Meteorologia

  • 30 MAIO 2020
Tempo
27º
MIN 20º MÁX 31º

Edição

Federação quer prova profissional mas nega conversações com a SLAR

Portugal tem interesse em colocar uma seleção de jogadores do campeonato nacional de râguebi numa prova profissional no estrangeiro, mas o presidente da Federação negou hoje a existência de conversações formais para integrar a Superliga Americana (SLAR).

Federação quer prova profissional mas nega conversações com a SLAR
Notícias ao Minuto

18:27 - 10/04/20 por Lusa

Desporto Râguebi

A hipótese foi adiantada pelo diretor de alto rendimento da confederação 'Sudamerica Rugby', Daniel Hourcade, numa entrevista à ESPN Argentina, mas Carlos Amado da Silva garantiu à Lusa que, apesar do interesse, houve apenas uma "conversa informal" com um "amigo".

"Estamos interessados em recolocar uma equipa a competir profissionalmente, na Europa ou onde for possível, mas não há ainda nada formal neste momento", garantiu o líder federativo, deixando em aberto a possibilidade de reativar a equipa Lusitanos XV.

Os Lusitanos XV, equipa formada exclusivamente por jogadores do campeonato português, foram criados em 2013 para disputar a European Challenge Cup, competição equivalente à Liga Europa no futebol, após um acordo com a Rugby Europe para ajudar a desenvolver a modalidade em Portugal, mas o projeto durou apenas a época de 2013/14.

Daniel Hourcade, ex-selecionador da Argentina que passou por Direito, Belenenses e seleção portuguesa como adjunto de Tomaz Morais durante o Mundial França2007, manifestou a intenção de transformar a SLAR numa Liga ibero-americana, integrando também 'franquias' de Portugal e Espanha.

A Superliga Americana é uma competição profissional lançada este ano pela Sudamerica Rugby para desenvolver a modalidade na América do Sul, mas foi adiada para 2021, quando estava disputada apenas a primeira jornada, devido à proliferação da pandemia de covid-19 naquele continente.

Integram a SLAR as equipas do Corinthians (Brasil), Olimpia (Paraguai), Ceibos (Argentina), Selknam (Chile), Cafeteros (Colômbia) e também o Peñarol (Uruguai), onde alinharam os internacionais portugueses Raffaele Storti e Jerónimo Portela antes da interrupção da competição.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório