Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Portugueses em Itália analisados à lupa: Do "vinho" CR7 ao rugido de Leão

O Desporto ao Minuto esteve à conversa com Giacomo Iacobellis, jornalista do Tuttomercato, que perspetivou o futuro de quatro 'soldados' lusos em solo transalpino: Cristiano Ronaldo, Paulo Fonseca, Rafael Leão e Bruno Alves.

Portugueses em Itália analisados à lupa: Do "vinho" CR7 ao rugido de Leão

A temporada 2020/21 em Itália tem início marcado para 19 de setembro, numa época em que a Juventus procura encarrilar o 10.º Scudetto consecutivo; o histórico Milan apurar-se para a sua tão 'adorada' Champions (já tem sete no curriculum); a AS Roma quer assumir-se como um candidato ao título e o Parma infiltrar-se entre os 'tubarões' e chegar a um lugar de acesso à Liga Europa.

Por todos estes clubes há um denominador comum: portugueses em ação. Uma armada lusitana dividida por três 'mosqueteiros' -  Cristiano Ronaldo na Juventus, Rafael Leão no AC Milan e Bruno Alves no Parma -, sem esquecer 'Dartacão' Paulo Fonceca que ainda tem o seu futuro incerto na capital transalpina.

Em conversa com Giacomo Iacobellis, jornalista do Tuttomercato, debruçamos-nos sobre as expetativas que podemos ter para este quarteto na temporada 2019/20.

Ronaldo, o 'bom vinho' que ainda aspira à tão desejada Bota de Ouro 

Nas últimas horas, dias, semanas, e um pouco por toda a época 2019/20, foram vários os rumores que apontavam para uma ruptura antecipada de Cristiano Ronaldo com a Juventus. Uma possível partida do português, espoletada pela sucessão de Allegri e um putativo divórcio com Sarri, foram dando corpo a um 'arrivederci' que acabou por não se confirmar.

"Se havia dúvidas em relação à continuidade do português em Turim acredito que ficaram desfeitas na hora dos festejos do último Scudetto. Ele tem a ambição de ganhar a terceira Serie A com a Juve, arrecadar a tão desejada Champions e ficar, pelo menos, mais uma época de bianconero. Mais, a Vecchia Signora não vai desfazer-se de um jogador que é uma marca gigantesca  para o clube fora das quatro linhas", referiu Giacomo Iacobellis, mantendo incólumes as aspirações de Ronaldo em conquistar a sua sexta Bola de Ouro na próxima temporada, apesar dos seus 35 anos.

"Ronaldo nunca se pode dar como morto. Ele pode ganhar a Bola de Ouro até no último ano da sua carreira, até porque o luso é como o vinho, quanto mais velho fica mais se aprecia as suas qualidades técnicas". 

Notícias ao Minuto[Cristiano Ronaldo após conquistar o sexto Scudetto]© Getty Images

Paulo Fonseca, um futuro sem certezas num clube de incógnita presidencial

A AS Roma terminou o derradeiro campeonato na quinta posição da Série A, a oito pontos do vizinho e rival Lazio. O futuro ambicioso do emblema giallorosso passa por galgar lugares na próxima temporada e rivalizar com a Juventus pelo Scudetto.

Todavia, o emblema da capital transalpina continua num impasse diretivo. A AS Roma está à venda e, sem certezas de quem assumirá a batuta da direção, o futuro de Paulo Fonseca é, também ele, uma incógnita.

"Ele está bastante comprometido com o clube. Paulo Fonseca teve um arranque esplendoroso, surpreendeu a todos inicialmente pela maneira rápida como aprendeu italiano e depois pelas nuances técnico tácticas que trouxe à equipa. Ele ganhou os aplausos de uma cidade e de uma plateia muito difícil. Depois da paragem natalícia nasceram alguns problemas, todavia as várias lesões também não ajudaram a essa estabilidade. Paulo Fonseca quer continuar na AS Roma, mas tudo dependerá do futuro do clube.

Os novos donos do emblema giallorosso poderão querer optar por um perfil de treinador mais mediático, mais ganhador ou quiçá um técnico que conheça bem a AS Roma, como Luciano Spalletti. Se permanecer Palotta na presidência do clube e a formação romana fizer uma boa prestação na Liga Europa acredito que Paulo Fonseca permanecerá, mas uma mudança na direção deixará o português entre o ficar e a porta de saída" referiu o jornalista do Tuttomercato que também perspetivou o duelo europeu frente ao Sevilla, em jogo único dos oitavos de final, agendado para esta quinta-feira. 

"Sobre esse desafio acredito que será um duelo muito difícil para a AS Roma, sendo que o favoritismo está dividido entre as duas equipas". 

Notícias ao Minuto[Paulo Fonseca com futuro incerto na AS Roma]© Getty Images

Pioli aposta em 'rugido forte' do menino Rafael e conta com a ajuda de Ibra

Com seis golos apontados em 33 jogos com a camisola rossonera, a temporada de Rafael Leão em Milão foi uma 'montanha russa' de partidas em que virou estrela, para outras em que esteve no anonimato.

Um dos objetivos de Stefano Pioli na próxima temporada é arrancar o 'rugido mais forte' do extremo luso e para isso conta com a ajuda de Ibrahimovic.

"Rafael Leão é um dos jogadores a ter mais em conta na Série A na próxima temporada, porque é um jogador jovem e com um grande talento. Infelizmente este ano não pôde mostrar de forma contínua as suas qualidades. O próprio treinador do AC Milan, Stefano Pioli há poucos dias, em conferência de imprensa, admitia que fazer explodir o Rafael era uma das grandes missões que tinha na época 2020/21, porque ele sabe que é um jogador que nos treinos brilha, e de que maneira, porém nos relvados não mantém ritmos tão elevados. A mudança de treinador também não ajudou o extremo português a tornar-se protagonista na equipa principal. Acredito que Pioli e Ibrahimovic terão um papel fundamental na explosão do luso em Milão".

Notícias ao Minuto[Rafael Leão em ação frente à Atalanta]© Getty Images

Bruno Alves, um pilar quase 'quarentão' que não se encosta ao banco

Prestes a arrancar para a sua terceira temporada e com 33 jogos realizados em cada uma das épocas ao serviço do Parma, Bruno Alves mantém-se, mesmo com 38 anos, um baluarte na defensiva do emblema transalpino.

"Vai ficar em Parma. É um líder no clube. Fez uma temporada muito positiva, tem contrato até 2022 e é um dos grandes protagonistas da Serie A, apesar da sua idade. Vejo-o a manter-se na montra principal e a permanecer como um dos indiscutíveis titulares da equipa", rematou Giacomo Iacobellis.

Notícias ao Minuto[Bruno Alves ao serviço do Parma]© Getty Images

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório