Noronha Lopes acusa Vieira de ser responsável por falhar Champions

O candidato à presidência do Benfica, João Noronha Lopes, criticou hoje a preparação da época 2020/21 por Luís Filipe Vieira, que acusou de ser responsável por falhar a Liga dos Campeões, "o primeiro grande objetivo da época".

Notícia

© Global Imagens

Lusa
28/09/2020 18:24 ‧ 28/09/2020 por Lusa

Desporto

Benfica

No dia em que apresentou o programa da sua candidatura que, garantiu, "será levada até ao fim e para ganhar", o gestor assumiu que o Benfica tem de "chegar longe na 'Champions'", mas salientou que o clube precisa de se "organizar para que isso aconteça".

"Não podemos atacar a primeira eliminatória da 'Champions' com um plantel ainda com lacunas", criticou o candidato da lista que usa como lema "A glória é agora".

Apesar de recusar comentar os processos judiciais em que o nome de Luís Filipe Vieira está envolvido, Noronha Lopes deixou no ar a ideia de que a preparação da época do futebol do clube pode ter sido afetada pelos mesmos, ao assumir que "preferia um presidente do Benfica 100% focado no clube, em preparar a época e em dar a Jorge Jesus os jogadores que precisa".

Nesse sentido, apesar de o seu programa colocar bastante enfoque na importância do papel do diretor desportivo, o candidato recusou avançar, desde já, qualquer nome para o cargo e preferiu enumerar o que fará e não fará se for eleito em outubro.

"Em primeiro lugar, ajudarei o treinador, juntamente com um diretor desportivo, a preparar bem a época. Não andarei um mês atrás de um fantasma. Prepararei os lugares chave e com isso terei uma equipa preparada para a 'Champions' no primeiro jogo. Com isso não teríamos de vender o Ruben Dias", criticou.

Aproveitando a menção ao defesa-central formado no Seixal, que se transferiu para o Manchester City, o empresário voltou a criticar a atuação de Vieira, revelando incredulidade quando se elogia o atual presidente do Benfica "pela sua capacidade negocial".

"Preferia muito mais a capacidade de organização para que isso não acontecesse. Com a saída de Ruben Dias, não temos um jogador da formação no nosso plantel. Isto tem de merecer a reflexão dos sócios. Quando se diz uma coisa e se faz o contrário, quando isso acontece em três épocas sucessivas, é porque não temos um rumo e uma política desportiva. O Benfica não tem uma política desportiva, tem uma política eleitoral", apontou.

Já sobre o futuro do treinador Jorge Jesus, se 'destronar' o atual presidente do cargo, Noronha Lopes garantiu que não fará "nada que possa colocar em causa a estabilidade desportiva do clube numa época como esta".

"O grande objetivo do Benfica tem de ser [chegar a] campeão nacional e ganhar a Liga Europa. A meio da época não farei nada que coloque em causa a estabilidade desportiva. Por isso, quando for eleito presidente, darei a Jorge Jesus as condições para ganhar, porque essa é que é a grande prioridade do Benfica", assumiu o candidato.

Desafiando, por mais do que uma vez, Luís Filipe Vieira para juntar-se à "reflexão" motivada pela existência de outras candidaturas à presidência do clube 'encarnado', Noronha Lopes elencou, ainda, uma série de medidas que pretende ver implementadas após a revisão estatutária prometida no seu programa.

O gestor quer ver uma "limitação de três mandatos" na presidência e outros órgãos sociais do Benfica, introduzir "um escalão de antiguidade intermédio entre os 20 e os 50 votos", alterar as regras de elegibilidade atuais para "35 anos de idade e 15 de sócio efetivo", além de acolher a "proposta de Rui Gomes da Silva", candidato rival que pretende a obrigatoriedade de "uma maioria absoluta" para assumir a presidência do clube.

João Noronha Lopes prometeu, ainda, "medidas fundamentais para a transparência", entre as quais a criação de "regras muito apertadas quanto à contratação de bens e serviços" por parte do clube, que passem a exigir que "acima de um determinado valor sejam sempre ouvidas três propostas" e a obrigatoriedade dE o presidente apresentar uma declaração de rendimentos anual "durante todo o seu mandato".

As eleições do Benfica ainda não têm data marcada, mas deverão acontecer "entre 24 e 31 de outubro", de acordo com os estatutos do clube.

Além do atual presidente 'encarnado', Luís Filipe Vieira, e de João Noronha Lopes, também Bruno Costa Carvalho e Rui Gomes da Silva já manifestaram a intenção de se candidatarem.

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

"Uma lenda", "extraordinário". Famosos reagem à morte de Jorge Costa

Jorge Costa

"Uma lenda", "extraordinário". Famosos reagem à morte de Jorge Costa

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

De Bruce McLaren a Lando Norris, McLaren alcança 200 vitórias na F1

Fórmula 1

De Bruce McLaren a Lando Norris, McLaren alcança 200 vitórias na F1

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas