Foram muito tensas as horas vividas pelo Benfica após o empate caseiro diante do Tondela (0-0) em jogo da 25.ª da I Liga. Com a possibilidade de assumirem a liderança isolada do campeonato, face à derrota do FC Porto em Famalicão (1-2), as águias não encontraram o caminho do golo e não foram além de um empate. Seguiram-se então momentos que em nada dignificam o futebol português numa noite resultou em dois feridos. Apesar do susto, os jogadores encarnados já recuperam e estão, por fim, tranquilos.
Vamos à cronologia dos acontecimentos. A comitiva encarnada abandonou o Estádio da Luz após um resultado que não foi ao encontro das aspirações, e ,quando estava a chegar ao Seixal, ao Benfica Campus, foi alvo de um ataque por parte de alguns adeptos, alegadamente, encarnados, que contou com o arremesso de pedras.
Essas mesmas pedras acabaram por partir alguns vidros do autocarro e Zivkovic acabou por ficar ferido no olho direito, devido aos estilhaços. O extremo sérvio seguiu para o hospital, para receber tratamento, ao lado de Julian Weigl, que ficou em choque. O internacional alemão voltou a viver um novo pesadelo, após ter estado presente no ataque sofrido pelo Borussia Dortmund em março de 2017.
No entanto, os (graves) acontecimentos não se ficaram por aqui e as casas de Bruno Lage, Pizzi, Rafa Silva e Álex Grimaldo foram alvo de vandalismo durante a madrugada. A PSP garantiu a abertura da investigação e adiantou a possibilidade de os suspeitos pertencerem às claques do clube da Luz.
Durante a noite, foram vandalizadas as casas de Bruno Lage, Pizzi e Rafa. pic.twitter.com/WeNtVL1O9i
— Benfica Stuff (@Benficastuff) June 5, 2020
Na manhã de sexta-feira, Weigl e Zivkovic reagiram ao sucedido e repudiaram o comportamento dos adeptos que atacaram o autocarro. O médio alemão foi mais duro nas críticas, ainda que tenha deixado claro que não associa tal comportamento à grande maioria dos adeptos encarnados. Por seu turno, o internacional sérvio mostrou-se de olho tapado e frisou que não se podem justificar este tipo de comportamentos, embora tenha garantido também que continuará a dar tudo em prol do Benfica.
Ver esta publicação no Instagram
Ver esta publicação no Instagram
O Benfica reagiu ao sucedido, condenou as atitudes e pediu que se encontrem os culpados, recebendo várias reações, de apoio, por parte da Liga e Federação Portuguesa de Futebol.
Jogadores estão tranquilos
A noite foi bastante agitada, especialmente para Weigl, Zivkovic, Pizzi, Rafa e Bruno Lage, mas o plantel do Benfica reuniu-se no Seixal durante o dia de sexta-feira e a tranquilidade foi a palavra de ordem. O Desporto ao Minuto contactou várias fontes próximas dos jogadores e todas elas garantiram que os jogadores estão tranquilos e que apenas estão focados no próximo jogo, diante do Portimonense, agendado para a próxima terça-feira.
Episódio de violência foi notícia pelo mundo fora
O ataque ao autocarro do Benfica não passou despercebido lá fora. Um pouco por todo o mundo o episódio de violência foi notícia, numa altura em que são poucos os países nos quais as competições desportivas estão em andamento. Apenas três dias após o regresso do futebol, eis que Portugal serviu de mau exemplo.