AF Madeira defende vontade do Marítimo em jogar I Liga no Funchal

A Associação de Futebol da Madeira defendeu hoje a posição do Marítimo de querer realizar as partidas da I Liga portuguesa como visitado no Funchal, no regresso da prova, suspensa pela covid-19.

Notícia

© Global Imagens

Lusa
13/05/2020 18:36 ‧ 13/05/2020 por Lusa

Desporto

I Liga

"Concordo com a opinião do presidente [Carlos Pereira], porque o Estádio do Marítimo é o mais recente em Portugal e é aí que a equipa deve jogar. Reúne todas as condições para que os jogos aqui se realizem. [A Madeira] Oferece condições hoteleiras de qualidade e o transporte aéreo também não oferece qualquer problema, segundo a opinião de pessoas habilitadas", salientou Rui Marote, presidente da associação, à Rádio Renascença.

As dúvidas continuam, numa semana que começou com a revelação do parecer técnico da Direção-Geral da Saúde (DGS), no qual assinalou que "as competições devem ser realizadas no menor número possível de estádios", e que viu, na terça-feira, a outra equipa insular da I Liga, o Santa Clara, anunciar que irá realizar as partidas 'caseiras' na Cidade do Futebol, em Oeiras, que vai servir de centro de estágio do clube açoriano até ao fim da época.

Rui Marote considera que o emblema madeirense irá ficar em desvantagem caso seja obrigado a jogar em Portugal continental, apontando o aspeto emocional dos jogadores, que já havia sido abordado por José Gomes, treinador do Marítimo.

"Caso [o Marítimo] não jogue os seus jogos caseiros na Madeira, existirá uma desigualdade grande. Os jogadores das outras equipas fazem os seus jogos e regressam a casa, enquanto que os do Marítimo terão de estar praticamente dois meses sem ver as respetivas famílias. Isso é uma desvantagem, até a nível psicológico. Percebo que esta é uma situação excecional, mas, dentro dum processo difícil, deve tentar-se ter o mínimo de igualdade", referiu.

O presidente da AF Madeira deixou também elogios ao trabalho desempenhado pelo Governo, Federação Portuguesa de Futebol e Liga de Futebol.

"As entidades têm feito o melhor para que esta situação seja resolvida. O futebol tem até sido um exemplo em relação a outras modalidades quando, no início de março, formou um Comité de Emergência que tomou medidas rápidas e assertivas", disse Rui Marote.

Após a declaração de pandemia, em 11 de março, as competições desportivas de quase todas as modalidades foram disputadas sem público, adiadas -- Jogos Olímpicos Tóquio2020, Euro2020 e Copa América -, suspensas, nos casos dos campeonatos nacionais e provas internacionais, ou mesmo canceladas.

Os campeonatos de futebol de França e dos Países Baixos foram cancelados, enquanto outros países preparam o regresso à competição, com fortes restrições, como sucede na Alemanha, Inglaterra, Itália, Espanha e Portugal, que tem o reinício da I Liga previsto para 04 de junho.

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Rafael quer Cristiano Ronaldo no Botafogo e teve resposta de Ferdinand

Redes Sociais

Rafael quer Cristiano Ronaldo no Botafogo e teve resposta de Ferdinand

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3482
2Benfica3480
3FC Porto3471
4Sp. Braga3466
5Santa Clara3457
6Vitória SC3454
7Famalicão3447
8Estoril3446
9Casa Pia3445
10Moreirense3440
11Rio Ave3438
12Arouca3438
13Gil Vicente3434
14C.D. Nacional3434
15Estrela3429
16AVS3427
17Farense3427
18Boavista3424
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Hyundai quer conquistar Portugal com elétrico de 19.250€: "Opção única"

Exclusivo

Hyundai quer conquistar Portugal com elétrico de 19.250€: "Opção única"

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas