Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 17º

Trunfo Jovane na homenagem a Mathieu: As notas do Belenenses SAD-Sporting

Extremo cabo-verdiano voltou a ser decisivo numa partida dos leões, marcando dois dos três golos da vitória que homenageou o defesa-central francês.

Trunfo Jovane na homenagem a Mathieu: As notas do Belenenses SAD-Sporting
Notícias ao Minuto

08:03 - 27/06/20 por Rodrigo Querido

Desporto Análise

Rúben Amorim prometeu homenagear Jérémy Mathieu, que esta semana se retirou do futebol devido a uma grave lesão no joelho esquerdo, no encontro com o Belenenses SAD e os seus jogadores cumpriram-no. O Sporting venceu (3-1) na deslocação à Cidade do Futebol, casa emprestado dos azuis, e retomou ao terceiro lugar, 'roubado' ao Sporting de Braga nas últimas jornadas.

Tudo ficou decidido na primeira parte do encontro, à semelhança do que tinha acontecido na semana passada no encontro com o Tondela. A diferença? As ausências de Rafael Camacho e Mathieu das escolhas iniciais. O jovem ficou no banco por opção, já o francês não volta a pisar os relvados portugueses pelas razões já explicadas. Ainda assim, o internacional francês esteve bem representado em campo já que o Sporting entrou com 11 "Mathieu", numa bela homenagem a um dos jogadores mais queridos dentro do balneário.

Apesar da vitória por dois golos de diferença, o resultado não espelha as dificuldades iniciais sentidas pela turma leonina.  Com um sistema idêntico ao do adversário, o Belenenses SAD partiu desde início para uma pressão individual e colheu frutos logo aos nove minutos. Aproveitando um erro de Eduardo Quaresma, Show serviu Licá que abriu o marcador na Cidade do Futebol.

Até à meia-hora de jogo, o Sporting foi sentindo algumas dificuldades em sair para o ataque, como tem feito desde a chegada de Rúben Amorim, e o Belenenses SAD foi aproveitando para jogar perto da baliza de Maximiano à procura de um erro adversário que desse para aumentar a vantagem no marcador. Sem que assim se previsse, o Sporting acabaria por chegar ao empate com um golo de Coates aos 21 minutos, num lance que contou com uma má abordagem do guarda-redes Koffi.

O golo do internacional uruguaio teve o condão de equilibrar as contas no encontro, e o golo podia ter caído para o lado de qualquer uma das equipas. O Belenenses SAD foi mantendo a pressão alta, e o Sporting procurou o jogo pelas alas, nomeadamente a esquerda onde estava Nuno Mendes, para tentar chegar ao golo. Jovane Cabral também estava por esses lados, mas tem feito a diferença na zona de finalização, onde foi extremamente eficaz na tarde de sexta-feira. Servido por Ristovski, o extremo cabo-verdiano completou a primeira reviravolta da era Rúben Amorim com um pontapé acrobático, aos estilo do Karaté Kid, pouco depois da meia-hora. Juntou mais um golaço à coleção (já são três em três encontros) e o primeiro bis na carreira de futebolista com uma grande penalidade convertida, à segunda, em cima do apito para o intervalo.

Os segundos 45 minutos foram totalmente diferentes. Não conseguindo pressionar com a mesma intensidade da etapa inicial, o Belenenses SAD concedeu mais espaços e o Sporting soube controlar o jogo e deixou o adversário com poucas hipóteses de fazer o segundo no encontro.

A equipa de Alvalade somou, assim, a 3.ª vitória consecutiva no campeonato, igualando o seu melhor registo na edição deste ano da I Liga, estabelecido nos 3 primeiros jogos de Jorge Silas como treinador da equipa na competição. Rúben Amorim continua invicto na prova e soma 12 vitórias e dois empates entre Sporting de Braga e Sporting.

Confira agora os destaques do encontro:

Figura do jogo: Jovane Cabral é a figura deste momento do Sporting e desta retoma do campeonato. Hoje precisou de apenas 45 minutos em campo para bisar pela primeira vez na carreira. Está com uma confiança muito elevada e prova disso é o golo artístico que marcou e completou a reviravolta no marcador. O penálti convertido com sucesso, à segunda, fechou o ramalhete do jovem que segue no terceiro jogo seguido a marcar.

Surpresa: Francisco Geraldes não costuma ter muito tempo de jogo, mas surpreendeu na etapa complementar. Entrou ao intervalo para o lugar de Jovane Cabral, e mostrou desde logo muita iniciativa. Foi dos mais rematadores na segunda parte e procurou por diversas vezes o golo, que não alcançou porque na baliza do Belenenses SAD estava um inspirado Koffi.

Desilusão: Eduardo Quaresma esteve um pouco abaixo das expectativas neste encontro. Esteve na origem do erro que culminou com o golo do Belenenses SAD - Ristovski também não está isento de culpas no lance. Mostrou-se nervoso depois disso, falhando alguns passes que poderiam comprometer. Foi pior jogo desde jovem, de apenas 18 anos, desde que foi promovido à equipa principal.

Treinadores:

PetitExcelente réplica do Belenenses SAD na primeira parte. A equipa entrou bem, marcou cedo, foi pressionando o adversário, mas sentiu um pouco o golo adversário. Com empate, o Belenenses SAD abriu mais espaços à procura de um outro golo, mas quem aproveitou foi o Sporting. Os azuis até poderiam ter marcado mais um na etapa inicial, mas Maximiano foi evitando sempre outro golo da equipa da casa. As pilhas duraram apenas para 45 minutos já que no segundo tempo o Belenenses SAD praticamente não se chegou perto da baliza adversária.

Rúben Amorim: Continua invicto no campeonato o treinador dos leões. Cinco jogos após assumir o comando técnico do Sporting a quatro pontos do terceiro lugar, o treinador, de 35 anos, recolocou a turma de Alvalade no terceiro posto do campeonato. São já três as vitórias seguidas dos leões para o campeonato, em mais uma partida em que foram superiores ao adversário, e a segunda de Rúben Amorim sobre o Belenenses SAD esta época: ao serviço do Sp. Braga, já tinha ganho à equipa lisboeta, na sua estreia na competição, com uma goleada por 8-1. Depois de uma entrada mais forte da equipa da casa que foi contrariando o jogo leonino, o Sporting conseguiu ter bola e a equipa de Petit caiu muito de rendimento. A reação surgiu, mais uma vez, pelos pés de Jovane Cabral, e culminou com uma segunda parte tranquila.

Arbitragem:

Boa arbitragem da equipa liderada pelo lisboeta Hélder Malheiro. O único lance de possível discussão prende-se com o que esteve na origem da repetição da grande penalidade que Jovane repetiu depois de Koffi ter defendido. Bem o juiz a mandar repetir o lance já que o guardião da equipa da casa já estava com os dois pés fora da linha de golo antes sequer de Jovane bater o penálti.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório