Powered bySolverde
Disclaimer

Nuno Tavares embalou e Pizzi bisou: As notas do Benfica-Standard Liège

Águias derrotaram belgas e Jorge Jesus não teve dúvidas em nomear a exibição como a melhor desta temporada.

benfica

© Getty Images

Francisco Amaral Santos
30/10/2020 08:06 ‧ 30/10/2020 por Francisco Amaral Santos

Desporto

Análise

Viveu-se uma noite de grandes emoções nesta quinta-feira em pleno Estádio da Luz. O Benfica recebeu e venceu o Standard Liège (3-0), em jogo da 2.ª jornada da fase de grupos da Liga Europa, numa noite que ficou marcada pelo regresso do público à Luz. Embalados pelo apoio audível dos menos de cinco mil adeptos presentes, os comandados de Jorge Jesus protagonizaram uma exibição de nível elevado e que o treinador das águias classificou como melhor desempenho desde que regressou ao Benfica.

Depois de uma primeira parte sem golos mas de alta intensidade, eis que as águias conseguiram quebrar o nulo nos segundos 45 minutos por intermédio de Pizzi (em dose dupla) e Luca Waldschmidt

Do outro lado esteve uma equipa belga visivelmente desfalcada - sete jogadores ficaram de fora por estarem infetados pelo novo coronavírus - e sem capacidade para incomodar o Benfica. 

Vamos aos protagonistas. 

A figura 

Marcar dois golos no regresso dos adeptos ao Estádio da Luz valem, automaticamente, o título de figura do jogo a Pizzi. O médio português regressou à titularidade e alinhou no meio-campo, conseguindo transportar jogo e estando sempre envolvido na manobra ofensiva. 

Desbloqueou o nulo com uma grande penalidade exemplarmente convertida e ainda conseguiu fechar o triunfo encarnado com um belo remate cruzado. Uma noite a fazer lembrar o melhor Pizzi

A surpresa 

Nuno Tavares foi titular pela primeira vez esta época, depois de confirmada a lesão de Grimaldo, e correspondeu com uma exibição sólida e na qual deixou bem evidentes as qualidades que pode oferecer à equipa. 

Defensivamente não teve muito trabalho, mas ofensivamente conseguiu desequilibrar e deixou os belgas completamente atarantados sempre que arrancou em velocidade. Ainda 'arrancou' a segunda grande penalidade a favor das águias

No final do jogo ainda recebeu elogios públicos de Jorge Jesus. Missão cumprida e titularidade assegurada. 

A desilusão 

Medhi Carcela regressou ao Estádio da Luz e era visto como uma das unidades mais perigosas do Standard Liège. No entanto, este plano teórico ficou longe de ficar confirmado na prática. O extremo marroquino raramente conseguiu libertar-se da teia defensiva montada pelo Benfica e foi presa fácil para os jogadores encarnados. 

Jorge Jesus 

Mudou várias peças no onze, comparativamente à equipa que apresentou diante do Belenenses SAD, mas a equipa não perdeu qualidade perante um adversário de menor valia. Na segunda parte conseguiu gerir a condição física de alguns jogadores mais sobrecarregados e após o apito final classificou a vitória diante do Liège como a melhor exibição da época

Philippe Montanier

A equipa do Liège mostrou poucos argumentos a atacar, mas na primeira parte conseguiu estar a bom nível defensivamente. Com um bloco baixo e linhas próximas, Philippe Montanier demonstrou ter feito o trabalho de casa. No entanto, o golo de Pizzi, aos 49 minutos, deitou por terra o esforço defensivo dos belgas. Tem a atenuante de não poder contar com sete jogadores infetados com a Covid-19. 

O árbitro 

François Letexier mostrou querer tomar as rédeas do jogo e não permitiu que o critério fosse demasiado além do razoável. Pecou por não ter admoestado Bordat, guardião do Standard Liège, que aos 10 minutos... já estava a retardar a reposição de bola. 

Não percas todos os jogos do FIFA Mundial de Clubes grátis na app DAZN. Regista-te em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Morreu Peter Rufai, antigo guarda-redes do Farense

Óbito

Morreu Peter Rufai, antigo guarda-redes do Farense

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3482
2Benfica3480
3FC Porto3471
4Sp. Braga3466
5Santa Clara3457
6Vitória SC3454
7Famalicão3447
8Estoril3446
9Casa Pia3445
10Moreirense3440
11Rio Ave3438
12Arouca3438
13Gil Vicente3434
14C.D. Nacional3434
15Estrela3429
16AVS3427
17Farense3427
18Boavista3424
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Sauber inaugurou base britânica da Audi para a Fórmula 1

Fórmula 1

Sauber inaugurou base britânica da Audi para a Fórmula 1

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas