Meteorologia

  • 04 MAIO 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 20º

Fernando Santos promove duas estreias e explica convocados

Rui Silva e Trincão foram as grandes novidades nas escolhas do selecionador nacional para os duelos com Suécia e Croácia, no arranque da Liga das Nações.

Fernando Santos promove duas estreias e explica convocados
Notícias ao Minuto

12:15 - 24/08/20 por Notícias Ao Minuto

Desporto Seleção nacional

Fernando Santos divulgou, esta segunda-feira, os convocados de Portugal para os jogos com Croácia e Suécia, referentes ao arranque da Liga das Nações. Trincão e Rui Silva foram as estreias promovidas pelo selecionador nacional que garantiu que podem acontecer novas estreias na próxima convocatória. 

Fernando Santos em discurso direto 

Escolhas em tempo de pandemia: "Este é um dado novo. Ficámos 10 meses sem falar com os jogadores. É uma situação muito anormal e isso terá algum efeito nesta convocatória. O que fizemos foi chamar, para estes dois jogos, jogadores que há mais tempo estão connosco. Ou seja, conhecem as nossas ideias. Foi esse o critério de 95% das escolhas. Na próxima convocatória podem haver outras escolhas." 

Pragmatismo: "Tive de escolher aqueles que conhecem as minhas ideias. Vamos ter três dias de trabalhar ao fim de nove meses. A maior parte já sabe a forma como jogamos." 

Treinadores pediram dispensas: "Não. Não tive contacto com nenhum treinador que me solicitasse a dispensa de algum jogador." 

Candidatura assumida à Liga das Nações: "Sim, sempre nos apresentamos como candidatos. Como favoritos nunca vamos fazê-lo, mas candidatos sempre! Em Portugal assume-se sempre que se quer ganhar títulos." 

Adversário mais complicado. Suécia ou Croácia?: "Teoricamente a Croácia é sempre uma equipa difícil. São vice-campeões do mundo e têm feito um excelente trabalho. A análise da Suécia e da Croácia foi feita há 10 meses. A Suécia é sempre uma equipa difícil. São dois jogos de elevado grau de dificuldade, até porque este grupo tem muita qualidade. Vamos ver..." 

Trincão: "Faz parte desta convocatória, se vai ser presença habitual ou não depende da nossa análise. Resolvemos chamar, a ele e ao Rui Silva, para os conhecermos melhor e para a integração no grupo. Na próxima convocatória iremos. Agora foram dois, na próxima talvez com mais para podermos ir afinando aquela que será a equipa que vai disputar o Euro." 

CR7: "Falei com todos. Acho que ele está bem, tenho visto as fotografias e parece-me que ele está muito bem. Está ótimo! Ele adora estar na seleção e vem motivado, seguramente. Se todos estiverem como Ronaldo, em termos de motivação, é garantido que estão todos bem." 

Ausência de jogos: "O nosso plano de jogo é independente da Suécia e da Croácia. Temos a nossa forma de jogo. Ninguém joga sozinho. Jogamos contra adversários e temos de fazer a análise dos pontos fortes e fracos. Evitar chatices é conhecer adversários. Conhecemos muito bem a Croácia, mais do que a Suécia. Vamos continuar a manter o padrão." 

Como viveu nove meses longe de campo: "Não é habitual, mas os selecionadores não têm muito trabalho de campo. Têm um período muito curto, mas não é como os treinadores. É mais a falta de contacto com os jogadores. Vamos aproveitar para retomar o contacto e perceber como é que eles estão até porque alguns mudaram de clubes." 

Anthony Lopes: "Ele não foi convocado por aquilo que fez na Champions. Ele esteve no Euro e no Mundial e desde logo se percebe o que o selecionador nacional pensa dele. Um guarda-redes de grande qualidade em quem confio em absoluto. Eu já expliquei isto: o Anthony Lopes, depois da Rússia, pediu-me por razões familiares - complicados, sérios - não lhe permitiam estar ausente de casa bastante tempo. Felizmente isso está ultrapassado. Já antes do novembro, quando foi o sorteio, tive oportunidade de falar com ele e já estaria em condições de ser convocado em março, caso os jogos tivessem acontecido. Felizmente as coisas melhoraram muito. Ele nunca saiu da seleção. Isso acabou."

Miguel Oliveira: "Quero dar os parabéns ao Miguel Oliveira, assim como ao Félix da Costa. Isto é fantástico para Portugal. É uma demonstração clara daquilo que os portugueses conseguem fazer. Foi com grande orgulho que vi a bandeira portuguesa a subir no mastro principal." 

Convocatória:

Guarda-redes - Anthony Lopes (Olympique Lyon), Rui Patrício (Wolverhampton) e Rui Silva (Granada FC)

Defesas - João Cancelo (Manchester City), Nélson Semedo (Barcelona), Domingos Duarte (Granada FC), José Fonte (Lille), Pepe (FC Porto), Rúben Dias (Benfica), Mário Rui (Nápoles) e Raphael Guerreiro (Borussia Dortmund)

Médios - Danilo Pereira (FC Porto), Rúben Neves (Wolverhampton), André Gomes (Everton FC), Bruno Fernandes (Manchester United FC), Renato Sanches (Lille), João Moutinho (Wolverhampton), Sérgio Oliveira (FC Porto).

Avançados - Diogo Jota (Wolverhampton), André Silva (Eintracht Frankfurt), Cristiano Ronaldo (Juventus), Trincão (Barcelona), Gonçalo Guedes (Valência) e João Félix (Atlético Madrid)

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório