Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Conceição, um caso quase ímpar na história deste século no FC Porto

Treinador azul e branco está a apenas 17 jogos de se tornar o homem com mais presenças no comando técnico do FC Porto.

Conceição, um caso quase ímpar na história deste século no FC Porto
Notícias ao Minuto

08:04 - 15/08/20 por Ricardo Santos Fernandes

Desporto Análise

No presente século, 17 treinadores já estiveram no comando técnico do FC Porto. Uns de forma transitória, outros que assentaram de 'pedra e cal' e por lá construíram histórias duradouras.

Um caso deste género é o de Sérgio Conceição que se prepara para abraçar a quarta temporada de dragão ao peito.  E 'pergaminho' igual, desde 2001, só o de Jesualdo Ferreira.

Os dois treinadores portugueses partilham desse recorde de longevidade, que apenas é quebrado na década de 70 por José Maria Pedroto, também ele se sentou no banco, então das Antas, por quatro temporadas.

Mas deixemos o século passado para trás, numa altura em que farmácia ainda se escrevia com 'ph', para desmistificar um pouco mais sobre este duelo de longevidade entre Sérgio Conceição e Jesualdo Ferreira.

Este último agarrou o projeto da Invicta entre agosto de 2006 e maio de 2010, completando 180 jogos no comando técnico dos dragões, terminando este ciclo com uma média pontual por jogo de 2,17.

Traduzindo isto por outros números, Jesualdo Ferreira contabilizou 121 vitórias, 27 empates e 32 derrotas, terminando o seu reinado no Dragão com três campeonatos Nacionais, duas Taças de Portugal e uma Supertaça.

E o que necessita Sérgio Conceição para igualar o antecessor?

Começando por jogos... necessita de realizar mais 16 encontros no comando técnico azul e branco para igualar a cifra de Jesualdo Ferreira, sendo que a média pontual por jogo é superior à do antecessor (2,30).

No que diz respeito a triunfos Conceição já leva 119 (-2 do que Jesualdo), 20 empates (-7) e 25 derrotas (-7). Contas feitas, o cenário é mais reluzente com o vigente técnico do que com o treinador oriundo de Mirandela.

Um balanço de mais vitórias, e de títulos para lá caminha, afinal Sérgio Conceição comporta no seu palmarés dois Campeonatos Nacionais, uma Supertaçandido de Oliveira e uma Taça de Portugal, ou seja falta ao vigente treinador almejar uma prova rainha do futebol luso e a tão desejada I Liga para o igualar em conquistas.

E na prova dos graúdos quem deu mais 'lustro à barba'?

O título acima não serve para entender qual dos dois treinadores anteriormente mencionados tem barba mais farta ou melhor tratada, até porque nesse campo não seria um jornalista a poder fazer essa análise, mas um barbeiro. Queremos apenas derivar a discussão para a prova dos 'graúdos'... a Liga dos Campeões? Quem se portou melhor na maior competição a nível de clubes?

Jesualdo Ferreira contabiliza mais jogos (34 contra 18), mas a média de vitórias por encontro é superior no caso de Conceição. Derivando este paralelismo de triunfos a uma média por pontos por jogo verificamos que no caso do treinador septuagenário é de 1,56, já a do 'morador' atual é de 1,67.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório