Meteorologia

  • 22 OUTUBRO 2020
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 19º

Edição

Diogo Jota 'vestiu' pele de Ronaldo e dizima Suécia em Alvalade

Avançado do Liverpool bisou no encontro e assistiu Bernardo Silva para o primeiro do encontro.

Diogo Jota 'vestiu' pele de Ronaldo e dizima Suécia em Alvalade

Portugal somou, esta quarta-feira, uma nova vitória na Liga das Nações ao bater, em Alvalade, a Suécia por 3-0, em jogo da quarta jornada da competição.

Sem Cristiano Ronaldo em campo, infetado com o novo coronavírus, os golos de Portugal foram marcados por Diogo Jota, que bisou no encontro, e Bernardo Silva, a passe do avançado do Liverpool.

Filme do jogo:

Num jogo que se previa difícil, a equipa portuguesa entrou a todo o gás e poderia ter-se colocado a ganhar logo nos minutos iniciais. Primeiro, Diogo Jota, que assumiu a posição de Cristiano Ronaldo, atirou a poucos centímetros da baliza sueca.

Depois, e aos quatro minutos, após um bom trabalho de Cancelo na direita, o lateral do Manchester City tirou um cruzamento na direção da área onde estava William Carvalho que cabeceou ao poste da baliza defendida por Robin Olsen.

A Suécia respondeu com um remate de Lustig perto da barra, mas quem acabaria por inaugurar o marcador foi mesmo a Seleção Nacional aos 21 minutos. Bruno Fernandes recuperou a bola, abriu em Diogo Jota que viu muito bem a entrada na área de Bernardo Silva que teve apenas de atirar para o fundo das redes suecas.

O golo de Portugal justificava-se pelo que tinha vindo a mostrar, mas a Suécia não baixou os braços e foi sempre procurando um golo que a recolocasse de novo na luta pelo resultado. Aos 35 minutos Berg apareceu com espaço dentro da área e rematou ao poste, antes de Pepe fazer um corte providencial quando Kulusevski se preparava para rematar.

Portugal carregou no acelerador e conseguiu aumentar a vantagem em cima do apito para o intervalo por intermédio de Diogo Jota. Abertura extraordinária de João Cancelo a rasgar o campo, da direita para a área, onde o jogador do Liverpool recebeu com o peito e, ato contínuo, atirou para o fundo das redes.

No segundo tempo, a Suécia voltou com a disposição de reduzir a desvantagem, mas do lado luso esteve um enorme Rui Patrício que com um par de excelentes intervenções foi evitando o golo dos suecos, primeiro a cabeceamento de Marcus Berg e depois a um remate fortíssimo de Claesson.

Com Portugal também à procura do terceiro, João Félix desperdiçou uma oportunidade flagrante na cara de Robin Olsen, antes de Diogo Jota voltar a brilhar no lance do terceiro golo e que lhe deu o bis no encontro aos 72 minutos. William Carvalho fez um grande passe a lançar o dianteiro que arrancou pela esquerda, passou por dois adversários e finalizou com classe.

Portugal alcançou, assim, a terceira vitória na Liga das Nações e manteve a liderança do grupo 3 com 10 pontos, os mesmos que a segunda classificada França que nesta noite venceu a Croácia.

Momento do jogo: Grande golo da seleção nacional a abrir o marcador em Alvalade. Bruno Fernandes recuperou a bola, abriu em Diogo Jota que viu bem a chegada de Bernardo Silva que apenas teve de atirar para o fundo das redes adversárias.

Minuto a minuto:

90+3' - Termina o encontro.

90' - Três minutos de compensação.

88' - Duas mudanças também na Suécia. Saem Berg e Kulusevski para as entradas de Martin Olsson e Larsson.

87' - Dupla alteração em Portugal. Saem Diogo Jota, ovacionado pelo público, e Bruno Fernandes para as entradas de Renato Sanches e Rafa Silva.

86' - Podence tira o cruzamento para a área à procura de Jota, e o português remata sem deixar cair mas a bola sai por cima.

85' - Cartão amarelo para Bruno Fernandes

84' - Mais uma enorme intervenção de Patrício. Isak antecipa-se a Guerreiro e cabeceia forte, mas Patrício estava atento e desviou a bola.

80' - Nova alteração em Portugal. João Moutinho entra para o lugar de William Carvalho.

79' - Cartão amarelo para Berg.

75' - Fernando Santos faz duas alterações. Saem João Félix e Bernardo Silva para as entradas de Podence e André Silva.

75' - Suécia colocou bola no fundo das redes, mas o lance é anulado por fora de jogo.

Confira o vídeo

72' - GOOOOOOOOOOOOLOOOOOOOOO DE DIOGO JOTA! É O BIS DO AVANÇADO DO LIVERPOOL! Grande passe de William Carvalho a lançar o dianteiro que arrancou pela esquerda, passou por dois adversários e finalizou com classe.

71' - Cartão amarelo para o selecionador sueco.

67' - Que perdida de João Félix! Grande passe de Bruno Fernandes a desmarcar o avançado do Atlético Madrid que na cara de Olsen atirou por cima.

62' - Nova alteração na Suécia. Sai Quaison e entra Isak.

61' - Cartão amarelo mostrado a Pontus Jansson.

59' - Diogo Jota pega mal na bola e atira muito ao lado.

58' - Bernardo Silva tenta o remate, mas Lindelof dá o corpo ao manifesto e afasta a bola.

57' - Cartão amarelo para Olsson por agarrão a Diogo Jota.

56' - Enorme defesa de Rui Patrício! Claesson remata fortíssimo de fora da área com o guardião luso a corresponder com uma boa defesa junto ao poste.

54' - Alteração na Suécia. Sai Lustig e entra Johansson.

53' - Bruno Fernandes aparece em boa posição para rematar, mas a bola sai desviada por um defesa sueco.

52' - Diogo Jota vê cartão amarelo.

48' - Grande defesa de Rui Patrício! Kulusevski cruza da direita, Berg aparece a cabecear e o guarda-redes estira-se para evitar o golo sueco.

46' - Recomeça o encontro.

45+2' - Intervalo em Alvalade.

45+2' - Desperdiça Berg!  Kulusevski cruza para a área, o avançado dá meia-volta, mas atira por cima.

45+1' - Bruno Fernandes remate em zona frontal, mas Olsen recolhe junto à relva.

45' - Dois minutos de compensação.

45' - Elemento do banco sueco viu cartão amarelo por protestos

Confira o vídeo

44' - GOOOOOOOOOOOOOOLOOOOOOOO DE PORTUGAL! MARCA DIOGO JOTA! Abertura extraordinária de João Cancelo a rasgar o campo, da direita para a área, onde o jogador do Liverpool recebe com o peito domina de peito e, ato contínuo, atira para o fundo das redes.

42' - Claesson tira cruzamento para a área, à procura do central Jansson, mas o jogador comete falta sobre Bruno Fernandes

39' - Grande corte de DaniloKulusevski seguiu sem oposição até à zona centeal, mas na hora do remate o jogador do PSG fez um corte providencial. 

36' - Cartão amarelo para Ekdal.

35' - Suécia atira ao ferro! Berg aparece com espaço dentro da área e remata ao poste.

26' - Bernardo Silva aproveita uma bola que pingou para a entrada da área, mas o remate sai ao lado do poste da baliza de Olsen.

24' - Lustig tira um cruzamento para a área, mas Marcus Berg faz falta sobre Pepe.

Confira o vídeo

21' - GOOOOOOOOOOLOOOOOOOOOO DE PORTUGAL! MARCA BERNARDO SILVA! Bruno Fernandes recupera a bola, abre em Diogo Jota que vê muito bem a entrada na área do extremo que tem apenas de atirar para o fundo das redes suecas.

16' - Cruzamento perigoso de Kulusevski, mas Claesson não chega ao segundo poste.

13' - Lustig atira por cima. Solto de marcação ao segundo poste, o lateral acabou por rematar por cima da trave.

10' - Bruno Fernandes ensaia o remate de meia distância, mas a bola desvia em Jansson e sai pela linha de fundo. 

8' - Canto para a Suécia, mas Bruno Fernandes afastou o perigo.

4' - William Carvalho atira ao poste! Bom trabalho de Cancelo na direita e o médio atira de cabeça ao poste.

3' - Retoma o encontro.

3' - Jogo interrompido em Alvalade. Há um problema com o sistema de comunicação da equipa de arbitragem.

2' - Que perigo de Diogo Jota! O avançado do Liverpool atirou a centímetros do poste.

1'- Apito inicial no encontro em Alvalade.

0' - Os jogadores entram em campo num estádio com 5 mil adeptos nas bancadas. Seguem-se os hinos.

0' - Equipas já cumpriram o aquecimento e regressam aos balneários para as últimas indicações.

Equipas iniciais:

Onze de Portugal: Rui Patrício; João Cancelo, Pepe, Rúben Dias e Raphael Guerreiro; William Carvalho, Bruno Fernandes e Danilo; Diogo Jota, João Félix e Bernardo Silva.

Onze da Suécia: Robin Olsen; Lustig, Pontus Jansson, Lindelöf, Bengtsson; Albin Ekdal, Kristoffer Olsson, Kulusevski, Claesson; Robin Quaison, Marcus Berg.

Antevisão: Portugal procura esta quarta-feira frente à Suécia regressar às vitórias na Liga das Nações e fugir na liderança do Grupo 3, num encontro em que Cristiano Ronaldo estará ausente, infetado com a covid-19, ele que marcou um total de sete golos nos últimos quatro confrontos com os escandinavos.

O jogo da quarta jornada segue-se ao empate a zero em Paris com a França na última ronda, em Saint-Denis, e será frente a uma equipa que ainda não conquistou qualquer ponto nesta fase de grupo. Em caso de vitória, os lusos podem isolar-se no topo da classificação e ficar mais perto da fase final.

Ainda assim, não se prevê um encontro fácil diante dos suecos porque  a  seleção portuguesa apenas por uma vez venceu a Suécia nas noves ocasiões que recebeu a equipa escandinava em solo luso e saiu mesmo derrotada do último duelo, um particular na Madeira, em 2017, por 3-2.

O encontro terá lugar no Estádio de Alvalade, que contará com 5000 espetadores nas bancadas, naquele que será o jogo de futebol no país com mais adeptos desde o início da pandemia da covid-19.

O Portugal-Suécia está agendado para as 19h45 com arbitragem do sérvio Srdjan Jovanovic e poderá acompanhar todas as incidências deste duelo, em direto, na página do Desporto ao Minuto.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório