Sporting e Benfica, rivais em campo, adversários de várias décadas, 'uniram-se' esta quarta-feira nas críticas à Liga Portuguesa de Futebol Profissional por causa da Taça da Liga.
Em causa, como começaram por notar os leões, está a manutenção do formato da competição apesar da pandemia de Covid-19 que afetou todas as competições a nível nacional e internacional.
Em nota à comunicação social, o clube da Luz diz considerar que a "decisão é incompreensível e contraria toda a reflexão que se tinha vindo a fazer sobre a necessidade de redimensionar e compatibilizar o calendário das competições".
"Apesar do trabalho desse grupo nunca ter chegado ao final, a sua criação e o envolvimento pessoal dos presidentes da FPF e da Liga Portugal, por si só, são demonstrativos do reconhecimento da enorme preocupação que este tema a todos suscitou", acrescenta o emblema encarnado, lembrando ainda que vários países têm optado por reduzir o calendário ou abdicando desta competição.
"Nos últimos anos temos vindo a assistir ao final das Taças da Liga em muitos países face à conclusão de que temos cada vez mais jogos para os mesmos jogadores. Levando a que os calendários nacionais e internacionais façam com que alguns dos nossos jogadores realizem bem mais de cinquenta jogos por temporada", referem as águias, lembrando que no próximo ano haverá ainda um Europeu de futebol.
"Ou seja, os clubes vão ter o mesmo número de jogos em menos de um mês de competição. Se na época passada já se sentiu o caos na marcação de jogos, teme-se o pior para esta época", termina o comunicado.