Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 21º

Nuno Tavares embalou e Pizzi bisou: As notas do Benfica-Standard Liège

Águias derrotaram belgas e Jorge Jesus não teve dúvidas em nomear a exibição como a melhor desta temporada.

Nuno Tavares embalou e Pizzi bisou: As notas do Benfica-Standard Liège
Notícias ao Minuto

08:06 - 30/10/20 por Francisco Amaral Santos

Desporto Análise

Viveu-se uma noite de grandes emoções nesta quinta-feira em pleno Estádio da Luz. O Benfica recebeu e venceu o Standard Liège (3-0), em jogo da 2.ª jornada da fase de grupos da Liga Europa, numa noite que ficou marcada pelo regresso do público à Luz. Embalados pelo apoio audível dos menos de cinco mil adeptos presentes, os comandados de Jorge Jesus protagonizaram uma exibição de nível elevado e que o treinador das águias classificou como melhor desempenho desde que regressou ao Benfica.

Depois de uma primeira parte sem golos mas de alta intensidade, eis que as águias conseguiram quebrar o nulo nos segundos 45 minutos por intermédio de Pizzi (em dose dupla) e Luca Waldschmidt

Do outro lado esteve uma equipa belga visivelmente desfalcada - sete jogadores ficaram de fora por estarem infetados pelo novo coronavírus - e sem capacidade para incomodar o Benfica. 

Vamos aos protagonistas. 

A figura 

Marcar dois golos no regresso dos adeptos ao Estádio da Luz valem, automaticamente, o título de figura do jogo a Pizzi. O médio português regressou à titularidade e alinhou no meio-campo, conseguindo transportar jogo e estando sempre envolvido na manobra ofensiva. 

Desbloqueou o nulo com uma grande penalidade exemplarmente convertida e ainda conseguiu fechar o triunfo encarnado com um belo remate cruzado. Uma noite a fazer lembrar o melhor Pizzi

A surpresa 

Nuno Tavares foi titular pela primeira vez esta época, depois de confirmada a lesão de Grimaldo, e correspondeu com uma exibição sólida e na qual deixou bem evidentes as qualidades que pode oferecer à equipa. 

Defensivamente não teve muito trabalho, mas ofensivamente conseguiu desequilibrar e deixou os belgas completamente atarantados sempre que arrancou em velocidade. Ainda 'arrancou' a segunda grande penalidade a favor das águias

No final do jogo ainda recebeu elogios públicos de Jorge Jesus. Missão cumprida e titularidade assegurada. 

A desilusão 

Medhi Carcela regressou ao Estádio da Luz e era visto como uma das unidades mais perigosas do Standard Liège. No entanto, este plano teórico ficou longe de ficar confirmado na prática. O extremo marroquino raramente conseguiu libertar-se da teia defensiva montada pelo Benfica e foi presa fácil para os jogadores encarnados. 

Jorge Jesus 

Mudou várias peças no onze, comparativamente à equipa que apresentou diante do Belenenses SAD, mas a equipa não perdeu qualidade perante um adversário de menor valia. Na segunda parte conseguiu gerir a condição física de alguns jogadores mais sobrecarregados e após o apito final classificou a vitória diante do Liège como a melhor exibição da época

Philippe Montanier

A equipa do Liège mostrou poucos argumentos a atacar, mas na primeira parte conseguiu estar a bom nível defensivamente. Com um bloco baixo e linhas próximas, Philippe Montanier demonstrou ter feito o trabalho de casa. No entanto, o golo de Pizzi, aos 49 minutos, deitou por terra o esforço defensivo dos belgas. Tem a atenuante de não poder contar com sete jogadores infetados com a Covid-19. 

O árbitro 

François Letexier mostrou querer tomar as rédeas do jogo e não permitiu que o critério fosse demasiado além do razoável. Pecou por não ter admoestado Bordat, guardião do Standard Liège, que aos 10 minutos... já estava a retardar a reposição de bola. 

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório