Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Como funcionam os veículos movidos a hidrogénio?

Hyundai ajudou a explicar o que são e como funciona uma das maiores novidades do mundo automóvel dos últimos tempos.

Notícias ao Minuto

08:32 - 27/09/20 por Notícias Ao Minuto

Desporto Hidrogénio

Para muitos é ainda algo estranho o facto de um carro poder ser movido a hidrogénio. Foi por isso que a Hyundai, que já tem o NEXO - carro movido a hidrogénio -, ajudou a desmistificar um tema muito debatido no sector automóvel atualmente.

O que são e como funcionam os veículos a hidrogénio?

Os veículos a hidrogénio, também conhecidos como fuel cell, célula de combustível ou pilha de hidrogénio, são veículos elétricos que utilizam o hidrogénio como fonte de energia. A principal diferença entre um automóvel a hidrogénio e os restantes veículos elétricos é que os veículos a hidrogénio produzem a sua própria eletricidade, não sendo necessária uma ligação à rede elétrica.

O conjunto de fuel cells montados em série no automóvel juntam o hidrogénio presente no tanque de abastecimento do veículo e o oxigénio retirado do ambiente exterior. Esta junção produz uma reação que por sua vez é aproveitada para gerar energia elétrica. É esta energia gerada através da reação que alimenta o motor elétrico e carrega a bateria do automóvel.

Os automóveis a hidrogénio também possuem uma bateria, mas bem mais pequena que a encontrada nos restantes veículos elétricos (de apenas cerca de 1,6 kWh e não 40 kWh ou mais), utilizada apenas para a fase de arranque do veículo e nos momentos em que é exigido ao automóvel atingir elevados picos de potência. Se o oxigénio utilizado pelo veículo no processo de geração de energia é extraído do meio ambiente, o mesmo não acontece com o hidrogénio.

Assim, é necessário abastecer o veículo com o elemento químico-hidrogénio. Aqui encontra-se uma outra vantagem face aos restantes veículos elétricos: um abastecimento de 6 kg de hidrogénio pode demorar apenas cerca de cinco minutos, e é o suficiente para atingir a autonomia total de grande parte destes veículos.

Vantagens de um carro movido a hidrogénio

  • Abastecimento rápido;
  • Autonomias elevadas;
  • Não emitem gases poluentes;
  • Libertam vapor de água, purificando o ar;
  • Não consomem recursos naturais;
  • O hidrogénio é um elemento seguro, caso se liberte para a atmosfera;
  • Facilidade de adaptação da rede de combustíveis fósseis para fornecer hidrogénio.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório