Powered bySolverde
Disclaimer

Cancelamento do futebol não-profissional divide emblemas históricos

O cancelamento dos campeonatos seniores não-profissionais da temporada 2019/20, devido à pandemia de covid-19, divide alguns clubes históricos que já estiveram entre a 'elite' do futebol nacional e que agora disputavam o Campeonato de Portugal (CP).

nike shoes

© Getty Images

Lusa
08/04/2020 23:16 ‧ 08/04/2020 por Lusa

Desporto

Covid-19

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou hoje o final das provas seniores não profissionais de futebol e futsal da época 2019/20, que já se encontravam suspensas e que vão encerrar sem vencedores.

A decisão da FPF, justificada pela indefinição do regresso das competições, em consequência do novo coronavírus, foi do agrado do Beira-Mar, sexto classificado da Série C do CP, a cinco pontos do segundo, que daria acesso ao 'play-off' de promoção à II Liga portuguesa e que era ocupado pelo Benfica de Castelo Branco, quando faltavam disputar nove jornadas.

"Mais importante do que os resultados desportivos, e a competição, é a saúde da comunidade. Dar continuidade a uma prova que está interrompida há semanas, em que os atletas já perderam o ritmo competitivo e ainda não se vê luz ao fundo do túnel para a vida voltar ao normal, seria esquecer a verdade desportiva", afirmou o presidente adjunto dos aveirenses , Afonso Miranda, em declarações divulgadas no site oficial do clube.

O Beira-Mar, que conta com 27 participações na divisão principal do futebol nacional, a última das quais em 2012/13, além de ter arrecadado uma Taça de Portugal (1998/99), defende que esta é mesmo uma "oportunidade para a FPF alterar" o atual modelo competitivo do CP.

Em contraste, o Alverca, terceiro colocado da Série D, a três pontos dos lugares de 'play-off', exteriorizou o seu desagrado, também através de uma nota no site oficial, considerando que a decisão da FPF é "extemporânea e atentatória da verdade desportiva", e poderá "criar uma situação de insustentabilidade económica em alguns clubes".

"Será que a FPF pensou no impacto económico que a sua decisão terá na manutenção de muitos destes postos de trabalho", questionam os ribatejanos, que somaram cinco presenças na I Liga, entre 1998 e 2004, e outras tantas na II Liga, e que esta época eliminaram o Sporting da Taça de Portugal.

O Alverca, que esta temporada seguia no encalço dos líderes da Série D do CP, Olhanense e Real Massamá, lamenta que a FPF não esteja a "defender os clubes com maior número de pontos no CP" e não lhes dê "uma hipótese de concretizar, em campo, o grande objetivo da temporada".

Já o Sporting de Espinho, que detinha o terceiro lugar da Série B, atrás de Arouca e Lusitânia de Lourosa, salientou, em comunicado, que todos no clube "estavam fortemente motivados para cumprir os nove jogos em falta" e "convencidos" de que iriam "disputar novamente a subida à II Liga".

Perante o cancelamento do CP, os 'tigres' - que contam com 11 participações na divisão maior do futebol nacional, a derradeira em 1996/97 - ficam agora a aguardar por "mais esclarecimentos sobre esta decisão, que podem passar por uma reformulação das provas nacionais".

Os campeonatos seniores não profissionais de futebol e futsal da época 2019/20 foram hoje cancelados pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF), devido à pandemia de covid-19, sendo que o organismo anunciou "dar por concluídas, sem vencedores, todas as suas competições seniores que se encontram nesta data suspensas, não sendo atribuídos títulos nem aplicado o regime de subidas e descidas".

As competições profissionais, I Liga e II Liga, continuam suspensas, após 24 das 34 jornadas, bem como a Taça de Portugal, que tem Benfica e FC Porto como finalistas.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 1,4 milhões de pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 86 mil. Dos casos de infeção, cerca de 280 mil são considerados curados.

Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde a declarar uma situação de pandemia. O continente europeu é, neste momento, o mais atingido, com mais de 772 mil infetados e mais de 61 mil mortos.

Em Portugal, que está em estado de emergência desde as 00:00 de 19 de março e até às 23:59 de 17 de abril, registaram-se 380 mortes (mais 35 do que na véspera) e 13.141 casos de infeções confirmadas (mais 699), segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde.

Todos os jogos em direto do FIFA Mundial de Clubes são na app DAZN. Regista-te Grátis em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Passou despercebido? Liverpool eternizou Diogo Jota com pormenor tocante

Inglaterra

Passou despercebido? Liverpool eternizou Diogo Jota com pormenor tocante

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Produção de carros elétricos em Portugal. Eis os números

mercado automóvel

Produção de carros elétricos em Portugal. Eis os números

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas