sente saudades de jogar com público nas bancadas. A pandemia do novo coronavírus afastou os adeptos dos estádios, e o experiente guarda-redes brasileiro não esconde que isso não deixa os jogadores indiferentes.
"Faz-me bastante confusão. Estamos habituados a jogar com público. Querendo ou não, o público faz parte deste espetáculo", rematou Helton.
Feito na Taça
Helton está diretamente ligado ao feito da União de Leiria na Taça de Portugal. O guarda-redes brasileiro ajudou o emblema de Leiria a eliminar o Portimonense (1-0), equipa da I Liga, na 3.ª eliminatória e a seguir em frente na prova rainha.
A boa disposição é uma constante nas entrevistas de Helton.© Reprodução NGA Soccer