Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Pizzi perto de 'roubar' lugar de João Vieira Pinto da história do Benfica

Médio português é, neste momento, o 33.º jogador da historia do Benfica com mais jogos, a apenas 21 do antigo internacional luso, podendo mesmo ultrapassá-lo esta época. Para além disso, está a apenas 14 remates certeiros de alcançar o ex-futebolista na lista de maiores goleadores da história dos encarnados.

Pizzi perto de 'roubar' lugar de João Vieira Pinto da história do Benfica
Notícias ao Minuto

08:05 - 10/08/20 por Rodrigo Querido

Desporto Análise

Pizzi não apareceu na melhor forma da época na retoma da competição após a paragem por conta da pandemia do novo coronavírus, mas a quebra não apaga a excelente campanha que vinha fazendo até março deste ano.

O camisola 21 das águias foi o 'homem golo' dos encarnados na última época, terminando com 30 remates certeiros apontados em todas as competições, registando aquela que foi a sua melhor época a nível individual desde que é jogador profissional. Números que não passaram despercebidos a ninguém e que até colocam o português na mira de um lugar na história do clube da Luz.

O internacional luso vai entrar naquela que será a sétima temporada consecutiva ao serviço do clube da Luz, orientado agora por Jorge Jesus, e na sua frente estão alguns recordes que, muito provavelmente, serão quebrados e que envolvem João Vieira Pinto, histórico jogador dos encarnados e atualmente com funções na Federação Portuguesa de Futebol.

Mas voltemos agora para Pizzi e para os dados que pode alcançar na época que se avizinha não apenas longa - o clube da Luz começa cedo a competição com as pré-eliminatórias da Liga dos Campeões -, mas também, possivelmente, de história para o camisola 21 dos encarnados.

O bragantino soma, neste momento, 281 encontros realizados com a camisola do Benfica, sendo o 33.º jogador que mais vezes representou o clube da Luz ao longo da sua já história. Encontra-se, por isso, a apenas 21 partidas de alcançar João Vieira Pinto, algo que, certamente, deverá acontecer no decorrer desta época salvo alguma situação excepcional, como uma transferência ou, no limite, uma lesão grave que o afaste dos relvados durante largos meses.

A lista de jogadores com mais encontros pelo clube da Luz é liderada por Nené, que representou o Benfica em 577 ocasiões. Seguem-se Luisão, este ano diretor  técnico do Benfica, que jogou 538 encontros com a camisola do clube da Luz, sendo o pódio encerrado por António Veloso (535 partidas).

Para além disto, há ainda a destacar que o camisola 21 das águias poderá quebrar mais um recorde, desta feita envolvendo golos. Caso mantenha a veia goleadora demonstrada esta temporada, que, recorde-se, terminou com 30 golos marcados em todas as provas, Pizzi poderá, mais uma vez, gravar um lugar na história do Benfica ao ultrapassar João Vieira Pinto.

O médio, de 30 anos, conta, atualmente, com 76 remates certeiros desde que começou a jogar pela equipa principal do Benfica na temporada 2014/15 - chegou ao clube da Luz em 2013/14 mas esteve por empréstimo nessa época ao Espanyol -, estando a 14 golos de alcançar o ex-futebolista na lista de maiores goleadores da história dos encarnados.

Neste capítulo, o maior goleador da história do clube da Luz é Eusébio com 471 remates certeiros, seguindo-se depois José Águas (378 golos) e, por fim, Nené que festejou 362 golos com a camisola do Benfica.

Regresso de Jesus pode levá-lo, de novo, para o centro do terreno

Nas últimas temporadas ao serviço do Benfica Pizzi foi deslocado do meio do terreno de jogo, papel que lhe foi atribuído por Bruno Lage e depois se manteve com a subida, de forma interina, de Nélson Veríssimo ao leme da equipa principal no final desta temporada.

Apesar de ter mantido o nível elevado nas últimas duas épocas, o regresso de Jorge Jesus ao clube da Luz poderá levar o internacional português de novo para o miolo. Desconhecem-se os planos do técnico português para o médio, mas em entrevista à BTV Jesus fez saber que Pizzi tem condições para ser mais influente a jogar noutra posição.

"Se não foi o melhor, Pizzi foi o segundo melhor jogador do Benfica no campeonato. Para um jogador que joga naquela posição, [30 golos] é um número muito significativo. Ele pode fazer essas duas posições [atuar na ala ou no corredor central], mas é um jogador de último passe. E os jogadores de último passe não jogam nas laterais: jogam nos corredores centrais. Vamos ver o que é melhor. Se estar aberto num corredor ou mais centralizado, como aconteceu nos dois anos comigo", afirmou Jorge Jesus.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório