Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Joni Brandão penalizado em 20 segundos por abastecimento irregular

O ciclista Joni Brandão foi penalizado em 20 segundos na geral individual, por abastecimento irregular na quarta etapa, que ganhou, confirmou hoje o diretor desportivo da Efapel, reconhecendo que a Volta a Portugal está perdida.

Joni Brandão penalizado em 20 segundos por abastecimento irregular
Notícias ao Minuto

12:32 - 02/10/20 por Lusa

Desporto Volta a Portugal

"Não há muito a dizer. Deu-se um abastecimento irregular nos últimos 10 quilómetros [da etapa da Torre]. Sabíamos que podíamos ser penalizados, mas os meus atletas já vinham há 50 quilómetros sem água. Foi um instinto", admitiu Ruben Pereira.

O colégio de comissários já tinha penalizado António Carvalho na noite de quinta-feira, pela mesma irregularidade, e, hoje de manhã, após rever as imagens televisivas, decidiu aplicar a mesma sanção, prevista nos regulamentos, ao vencedor no alto da Torre.

Assim, Brandão cai do quarto para o quinto lugar da geral individual, por troca com João Benta (Rádio Popular-Boavista), e vê a sua distância para o camisola amarela Amaro Antunes (W52-FC Porto) aumentar para 01.37 minutos.

"Perdemos a Volta na Senhora da Graça, não por estes 20 segundos", defendeu o diretor desportivo da Efapel, em declarações aos jornalistas em Oliveira do Hospital, ponto de partida da quinta etapa, uma ligação de 176,3 quilómetros que termina em Águeda.

Ruben Pereira assumiu a culpa pela penalização dos seus ciclistas, vincando que pensou no bem estar de Brandão e Carvalho.

"Pela minha maneira de ver, foi tudo em prol deles, apesar de terem saído prejudicados", concluiu.

A edição especial da Volta a Portugal, que decorre até segunda-feira, é liderada por Amaro Antunes, que tem 13 segundos de vantagem sobre Frederico Figueiredo (Atum General-Tavira-Maria Nova Hotel).

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório