Se do principado de Andorra poucos se podem lembrar, afinal desta 'potência do futebol' pouco reza a história, a verdade é que deste pequeno país Pedro Neto e Paulinho certamente não se vão esquecer.
O menino de 20 anos do Wolves (o primeiro jogador que nasceu nos anos 2000 a estrear-se na Seleção) e o avançado do Sporting de Braga somaram as suas primeiras internacionalizações e tiveram ainda a alegria suprema de festejar os primeiros golos com a camisola das Quinas. Pedro Neto, aos 8 minutos, Paulinho, aos 29' e 63', e uma história tão bonita assim não se via desde 1949.
O último ano em que dois estreantes marcaram no mesmo jogo, na altura esse baptismo teve a assinatura de Patalino e José Mota num confronto de Portugal frente ao País de Gales.
Mas voltemos a pegar na máquina do tempo para regressar a um presente que é reluzente para Portugal, ora não tivesse o campeão europeu filigrana para dar e vender.
A Fernando Santos não lhe chegava o que via e na entrada para a etapa complementar chamou Bernardo Silva e Cristiano Ronaldo. O avançado da Juventus que hoje somou a centésima vitória com a camisola das Quinas não demorou a fazer aquecer as luvas de Gomes, demorando apenas 11 minutos em campo para assistir Renato Sanches para o 3-0.
Todavia, a noite era de Paulinho e do avançado do Sporting de Braga nasceu o 4-0. Aliás, numa noite de tanto fulgor ofensivo a chuva de golos estava ao virar da esquina e fregueses não faltavam para os 'comprar'. Até os da equipa adversária! Foi o caso de Garcia que, aos 76 minutos, após cruzamento venenoso de Bernardo Silva, introduziu a bola na própria baliza. Tempo ainda houve para dois craques escreverem o seu nome na lista de marcadores: Cristiano Ronaldo e João Félix.
Relato do jogo:
90' - Termina o jogo na LUZ! 7-0!!!
88' - GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOLO DE PORTUGAL! MARCA JOÃO FÉLIX! Remate à meia volta para o 7-0 do campeão da Europa.
85' - GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOLO DE PORTUGAL! MARCA RONALDO!!! Ele tanto tentou, tentou, tentou, tentou.....que acabou por arrombar o o cofre de Andorra!!!!! Cabeçada triunfal ao segundo poste do craque português.
82' - Outra vez Ronaldoooo.... mas mais uma vez a centímetros do poste!
79' - Ronaldo a cabecear ao lado da baliza de Gomes!
76' - GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOLO DE PORTUGAL! 5-0 !!! Bernardo Silva a procurar Ronaldo na pequena área, mas acaba por ser Garcia a introduzir a bola na própria baliza.
74' - Saem Trincão e Moutinho, entram Danilo e Jota.
71' - William marca, mas estava em fora de jogo.
Confira aqui o bis de Paulinho
69' - Ronaldo cai na área e fica a pedir penálti. E efetivamente havia motivo para o árbitro apontar para a marca dos 11 metros!
65' - Félix muito perto de rubricar o 5-0!
63' - Saem Renato Sanches e Paulinho para as entradas de William Carvalho e João Félix.
Confira aqui o terceiro de Portugal frente a Andorra.
61' - GOOOOOOOOOOOOOOOOOLO DE PAULINHO! O avançado do Sporting de Braga a bisar! Cruzamento de Mário Rui e Paulinho a não desperdiçar com uma cabeçada triunfal.
56' - GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOLO DE PORTUGAL! MARCA RENATO SANCHES, A PASSE DE CRISTIANO RONALDO!
53' - Mais uma vez Ronaldo a desperdiçar, após excelente passe de Moutinho.
48' - Ronaldo a cabecear, mas por cima da baliza de Gomes!
46' - Começou a 2.ª parte na Luz. Entram Cristiano Ronaldo e Bernardo Silva para os lugares de Neto e Sérgio Oliveira. Na seleção de Andorra sai Marc García e entra Moisés San Nicolás.
45' - Intervalo na Luz! Portugal vence com golos de dois estreantes: Pedro Neto e Paulinho.
45' - Moutinho a converter o livre lateral e Gomes a afastar a redondinha a punhos.
42' - Fantástico o trabalho de Trincão, que depois serve Nélson Semedo para o terceiro de Portugal! Gomes evitou males maiores.
38' - Cristiano Ronaldo e Bernardo Silva já aquecem!
´Confira aqui o golo de Paulinho
36' - Mário Rui, à boca da baliza, a permitir uma grande intervenção ao guardião Gomes.
32' - Renato Sanches a desperdiçar o 3-0, após um passe fantástico de Nélson Semedo.
29' - GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOLO DE PORTUGAL! MARCA PAULINHO E É MAIS UM ESTREANTE A FACTURAR AO SERVIÇO DA SELEÇÃO NACIONAL! Nélson Semedo a cruzar ao primeiro poste e Paulinho com um desvio mortífero para a baliza de Gomes.
19' - Após uma excelente arrancada de Trincão, João Moutinho isola Pedro Neto, mas o avançado luso foi apanhado na teia do fora de jogo.
Confira aqui o primeiro golo de Portugal na Luz
15' - Sérgio Oliveira, a temporizar, a servir Paulinho, mas o jogador do Sporting de Braga a tardar demasiado na hora de rematar e Gomes a evitar males maiores para a baliza de Andorra.
10' - Remate de Renato Sanches, de fora da área, e grande defesa do guardião de Andorra!
8' - GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOLO DE PORTUGAL! MARCA PEDRO NETO NA SUA PRIMEIRA INTERNACIONALIZAÇÃO! Nelson Semedo a cruzar ao segundo poste, Paulinho serve a redondinha para Sérgio Oliveira, que depois assiste para o tiraço de Pedro Neto.
4' - Apenas se joga no meio-campo de Andorra, com Portugal a ter um domínio territorial a todo o comprimento e largura do terreno!
1' - Rola a bola no estádio da Luz!
- Já se escolhe campo e bola na Luz!
- E agora A Portuguesa!!!
- Já se ouve o hino de Andorra!
Onze de Portugal: Anthony Lopes; Nélson Semedo, Rúben Semedo, Domingos Duarte e Mário Rui; Sérgio Oliveira, João Moutinho e Renato Sanches; Trincão, Paulinho e Pedro Neto.
Suplentes de Portugal: Rui Patrício e Rui Silva; Rúben Dias, José Fonte, João Cancelo, Bruno Fernandes, Danilo, William Carvalho, Cristiano Ronaldo, Bernardo Silva, Diogo Jota, João Félix.
Onze de Andorra: Gomes; Jordi Rubio, Emili Garcia, Rebés, Adri Rodrigues, Marc Garcia; Pujol, Marcio Vieira, Kiki Martínez, Cervós; Aaron Sánchez.
Suplentes de Andorra: Silverio, Alavedra, Moi San Nicolás, Ludo Clemente, Aláez, Blanco, Sergio Moreno, Luigi San Nicolás, Àlex Martínez, Bernat, Cucu.
Antevisão: Portugal e Andorra defrontam-se, nesta quarta-feira, pelas 19h45, num duelo de preparação para o que vem dias depois.... a Liga das Nações.
A Seleção Nacional defronta no sábado a França para três dias volvidos encerrar a sua participação na fase de grupos da competição diante da Croácia, em solo balcânico.
Andorra servirá de teste amigável para o que vem depois, sabendo o Selecionador Nacional de antemão que todos querem ir a jogo: "Não tenho dúvida nenhuma que algumas vezes alguns têm de comer umas iscas porque a vontade de jogar é tão grande".
Com iscas ou sem iscas no menu, hoje é dia para conseguir mais uma vitória e se Ronaldo jogar e Portugal vencer será o centésimo triunfo de CR7 com a camisola das Quinas.