Tiquinho Soares atravessa mais um período de seca ao serviço do FC Porto. Depois de uma altura de maior efectividade em termos de golos, o avançado brasileiro segue agora há seis jogos sem festejar qualquer remate certeiro.
O jogador, de 29 anos, apresentou uma veia goleadora assinalável entre o início de dezembro e o arranque do novo ano. O camisola 29 dos azuis e brancos marcou 12 golos em 11 encontros de todas as competições, e foi mesmo decisivo em algumas delas como o clássico diante do Sporting, marcando o golo que daria os três pontos aos portistas.
Ainda assim, e com a chegada do mês de fevereiro, Soares perdeu o poder de fogo que tinha vindo a apresentar nessas semanas e nos últimos nove jogos marcou apenas um golo.
Após quatro jornadas consecutivas a faturar (entre a 14ª e a 17ª) com um total de cinco tentos, Soares não foi feliz contra o Gil Vicente, mas voltaria a celebrar um golo em nome próprio na goleada por 4-0 frente ao Vitória FC. Daí para cá o brasileiro não marcou em mais nenhuma ronda - falharia a jornada 21 por castigo - nem mesmo nos 16 avos de final da Liga Europa, numa eliminatória que terminou com a eliminação perante o Bayer Leverkusen.
Apesar da menor efetividade goleadora, o camisola 29 tem merecido a confiança do treinador Sérgio Conceição. Soares tem ocupado uma posição prioritária nas escolhas iniciais do técnico portista e tem sido quase sempre titular desde o início deste ano.
O brasileiro apenas falhou dois encontros desde o início de 2020. Foi convocado para o encontro da segunda mão da meia-final da Taça de Portugal frente ao Académico de Viseu, mas acabaria por não ser utilizado por Sérgio Conceição. Depois, o atleta, de 29 anos, falhou a polémica deslocação ao terreno do Vitória SC, que ficou marcada pelos insultos racistas a Moussa Marega, por estar a cumprir um jogo de castigo após ter visto o quinto cartão amarelo da época na vitória no clássico frente ao Benfica.
Soares deverá continuar a segurar a titularidade no encontro da próxima jornada diante do Rio Ave, na companhia de Marega, jogador que também não ter marcado muitos golos esta temporada.