Powered bySolverde
Disclaimer

"Benfica está pressionado, mas FC Porto parte como favorito ao título"

Em conversa exclusiva com o Desporto ao Minuto, José Barroso, antigo jogador dos azuis e brancos, coloca a formação orientada por Sérgio Conceição na linha da frente pela revalidação do título, mas sublinha que a luta vai envolver Benfica, Sporting e... Sporting de Braga.

FC Porto levanta a Taça de campeão

© Getty Images

Rodrigo Querido
18/09/2020 08:04 ‧ 18/09/2020 por Rodrigo Querido

Desporto

Exclusivo

O FC Porto entra em prova na edição da 2020/21 da I Liga já no próximo sábado frente ao Sporting de Braga, ostentando o título de campeão nacional e mantendo no plantel os principais obreiros dessa conquista, o que lhe poderá conferir alguma estabilidade nesta época.

Apesar de jogadores como Alex Telles, Jesús Corona, Danilo ou Marega poderem sair até ao final deste mercado de transferências, a 6 de outubro, Sérgio Conceição terá em mãos um plantel semelhante ao do ano passado, contrariando a tendência de épocas anteriores em que o técnico teve de operar grandes reformulações na equipa.

Nesse sentido, o Desporto ao Minuto conversou com José Barroso, antigo jogador dos azuis e brancos entre 1996 e 1998, que colocou a equipa orientada por Sérgio Conceição como favorita à revalidação do título, ainda que o clube esteja sob intervenção da UEFA por culpa do fair-play financeiro. 

"O FC Porto é o campeão e, por isso, favorito à conquista do título. Como sabemos o clube tem o problema do fair play financeiro e não pode contratar jogadores muito caros. O FC Porto tem de se cingir ao que pode comprar, mas mantém, acima de tudo, uma base que eu acho que é o grande reforço. Depois, dentro das possibilidades, poderá chegar mais alguém. Claro que tem algumas condicionantes e isso não é fácil", começou por dizer o antigo futebolista.

De modo a suprimir eventuais saídas, o FC Porto 'atacou' o mercado nacional e contratou jogadores que foram algumas revelações do último campeonato, casos de Cláudio Ramos (ex-Tondela), Carraça (ex-Boavista), Zaidu (ex-Santa Clara) e o avançado Mehdi Taremi (ex-Rio Ave), aos quais se juntou a chegada de uma jovem promessa proveniente do Brasil, assinando com o avançado brasileiro Evanilson (ex-Fluminense).

Estas entradas, que representaram um investimento inferior a 20 milhões de euros, dão confiança a José Barroso, que salientou ainda os grandes gastos do Benfica neste mercado de transferências.

"Quando joguei no FC Porto, o clube contratou-me a mim, ao Sérgio Conceição, Fernando Mendes e Zahovic, todos jogadores do campeonato português que não custaram muito dinheiro e fizeram uma grande temporada. Fomos tricampeões, tetracampeões. Muitas vezes os nomes não querem dizer nada, interessa é o rendimento. Isso é que vai ser importante", atirou.

Questionado sobre o elevado investimento do clube da Luz, ao qual se junta o regresso de Jorge Jesus, o antigo internacional português aponta que os encarnados poderão ter agora de vender alguns jogadores depois da desilusão na Grécia diante do PAOK e consequente eliminação da Liga dos Campeões.

"Não sei se o Benfica vai vender, sei é que eles gastaram muito dinheiro em reforços. Claro que a saída da Liga dos Campeões é um rombo enorme para  o Benfica, como foi para o ano passado para o FC Porto. Não sei o que vão fazer, mas certamente terão de fazer algo até porque têm um plantel extenso e, por isso, terá de sair alguém quase de certeza. Provavelmente até estavam a pensar contratar mais, porém agora terá de haver um pouco de contenção", asseverou Barroso, sublinhando que o regresso de Jorge Jesus ao campeonato nacional irá trazer mais exigência a todas as equipas.

"Vai ser um grau de exigência muito maior não só pelo passado do Jorge Jesus no Benfica e pelas declarações que ele teve quando chegou ao clube, todavia também pela eliminação da Liga dos Campeões e pelo elevado investimento que fizeram que já ultrapassa os 80 milhões. Vai ser uma pressão enorme e o Benfica vai querer ser campeão nacional. Mas pela frente vai encontrar a oposição do FC Porto, do Sporting e do Sporting de Braga que tem uma grande equipa e pode ter uma palavras a dizer. Que o Benfica vai estar muito pressionado é uma certeza, ainda para mais depois da eliminação da Liga dos Campeões quando as pessoas davam a passagem como quase adquirida", vincou.

Sobre uma eventual luta entre Sporting e Sporting de Braga pelo terceiro lugar do campeonato que na próxima época dá direito a um lugar na terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões, José Barroso, figura histórica dos bracarenses, aponta que a formação minhota poderá... lutar pelo título de campeão.

"O Sporting de Braga não vai apenas lutar com o Sporting, mas também com o FC Porto e com o Benfica pelos lugares na parte de cima da tabela. Na parte final é que se vai decidir muita coisa. Espero é que o Braga se mantenha nestes lugares até quase ao fim para depois discutir ao sprint o título de campeão nacional. No ano do centenário gostava que o Sporting de Braga fosse campeão, mas vai ser uma luta muito grande. Houve muitas equipas que se reforçaram bem. A grande base do Sporting de Braga foi a manutenção dos jogadores da última época. Espero que consiga fazer uma grande temporada", afirmou

Questionado sobre o ingresso de jogadores de grande craveira internacional no campeonato português, como são os casos de Gaitán, Ricardo Quaresma, Adil Rami e Javi Garcia, Barroso sublinha que a contratação deste tipo de jogadores tornará a Liga mais competitiva e é importante para a visibilidade do futebol português no estrangeiro, desde que estes atletas apresentem um bom rendimento.

"Dizia-se que ia haver muita contenção por conta da pandemia, mas muitas equipas reforçaram-se muito e bem. O campeonato vai ser competitivo. Espero sinceramente que isso aconteça [haja maior competitividade] para o bem do futebol português. Na minha altura um clube contratava um jogador com 31 anos e era velho e agora as equipas andam a contratar jogadores com 35 e 36 anos. O futebol mudou. Vamos ver como eles agora vão reagir. No caso do Sporting de Braga as coisas correram mal, porque o Gaitán lesionou-se e vai estar de fora um mês e meio. Infelizmente é um jogador que se lesiona com frequência", salientou. 

"É preciso é que esses jogadores que venham para Portugal estejam em boa forma. Se estiverem sempre lesionados ninguém vai falar deles. Vai ser bom se eles fizerem bons jogos e tiveram algum rendimento desportivo. Um grande jogador é aquele que tem rendimento. Os nomes, infelizmente, não me dizem nada porque se não tiverem rendimento não vão jogar nada", finalizou.

Todos os jogos em direto do FIFA Mundial de Clubes são na app DAZN. Regista-te Grátis em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Daniela Melchior namora com Mbappé? As pistas na origem dos rumores

Daniela Melchior,Mbappé

Daniela Melchior namora com Mbappé? As pistas na origem dos rumores

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Miguel Oliveira em ação no GP da Alemanha de MotoGP. Eis os horários

MotoGP

Miguel Oliveira em ação no GP da Alemanha de MotoGP. Eis os horários

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas