Powered bySolverde
Disclaimer

Leão 'esbarrou' na 'muralha' Makaridze. As notas do Sporting-Vitória FC

Sporting não foi além de empate caseiro na receção ao Vitória FC e deixou o terceiro posto do campeonato em risco.

Leão 'esbarrou' na 'muralha' Makaridze. As notas do Sporting-Vitória FC

© Global Imagens

Gonçalo Tristão Santos
22/07/2020 08:02 ‧ 22/07/2020 por Gonçalo Tristão Santos

Desporto

Análise

O Sporting desiludiu na noite desta terça-feira, ao empatar, sem golos, em Alvalade, na receção ao 'aflito' Vitória FC. Foi uma partida sem 'sal', com muito poucas ocasiões de golo dignas desse nome, pelo que o nulo se justifica e faz jus àquilo que se passou no terreno de jogo, apesar da superioridade leonina no capítulo da posse de bola.

Ainda assim, a formação de Rúben Amorim, que, vencendo, asseguraria um lugar no pódio desta I Liga, poderia ter conquistado os três pontos, não fosse a prestação do guardião adversário.

A figura

Giorgi Makaridze foi o principal responsável pela manutenção do empate nesta visita ao 'reino do leão'. O guarda-redes do Vitória FC realizou três defesas de enorme qualidade - com especial atenção para uma a remate de Marcos Acuña, a meio do segundo tempo - e segurou o nulo em Alvalade. O Sporting teve poucas oportunidades para chegar ao golo, fruto da organização defensiva demonstrada pelos pupilos de Lito Vidigal, mas, nas que teve, não conseguiu passar por Makaridze, que voltou a mostrar por que razão é considerado um dos melhores guardiões deste campeonato.

A surpresa

Ainda longe do nível que se pretende para um jogador titular num 'grande', Francisco Geraldes deixou, ainda assim, bons apontamentos, sobretudo durante a primeira parte. Esteve muito bem a surgir nos espaços entre linhas - embora não tão bem no capítulo do último passe - e assinou uma das suas melhores exibições de leão ao peito.

A desilusão

Stefan Ristovski continua sem convencer. Responsável pela ala direita leonina neste duelo com o Vitória FC, o macedónio não se conseguiu evidenciar pela positiva - nem na hora de defender, nem na de atacar - e acabou por ser substituído ao intervalo, pelo argentino Luciano Vietto. O Sporting necessita de reforços para a sua posição.

Rúben Amorim

Com apenas um ponto conquistado nos últimos dois jogos, fruto da derrota com o FC Porto e do empate com este Vitória FC, o Sporting atravessa a sua pior fase desde a chegada do novo técnico. Mais uma vez, a qualidade de jogo esteve longe de ser brilhante - já não o havia sido em outros encontros, mesmo naqueles dos quais os leões saíram com o triunfo -, e ficou a sensação de que a equipa leonina está demasiado dependente de jogadores como Jovane Cabral - sobretudo ele - e Andraz Sporar para fazer balançar as redes adversárias. Parece claro que o Sporting necessita de reforços para diversas zonas do terreno, se pretende alcançar um patamar superior na próxima temporada, mas, mesmo com o plantel atual, deve exigir-se mais a Rúben Amorim. Este empate com os homens de Setúbal pode inclusive revelar-se comprometedor para as aspirações do clube, que tinha definido como objetivo prioritário segurar um lugar no pódio da I Liga. 

Lito Vidigal

Demonstrou, em Alvalade, que tinha a lição muito bem estudada em relação àquelas que são as qualidades e as limitações do Sporting. Surpreendeu ao utilizar três centrais no onze titular, mas provou que tinha razões para  fazê-lo, ao dificultar imenso a tarefa dos leões na hora de penetrar na grande área sadina. Talvez tenha faltado um pouco de atrevimento, para tentar sair desta visita a Alvalade com os três pontos, mas o Vitória FC volta a Setúbal com a sensação de dever cumprido. E, certamente, com outro fôlego na luta pela manutenção, depois de conquistar o seu primeiro ponto sob a batuta de Lito Vidigal.

Árbitro

Nuno Almeida viveu uma noite tranquila em Alvalade, sem lances polémicos para ajuizar, acabando por realizar uma exibição positiva neste Sporting-Vitória FC.

Não percas todos os jogos do FIFA Mundial de Clubes grátis na app DAZN. Regista-te em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Cristianinho é mais alto do que Cristiano Ronaldo? CR7 esclarece tudo

Portugal

Cristianinho é mais alto do que Cristiano Ronaldo? CR7 esclarece tudo

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3482
2Benfica3480
3FC Porto3471
4Sp. Braga3466
5Santa Clara3457
6Vitória SC3454
7Famalicão3447
8Estoril3446
9Casa Pia3445
10Moreirense3440
11Rio Ave3438
12Arouca3438
13Gil Vicente3434
14C.D. Nacional3434
15Estrela3429
16AVS3427
17Farense3427
18Boavista3424
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

George Russell vence GP do Canadá de Fórmula 1 atrás do safety car

Fórmula 1

George Russell vence GP do Canadá de Fórmula 1 atrás do safety car

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas