O ADN desportivo do futuro guardião do FC Porto: "É um dos melhores"

Vítor Paneira, que orientou Cláudio Ramos por duas ocasiões diferentes no Tondela, perspetivou e deixou algumas garantias do que os adeptos portistas podem esperar do guarda-redes português na sua passagem pelo Dragão.

Notícia

© Global Imagens

Ricardo Santos Fernandes
19/07/2020 08:08 ‧ 19/07/2020 por Ricardo Santos Fernandes

Desporto

Exclusivo

O futuro de Cláudio Ramos já não passa pela Beira Alta. Em final de contrato com o Tondela, o guardião de 28 anos é um dos jogadores mais assediados da I Liga.

Numa corrida em que participaram vários clubes nacionais e estrangeiros, parece ser o FC Porto o emblema melhor posicionado para conquistar o seu concurso.

De acordo com informações veiculadas neste sábado, o internacional português deve assinar um contrato válido com os dragões por quatro temporadas.

Neste sentido, o Desporto ao Minuto decidiu partir à conversa com Vítor Paneira, treinador que o orientou por duas ocasiões (entre 2011 e 2014 e, mais tarde, na temporada de 2015/16).

"Falamos de um jogador muito humilde, muito concentrado e bastante forte entre os postes. Evoluiu também muito com os pés e isso é fruto de muito trabalho que fez nos treinos. É um guarda-redes que se moraliza a si próprio, até porque é muito confiante no seu trabalho. Dificilmente comete dois erros seguidos, ao contrário de outros guardiões, e mantém uma consistência fora do normal. A sua força mental é assombrosa", começou por dizer, desde logo, Vítor Paneira quando questionado sobre a identidade desportiva de Cláudio Ramos dentro das quatro linhas. E o treinador português deixou uma garantia:

"Ele foi talvez a maior figura do Tondela nos últimos anos, um dos melhores guarda-redes a atuar no nosso país e, claro, isso acabou por se traduzir na chamada à Seleção Nacional, onde certamente irá ter mais oportunidades. Podem ter a certeza que jogar no FC Porto vai abrir ainda mais janelas ao Cláudio na Seleção, até porque ele é um dos melhores na sua posição a atuar no nosso país".

Recordar que o guardião luso, formado no Vitória SC, mas na equipa beirã desde 2011, leva 267 jogos pelo Tondela e detém ainda a marca de ser o jogador a realizar mais jogos de forma seguida na história da I Liga. Até à partida contra o Famalicão, Cláudio Ramos contabiliza 103 partidas consecutivas como titular.

"Já estava na altura de Cláudio Ramos saltar para um grande do futebol português. Ele foi um dos principais responsáveis por manter o Tondela na I divisão nos últimos anos e construiu, nas últimas temporadas, uma maturação que o permitiu sonhar com voos maiores. E para chegar a um 'grande' não é só preciso experiência, como também passar por momentos de maior aflição e no Tondela ele superou missões muito difíceis", asseverou Vítor Paneira, também ex-futebolista, que deixou algumas nuances sobre a disputa da posição de número 1 na baliza azul e branca. 

"Vai ter de trabalhar muito para tirar o lugar a Marchesín, até porque é outro guarda-redes experiente e de muita qualidade, mas se o FC Porto aposta nele é porque quer ter nas 'costas' do seu guardião nº1 uma sombra que, a qualquer momento, possa dar continuidade ao excelente trabalho do Marchesín. É um guarda-redes muito regular, que raramente comete erros grosseiros, porque tem uma concentração elevadíssima. Ele dificilmente falha um treino, ele é bastante focado, mas tem uma característica própria do seu estilo: raramente sai dos postes, apenas em situações em que tem segurança total para o fazer", complementou Vítor Paneira, estendendo a análise à baliza das Quinas.

"Agarrar o lugar de número 1 na Seleção é mais difícil, tendo em conta quem agarra esse posto neste momento (Rui Patrício) e a tremenda concorrência que existe, mas rumando para o FC Porto outras janelas se abrem", referiu o treinador de 54 anos, deixando a ressalva do que é chegar a um clube como o FC Porto.

"Chegar ao FC Porto talvez seja o patamar máximo. Afinal falamos de um dos maiores clubes portugueses e que regularmente está na Champions. Por carreira, e esquecendo a vertente financeira, Cláudio Ramos dificilmente pode aspirar a melhor", rematou.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Trincão deixou esta garantia após o Benfica-Sporting: "Todo o esforço..."

I Liga

Trincão deixou esta garantia após o Benfica-Sporting: "Todo o esforço..."

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3379
2Benfica3379
3FC Porto3368
4Sp. Braga3365
5Vitória SC3354
6Santa Clara3354
7Casa Pia3345
8Famalicão3344
9Estoril3343
10Rio Ave3337
11Moreirense3337
12Arouca3335
13C.D. Nacional3334
14Gil Vicente3333
15Estrela3329
16AVS3327
17Farense3327
18Boavista3324
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Custa 380 mil euros e é... amarelo. Eis a nova 'bomba' de Haaland

Manchester City

Custa 380 mil euros e é... amarelo. Eis a nova 'bomba' de Haaland

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas