Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Benfica viveu noite para esquecer, mas jogadores estão tranquilos

Plantel encarnado apanhou susto, mas já se recompôs. Eis a cronologia de uma noite atribulada.

Benfica viveu noite para esquecer, mas jogadores estão tranquilos

Foram muito tensas as horas vividas pelo Benfica após o empate caseiro diante do Tondela (0-0) em jogo da 25.ª da I Liga. Com a possibilidade de assumirem a liderança isolada do campeonato, face à derrota do FC Porto em Famalicão (1-2), as águias não encontraram o caminho do golo e não foram além de um empate. Seguiram-se então momentos que em nada dignificam o futebol português numa noite resultou em dois feridos. Apesar do susto, os jogadores encarnados já recuperam e estão, por fim, tranquilos. 

Vamos à cronologia dos acontecimentos. A comitiva encarnada abandonou o Estádio da Luz após um resultado que não foi ao encontro das aspirações, e ,quando estava a chegar ao Seixal, ao Benfica Campus, foi alvo de um ataque por parte de alguns adeptos, alegadamente, encarnados, que contou com o arremesso de pedras. 

Essas mesmas pedras acabaram por partir alguns vidros do autocarro e Zivkovic acabou por ficar ferido no olho direito, devido aos estilhaços. O extremo sérvio seguiu para o hospital, para receber tratamento, ao lado de Julian Weigl, que ficou em choque. O internacional alemão voltou a viver um novo pesadelo, após ter estado presente no ataque sofrido pelo Borussia Dortmund em março de 2017. 

No entanto, os (graves) acontecimentos não se ficaram por aqui e as casas de Bruno Lage, PizziRafa Silva e Álex Grimaldo foram alvo de vandalismo durante a madrugada. A PSP garantiu a abertura da investigação e adiantou a possibilidade de os suspeitos pertencerem às claques do clube da Luz

Na manhã de sexta-feira, Weigl e Zivkovic reagiram ao sucedido e repudiaram o comportamento dos adeptos que atacaram o autocarro. O médio alemão foi mais duro nas críticas, ainda que tenha deixado claro que não associa tal comportamento à grande maioria dos adeptos encarnados. Por seu turno, o internacional sérvio mostrou-se de olho tapado e frisou que não se podem justificar este tipo de comportamentos, embora tenha garantido também que continuará a dar tudo em prol do Benfica. 

Ver esta publicação no Instagram

Hey everyone, I just want to let you know that I’m ok. We were really lucky! We are all doing mistakes but there was a line crossed! Throwing rocks on a bus without caring if someone gets hurt? I know that’s not how the real Benfica fans are! Especially these past weeks and days should have shown us that it’s always the better solution to stand together instead of literally throwing rocks at each other! Thank you for your kind messages! I appreciate everyone reaching out 

Uma publicação partilhada por Julian Weigl (@juweigl) a 5 de Jun, 2020 às 2:53 PDT

Ver esta publicação no Instagram

We would like to inform you that we are both well. Unfortunately, we cannot justify this behavior... Non the less we assure you that we will keep fighting for SL Benfica and will continue to give everything! Many thanks for all recovery wishes and the great support! Želimo da vas obavestimo da smo obojica dobro. Na žalost ne možemo da opravdamo ovakvo ponašanje... Bez obzira na sve uveravamo vas da ćemo nastaviti da se borimo za SL Benfiku i da ćemo da nastavimo da dajemo sve od sebe! Puno hvala na željama za opravak i vašu veliku podršku!

Uma publicação partilhada por Andrija Zivkovic 17 (@zivkovic17) a 5 de Jun, 2020 às 3:04 PDT

O Benfica reagiu ao sucedido, condenou as atitudes e pediu que se encontrem os culpados, recebendo várias reações, de apoio, por parte da Liga e Federação Portuguesa de Futebol. 

Jogadores estão tranquilos 

A noite foi bastante agitada, especialmente para Weigl, Zivkovic, Pizzi, Rafa e Bruno Lage, mas o plantel do Benfica reuniu-se no Seixal durante o dia de sexta-feira e a tranquilidade foi a palavra de ordem. O Desporto ao Minuto contactou várias fontes próximas dos jogadores e todas elas garantiram que os jogadores estão tranquilos e que apenas estão focados no próximo jogo, diante do Portimonense, agendado para a próxima terça-feira. 

Episódio de violência foi notícia pelo mundo fora 

O ataque ao autocarro do Benfica não passou despercebido lá fora. Um pouco por todo o mundo o episódio de violência foi notícia, numa altura em que são poucos os países nos quais as competições desportivas estão em andamento. Apenas três dias após o regresso do futebol, eis que Portugal serviu de mau exemplo. 

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório