Meteorologia

  • 17 MAIO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Goretzka virou 'bicho' durante a quarentena e é caso de estudo no Bayern

Médio do Bayern Munique admite que privilegiou a parte física durante a paragem competitiva e está a colher os frutos dentro das quatro linhas.

Goretzka virou 'bicho' durante a quarentena e é caso de estudo no Bayern
Notícias ao Minuto

08:00 - 15/06/20 por Carlos Pereira Fernandes

Desporto Histórias do confinamento

Se, um pouco por todo a Europa, deu que falar este ou aquele penteado mais extravagante que foi desenvolvido durante a paragem competitiva motivada pela pandemia, na Alemanha, há um caso que está a dar que falar devido a uma mudança bem mais radical.

Com a Bundesliga suspensa durante, sensivelmente, três meses, Leon Goretzka, do Bayern Munique, dedicou-se (literalmente) de corpo e alma ao trabalho no ginásio, e apresentou-se nos relvados irreconhecível, em modo... 'bicho'.

Há não muitos meses, o internacional alemão apresentava-se como um médio franzino, mas, agora, prima pelo poderio físico, e as diferenças já se vão fazendo sentir dentro das quatro linhas, nos sete jogos disputados pelos bávaros desde o regresso do futebol.

Se, até março - quando o surto do novo coronavírus colocou a modalidade em 'stand-by' - o jogador de 25 anos alternava entre a titularidade e a suplência, neste momento, é titular indiscutível nas contas do treinador Hans-Dieter Flick.

Este sábado, diante do Borussia Monchengladbach, fez uso da 'força bruta' para se impor em campo, com quatro choques ganhos nos seis em que participou e dois duelos ganhos e três possíveis, mas sem nunca descurar a qualidade de passe que lhe é reconhecida, como comprova a taxa de acerto de 87%.

Como se não bastasse, ainda marcou o golo da vitória do Bayern Munique, já aos 86 minutos, quando apareceu no coração da grande área a desviar um cruzamento rasteiro de Benjamin Pavard. Um triunfo importante, que deixa os bávaros a apenas uma vitória do título.

A veia goleadora foi outro dos inesperados desenvolvimentos de Leon Goretzka. Desde o regresso da Bundesliga, o internacional alemão já fez o gosto ao pé por três vezes, um dado impressionante se tivermos em conta que, nos 23 jogos anteriores, o tinha feito por... cinco vezes.

Um médio "ainda mais robusto"

Leon Goretzka já reconheceu, de resto, que foi o próprio que fez questão de desenvolver a vertente física: "Usei a pausa provocada pelo coronavírus para trabalhar na minha capacidade atlética e na força, em conjunto com o treino à distância com a equipa".

"Na verdade, usei quase todos os pesos que tinha em casa, incluindo, obviamente, vários halteres e barras de pesos", confessou o próprio, em declarações prestadas, recentemente, ao portal alemão BavariaFootballWorks, acrescentando que se sente "ainda mais robusto".

"Costuma dizer-se que as batalhas são decididas no meio-campo, não é? Piadas à parte, a robustez física ajuda-me com a presença física no relvado, nos duelos e também ao saltar para os cabeceamentos, como por exemplo nos pontapés de canto. Estou a beneficiar disso ainda mais, assim como o Bayern", rematou.

'Histórias do Confinamento' é a nova rubrica do Desporto ao Minuto que pretende dar a conhecer aquilo que de melhor ou de mais insólito a quarentena originou. De gestos solidários aos episódios mais peculiares, todas as segundas-feiras irá poderá espreitar uma nova história para ler e... partilhar.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório