Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Pré-época fechada e PAOK no horizonte. Quais as dúvidas de Jesus?

Onze encarnado começa a ganhar forma, mas ainda há posições que motivam muita discussão.

Pré-época fechada e PAOK no horizonte. Quais as dúvidas de Jesus?
Notícias ao Minuto

08:09 - 07/09/20 por Francisco Amaral Santos

Desporto Análise

O Benfica deu por concluídos os jogos particulares de pré-temporada no passado sábado, altura em que as águias receberam e venceram os franceses do Rennes (2-0), no Estádio da Luz, em mais um ensaio para a 3.ª pré-eliminatória da Liga dos Campeões. Ora, é já no próximo dia 15 de setembro que a equipa de Jorge Jesus viaja até Salónica, na Grécia, para medir forças com o PAOK e o onze encarnado ainda é palco de muitas.... dúvidas. 

Ao longo da pré-temporada, Jorge Jesus foi ensaiando diversos onzes e são poucas as posições em que se torna possível adivinhar quem vai alinhar de início no importante embate europeu. 

Na baliza, o lugar está mais que entregue a Odysseas Vlachodimos, uma vez que o guardião grego foi a aposta mais constante de Jesus neste período de preparação. 

No eixo defensivo a aposta deverá recair na dupla Rúben Dias e Jan Vertonghen. No meio-campo Weigl e Taarabt devem ser os titulares. 

Pizzi também tem lugar assegurado no onze encarnado e deverá alinhar na posição de segundo avançado, ou até mesmo como terceiro médio num esquema tático alternativo. 

Feitas as contas, são seis os jogadores cujos lugares devem estar garantidos na primeira equipa do Benfica em jogos oficiais da nova época, o que significa que ainda estão... cinco lugares por ocupar. 

As grandes dúvidas 

Na defesa, muitas dúvidas para quem será o dono da lateral direita: André Almeida ou Gilberto? O primeiro é um dos jogadores mais antigos do plantel e já conhece bem a exigência de Jesus, o segundo foi um pedido expresso de JJ. 

Na ala contrária, Grimaldo voltou a jogar, diante do Rennes, depois de uma longa lesão, e coloca em causa o lugar que tem sido de Nuno Tavares. O jovem lateral português até assinou alguns apontamentos interessantes durante a pré-época, mas Grimaldo, caso esteja nas melhores condições, oferece outro tipo de garantias e maiores argumentos. 

As dúvidas nos corredores não acabam, porém, por aqui. Everton Cebolinha, Rafa, Luca Waldschmidt e Diogo Gonçalves foram as apostas de Jesus nas últimas semanas, mas só dois podem ser titulares. O internacional brasileiro está com alguns problemas físicos, ao passo que o alemão esteve ao serviço da seleção, mas ambos parecem partir em ligeira vantagem. 

Por fim, mas não menos importante, quem ocupará a vaga mais adiantada do terreno de jogo: Haris Seferovic, Carlos Vinícus ou... Darwin Núñez? Bom, tudo deverá depender da adaptação do jovem avançado uruguaio, o jogador mais caro da história do Benfica, nestes nove dias que faltam. Seferovic e Vinícius foram rondando nos jogos de preparação, mas ficou evidente que o internacional helvético responderá melhor àquilo que Jorge Jesus pede. Todos os cenários estão em aberto. 

Pré-época quase imaculada 

A pré-temporada do Benfica teve de ser repensada por culpa da pandemia do novo coronavírus. As águias até têm apostado em digressões internacionais por esta altura, mas este ano tudo mudou com as medidas de prevenção, e a fase de preparação para a nova temporada acabou por ser feita em 'casa', ou seja, no Seixal. 

As águias optaram, ainda, por realizar oito jogos de preparação e os resultados deixam os adeptos minimamente entusiasmados: Oito vitórias em outros tantos jogos, 36 golos marcados e quatro sofridos. 

Adversário Resultado Data
Benfica B 3-0 6 de setembro
Rennes 2-0 5 de setembro
Sp. Braga 2-1 2 de setembro
Bournemouth 2-1 30 de agosto
Farense 5-1 26 de agosto
Belenenses SAD 4-0 25 de agosto
Estoril  4-1 22 de agosto
Benfica B/Sub-23 4-0 15 de agosto

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório