No dia 10 de abril de 1999, um jovem chamado Deco saltou do banco, substituiu Chaínho na equipa do FC Porto num encontro frente ao Sp. Braga e o resto... é história.
Em entrevista ao jornal O Jogo, Deco recordou esse início de percurso nos dragões e deixou elogios aos antigos companheiros que o fizeram crescer.
"Naquela altura, o Fernando Santos falava muito comigo, porque no FC Porto era uma forma diferente de jogar. Quando estava no Alverca, era eu que tinha mais liberdade no meio-campo, mas no FC Porto tínhamos o Zahovic, que era um jogador fantástico e era ele que jogava um pouco como o 10 da equipa. Então, eu fazia mais de 8, até porque, nesse jogo, entrei para o lugar do Chainho", começou por dizer.
"Tive a sorte de entrar numa equipa vencedora e de encontrar um grupo de jogadores que me ajudaram muito, como o Paulinho Santos, Jorge Costa e o Chainho, que era um grande amigo. Mas era uma equipa com muita experiência e que tinha ainda jogadores como o Aloísio. Não era fácil jogar, mas, ao mesmo tempo, sabia que tinha jogadores que podiam ajudar-me no meu crescimento, e foi isso que aconteceu", acrescentou.
O antigo internacional português afirmou ainda que era um sonho ter jogado no FC Porto, mas revelou que poderia ter ido do Salgueiros... para Espanha.
"Quando estava no Salgueiros, fui ao Estádio das Antas assistir a alguns jogos com o Sérgio Alves, que trabalhava com o Jorge Mendes, que era o meu empresário. Tinha o desejo, a paixão e o sonho de jogar no FC Porto, mas naquela altura não sabia que ia para o FC Porto, até porque tinha outros clubes interessados. O Jorge Mendes falou-me no Corunha e no Salamanca", finalizou.