Powered bySolverde
Disclaimer

TAS irradia ex-presidente por crimes sexuais contra futebolistas

O antigo presidente da Federação de Futebol do Afeganistão Keramuddin Karim viu hoje confirmada pelo Tribunal Arbitral do Desporto (TAS) a sua irradiação da modalidade por crimes sexuais cometidos contra jogadoras da seleção entre 2013 e 2018.

Braga tenta juntar-se ao FC Porto. Sporting quer ultrapassar o Benfica

© iStock

Lusa
14/07/2020 19:55 ‧ 14/07/2020 por Lusa

Desporto

TAS

Lausana, Suíça, 14 jul 2020 (Lusa) -- O antigo presidente da Federação de Futebol do Afeganistão Keramuddin Karim viu hoje confirmada pelo Tribunal Arbitral do Desporto (TAS) a sua irradiação da modalidade por crimes sexuais cometidos contra jogadoras da seleção entre 2013 e 2018.

"Num caso de gravidade sem precedentes, o TAS confirmou a importância da política de tolerância zero da FIFA contra os abusos físicos, mentais e sexuais em todos os níveis do futebol, assim como a idoneidade das sanções mais duras em tais casos", congratulou-se a FIFA.

O ex-dirigente, que em 2014 recebeu em nome da sua federação o prémio 'Fair Play' da FIFA, tinha sido banido em junho de 2019 pela Comissão de Ética deste organismo, que o acusou de violar o código de ética nos artigos 23, sobre proteção da integridade física e mental, e o 25, sobre abuso de posição.

A investigação surgiu na sequência de denúncias de várias jogadores que testemunharam perante o TAS em lugar seguro, por telefone com codificador de voz para proteger a sua identidade.

O TAS concluiu que as ofensas de Keramuddin Karim violaram os direitos humanos mais básicos, danificaram a dignidade e integridade mental e física das jovens futebolistas, além de destruir as suas carreiras.

Ao prejudicar severamente as suas vidas, recebeu a sanção mais dura, acrescida de uma multa de cerca de 935 mil euros. Desconhece-se se vão decorrer ações nos tribunais civis por estes crimes.

Em comunicado, o organismo que rege o futebol mundial elogiou a "valentia das vítimas que, em terríveis circunstâncias pessoais no seu país de origem, deram o seu testemunho e permitiram que se fizesse justiça".

"Acreditamos que o seu exemplo encorajará outras vítimas e sobreviventes de circunstâncias tão terríveis a denunciá-las no futuro, sabendo que elas podem contar com o apoio da FIFA a toda a hora", acrescentou a FIFA.

O organismo sedeado na Suíça recorda que tem um número de telefone confidencial para a denúncia destes casos, que merecem a sua maior atenção.

Não percas todos os jogos do FIFA Mundial de Clubes grátis na app DAZN. Regista-te em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Depois de ser apontado ao Benfica, Rafael Obrador despede-se do Deportivo

Mercado de Transferências

Depois de ser apontado ao Benfica, Rafael Obrador despede-se do Deportivo

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Miguel Oliveira em ação no GP da Alemanha de MotoGP. Eis os horários

MotoGP

Miguel Oliveira em ação no GP da Alemanha de MotoGP. Eis os horários

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas