Meteorologia

  • 07 MAIO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 26º

FC Porto falha 'descolagem' do Benfica por... três centímetros

Dragões não foram além de um empate a uma bola na receção ao Rio Ave, num encontro que fica marcado pelo golo anulado na reta final.

FC Porto falha 'descolagem' do Benfica por... três centímetros
Notícias ao Minuto

22:33 - 07/03/20 por Carlos Pereira Fernandes

Desporto I Liga

O FC Porto não conseguiu aproveitar o empate do Benfica na visita ao Vitória FC, e não foi além de uma igualdade a um golo na receção ao Rio Ave, em partida referente à 24.ª jornada do campeonato nacional.

Chancel Mbemba marcou para os dragões, e Mehdi Taremi para os vila-condenses, numa partida que ficou marcada pelo golo anulado aos homens da casa na reta final, devido a um fora de jogo de Tiquinho Soares por… três centímetros.

Mbemba e Taremi 'abanaram' 45 minutos de equilíbrio

Sabendo do empate do Benfica no Bonfim, diante do Vitória FC, o FC Porto entrou em campo empenhado em chegar ao golo o mais rápido possível, o que esteve prestes a acontecer aos cinco minutos, quando Sérgio Oliveira cabeceou para uma bela defesa de Kieszek.

Ainda que sem encantar, a equipa de Sérgio Conceição foi ocupando o meio-campo vila-condenses, e foi com alguma naturalidade que fez a festa aos 18 minutos, por intermédio de Chancel Mbemba, após passe atrasado de Shoya Nakajima.

O controlo azul e branco era claro, ainda que sem grandes efeitos, uma vez que se traduzia apenas em alguns cruzamentos sem perigo ou em remates de longe… e para longe do alvo, diante de um Rio Ave personalizado, como nos tem habituado.

Carlos Carvalhal dotou a equipa de algumas maiores precauções defensivas, ao alinhar com uma linha de três defesas, mas sem nunca colocar o ‘autocarro’ à frente da baliza, e a apostar na construção a partir da defesa, que causou dificuldades ao adversário.

A procura pela profundidade foi uma constante, em especial para a velocidade de Nuno Santos e Mehdi Taremi, mas só acabou por surtir quando, aos 33 minutos, o iraniano combinou com Diogo Figueiras para, com muita classe, repor a igualdade.

Os vila-condenses cresceram com o golo, e, apenas dois minutos depois, voltaram a ameaçar a baliza dos homens da casa, fruto de um ‘tiraço’ de longe de Nuno Santos, que esbarrou nas mãos de Agustín Marchesín. Tínhamos jogo no Dragão.

Nervosismo tramou o dragão

Se os primeiros 45 minutos foram pautados pelo equilíbrio, os segundos trouxeram um jogo bem mais partido, favorecendo um FC Porto que foi alternando ocasiões desperdiçadas com decisões disparatadas. Uma circunstância que foi tendência ao longo de toda a partida.

O nervosismo instalado na equipa azul e branca era claro, o que resultou em inúmeros remates disparatados, e em cruzamentos inofensivos. O único que resultou teve lugar aos 62 minutos, e culminou num cabeceamento perigoso de Soares.

Pelo meio, os dragões pediram grande penalidade por duas vezes: aos 55 minutos, quando Aderllan Santos derrubou Marega na linha da grande área, e aos 60, quando se pediu mão na bola de Tarantini. Em ambas, Artur Soares Dias mandou seguir (e bem).

Já do lado do Rio Ave, só Mehdi Taremi acabou por ‘cheirar’ o golo. Aos 71 minutos, o iraniano recebeu um cruzamento de Nuno Santos e, de primeira, ensaiou o remate acrobático, que por pouco não encontrou o caminho da baliza do FC Porto.

Aos 78 minutos, as redes vila-condenses voltaram a abanar. Kieszek defendeu os remates de Sérgio Oliveira, Soares e Moussa Marega, e, no meio da confusão, Aderllan Santos colocou a bola na próprio baliza. No entanto, o VAR assinalou fora de jogo a Soares por… três centímetros.

Até final, não sou lugar a mais golos, o que significa que tudo se mantém na mesma na dianteira da I Liga. O FC Porto continua na liderança, com 60 pontos, mais um do que o Benfica. Já o Rio Ave, é quinto classificado, com 38 pontos, menos um do que o Sporting, que ainda tem de entrar em campo.

Momento do jogo: Será que o campeonato se poderá vir a decidir por três centímetros? O golo anulado ao FC Porto significa que a distância que separa os dragões é de apenas um ponto. Este foi, sem dúvida, o lance mais marcante da partida… e poderá mesmo vir a marcar a temporada.

Acompanhamento

90' - Apito final no Dragão. FC Porto e Rio Ave empatam a uma bola graças aos golos de Mbemba e Taremi.

90+2' - Mais uma mexida no Rio Ave. Sai Diogo Figueiras, entra Junio.

88' - Três substituições de uma assentada. No Rio Ave, entram Carlos Mané e Gelson Dala, e saem Lucas Piazón e Mehdi Taremi. No FC Porto, Fábio Silva rende Danilo.

Eis o golo anulado ao FC Porto, que promete dar muito que falar

85' - Afinal não há golo! Após (longa) análise, o VAR assinalou fora de jogo a Tiquinho Soares por três centímetros e anulou o tento.

80' - Sérgio Conceição volta a mexer. O treinador do FC Porto lança Aboubakar para o lugar de Soares.

78' - GOOOOOOOOOOLOOOOOOO do FC Porto! O dragão insistiu e, depois dos remates de Sérgio Oliveira, Tiquinho Soares e Marega, Aderllan colocou a bola na própria baliza.

71' - O que desperdiça Taremi! Após cruzamento de Nuno Santos, o iraniano ensaiou um remate acrobático, que saiu por cima da baliza do FC Porto.

63' - Sérgio Conceição mexe pela primeira vez. Sai Shoya Nakajima, entra Romário Baró.

62' - Por pouco Soares não marca! O avançado ganhou nas alturas e cabeceou ligeiramente por cima da baliza do Rio Ave.

60' - O FC Porto volta a reclamar uma grande penalidade. No entanto, as imagens demonstram claramente que, após cabeceamento de Danilo, a bola embateu na cabeça de Tarantini, e não no braço.

59' - Mais um cartão amarelo. Agora é para Borevkovic, que 'ceifou' Marega quando este seguia 'disparado' no lado direito do ataque do FC Porto.

55' - Pede-se grande penalidade no Dragão. Marega recebeu a bola na esquerda, fletiu para o centro e rematou ao lado da baliza. O FC Porto reclama falta de Aderllan Santos, mas Artur Soares Dias manda seguir jogo.

50' - O primeiro remate da segunda parte pertence ao FC Porto. Sérgio Oliveira, de muito longe, 'disparou' forte, mas, mais uma vez, sim incomodar o guarda-redes do Rio Ave.

46' - Recomeça a partida no Dragão. O FC Porto dá o pontapé de saída na segunda parte.

45' - Artur Soares Dias apita para o intervalo. FC Porto e Rio Ave recolhem aos balneários em igualdade devido aos golos de Mbemba e Taremi.

35' - Por pouco o Rio Ave não consuma a 'cambalhota' no marcador! Nuno Santos, com uma autêntica 'bomba' do meio da rua, obrigou Agustín Marchesín a uma defesa atenta.

Não perca o grande momento que culminou no golo do Rio Ave

33' - GOOOOOOOLOOOOOOOO do Rio Ave! Que golaço de Mehdi Taremi! O internacional iraniano combinou com Diogo Figueiras, 'bailou' sobre Ivan Marcano e, com muita classe, bateu Agustín Marchesín.

30' - Voltou a 'cheirar' a golo no Dragão! Após pontapé-livre cobrado no lado direito do ataque, o internacional português foi às alturas cabecear ao lado da baliza à guarda de Kieszek.

29' - Artur Soares Dias 'saca' pela primeira vez do cartão amarelo. É para Diogo Figueiras, por falta dura sobre Alex Telles.

23' - Agora é a vez de Nakajima tirar as medidas à baliza vila-condense. O japonês teve tempo e espaço, mas o remate de fora da grande área saiu muito torto.

22' - Danilo tenta a sorte de longe. O remate do médio português sai forte, mas muito por cima do alvo.

Assim foi o golo que colocou o FC Porto na frente do marcador

18' - GOOOOOOOOLOOOOOOO do FC Porto! Após uma jogada na insistência na grande área, após canto cobrado por Alex Telles, Chancel Mbemba 'disparou' para o fundo das redes e inaugurou o marcador.

15' - Grande corte de Ivan Marcano! Mehdi Taremi seguia 'disparado' para a baliza do FC Porto, mas o central recuperou bem, foi ao solo e 'roubou' a bola. No entanto, as imagens parecem indicar que o iraniano estaria em posição irregular.

5' - Por pouco não se gritou 'golo' no Dragão! Sérgio Oliveira foi às alturas e, de cabeça, atirou para uma bela defesa de Kieszek.

3' - Três minutos e já há lance polémico no Dragão. Kieszek saiu da grande área e tocou a bola com a mão. No entanto, Artur Soares Dias entendeu que houve falta de Marega sobre o guarda-redes do Rio Ave.

0' - Artur Soares Dias dá o apito inicial. Já se joga o FC Porto-Rio Ave no estádio do Dragão.

'Onzes'

FC Porto: Marchesín; Corona, Marcano, Mbemba, Alex Telles; Danilo, Sérgio Oliveira, Otávio; Nakajima, Marega e Soares.

Rio Ave: Kieszek; Pedro Amaral, Borevkovic, Nélson Monte, Aderllan Santos, Diogo Figueiras; Al Musrati, Tarantini, Nuno Santos, Lucas Piazón e Taremi.

Antevisão

Com a recuperação da liderança bem 'fresca' na memória, o FC Porto entra, este sábado, no relvado do estádio do Dragão de olhos postos na vitória sobre o Rio Ave, de forma a assegurar que o principal adversário, o Benfica, se mantém longe do objetivo.

Os dragões atravessam um dos melhores momentos da temporada, fruto das nove vitórias conquistadas nos dez últimos jogos para o campeonato nacional, mas, do outro lado, terão um Rio Ave que também já não sabe o que é perder nesta prova desde o início de janeiro.

Na primeira volta, recorde-se, a equipa orientada por Sérgio Conceição foi a Vila do Conde vencer por 1-0, graças a um golo assinado por Moussa Marega, resultado que procurará replicar em 'casa', apesar das ausências de Vítor Ferreira, Luis Díaz e Zé Luís.

O FC Porto-Rio Ave será ajuizado por Artur Soares Dias e pode acompanhá-lo, em direto, a partir das 20h30, no Desporto ao Minuto.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório