O regresso de João Palhinha ao Sporting não foi um 'mar de rosas'. O jogador voltou a Alvalade depois de duas épocas de afirmação mais a norte, no Sporting de Braga, mas o seu regresso coincidiu com uma aparente vontade, agora já ultrapassada, de ambas as partes de seguirem caminhos separados.
Impossibilitado de começar a temporada em pleno, o jogador esteve com um pé fora de Alvalade, mas acabou mesmo por renovar o seu vínculo e assume agora, com 25 anos, como peça central do sistema tático montado por Rúben Amorim.
Habitualmente fazendo dupla no meio-campo com Matheus Nunes, o centrocampista formado em Alcochete está a conseguir registos impressionantes esta temporada.
Para se ter uma ideia, com 5 jogos já com a camisola verde e branca às costas, Palhinha tem dois cartões amarelos, uma média de 0.8 remates por jogo e um acerto de passe com uns 86.7% de acerto. Para mais, em média, disputa e ganha dois duelos aéreos por jogo.
Defensivamente, Palhinha tem uma média de 3,4 desarmes por encontro e 1.2 interceções por cada jogo disputado até aqui. Ofensivamente, o médio tenta 1,2 dribles bem sucedidos por partida, e recebe precisamente o mesmo valor em faltas.
Em termos de rating por jogos, apenas quatro jogadores têm tido melhor nota - segundo dados do WhoScored -, sendo eles Pote, Nuno Mendes, Feddal e João Mário.