Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Paulo Fonseca faz da AS Roma um caso único na 'nata' do futebol europeu

Clube da capital italiana é o único entre os cinco principais campeonato que ainda não sofreu qualquer derrota na presente temporada (dentro das quatro linhas).

Paulo Fonseca faz da AS Roma um caso único na 'nata' do futebol europeu
Notícias ao Minuto

12:18 - 11/11/20 por Carlos Pereira Fernandes

Desporto Serie A

A AS Roma chega à paragem para os compromissos internacionais na terceira posição da Serie A, com os mesmos 14 pontos do Napoli e apenas menos três do que o líder, o AC Milan. Mas, mais do que isso, Paulo Fonseca fez desta equipa um 'caso de estudo' no futebol europeu.

Feitas as contas, o emblema italiano é o único entre os cinco principais campeonatos europeus (Serie A, Premier League, La Liga, Ligue 1 e Bundesliga) que, ao fim de cerca de dois meses de competição, ainda não soma qualquer derrota em competições oficiais... dentro das quatro linhas.

Isto porque o único percalço do emblema giallorossi foi mesmo a partida com o Hellas Verona, que culminou num empate sem golos ao fim dos 90 minutos regulamentares, antes de ser 'transformada' numa derrota, por 0-3, já na secretaria.

Em causa, recorde-se, esteve a inscrição indevida de Amadou Diawara no grupo de jogadores sub-22 para a partida da jornada inaugural do campeonato transalpino. O médio tinha completado 23 anos meses antes, e o caricato caso acabou por ser punido com um desaire burocrático.

Não fosse esse erro - que provocou, inclusive, a demissão do secretário técnico do clube, Pantaleo Longo - Paulo Fonseca somaria um total de 15 encontros consecutivos sem qualquer derrota na Serie A, o que o deixaria a apenas cinco do recorde de invencibilidade estabelecido por Luciano Spalletti, em 2016.

Defesa de betão e ataque certeiro

A defesa tem sido, de resto, um dos 'segredos' para a série positiva que Paulo Fonseca tem vindo a ensaiar em Itália, uma vez que, se retirarmos os três golos da afamada derrota burocrática com o Hellas Verona, a AS Roma encaixou apenas oito golos encaixados em sete jornadas.

Um registo que deixa o clube da capital italiana como a quarta melhor defesa da competição, apenas atrás de Hellas Verona (cinco golos sofridos), Juventus (seis golos sofridos), AC Milan e Napoli (ambos com sete golos sofridos). No entanto, os homens de Paulo Fonseca também têm mostrado pontaria afinada.

A AS Roma detém, neste momento, o segundo melhor ataque da Serie A (em igualdade com o AC Milan), com 16 golos marcados, apenas atrás de Atalanta e Sassuolo (com 18 golos cada). Além disso, é também a equipa com mais remates (109) e 'tiros' à baliza (53) de toda a competição.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório