Clubes de futebol pertencentes a grandes empresas não são invulgares nem uma novidade - quem viveu nos anos 1960 e 1970 até se lembrará da CUF (atual Fabril do Barreiro) em Portugal.
As gerações mais novas têm como exemplo mais flagrante os clubes de futebol da Red Bull (como o Leipzig ou o Salzburgo) ou o PSV Eindhoven que está sob a alçada da Philips.
Da mesma forma, há clubes que pertencem a construtores automóveis. É uma prática muito comum, particularmente na Ásia (em especial no Japão), mas também há casos na Europa.
Aqui, falamos apenas de clubes atualmente sob a alçada de fabricantes automóveis e não é uma lista exaustiva. Há casos passados, como o Sochaux (que esteve ligado à Peugeot) que não consideramos. Do mesmo modo que não contabilizamos parcerias que sejam, apenas, de patrocínio.
Os casos da Audi
Na Alemanha - onde as regras ditam que nos dois principais escalões é obrigatório o clube ter mais de metade das suas ações para poder competir.
Ainda assim, a Audi é proprietária minoritária de dois emblemas: possui 8,33 por cento do 'colosso' Bayern Munique e 19,94 por cento do Ingolstadt 04 - clube da cidade sede da marca, fundado em 2004. Atualmente milita no terceiro escalão, mas já esteve na elite do futebol germânico em 2015/2016 e 2016/2017. O estádio do Ingolstadt 04 tem o nome da Audi na sua designação.
Honda FC (Honda)
Como o nome indica, o Honda Football Club é detido pelo construtor automóvel homónimo, que o fundou como equipa de fábrica em 1971.
Longe de ter o palmarés de outras equipas nesta lista, atua atualmente na quarta divisão japonesa (está, atualmente, empatado na liderança com outros três emblemas). O vermelho é a sua cor dominante. O auge do Honda FC foi nos anos 1980, quando chegou a estar no pódio do principal escalão do futebol nipónico. Em 1991/1992, chegou à final da taça do país.
Jeonbuk Hyundai Motors (Hyundai)
Como o nome indica, este clube coreano é propriedade da Hyundai Motor Company. Fundado em 1994 como Chonbuk Dinos, mudou depois para o nome atual que reflete a sua proprietária - igualmente representada no emblema.
O verde é a cor predominante do clube que terminou a fase regular da primeira divisão da Coreia do Sul (a K-League 1) com uma liderança destacada - estando assim na luta pelo seu décimo título. Em dezembro, vai disputar a final da Taça da Coreia. No palmarés, tem duas Liga dos Campeões asiáticas e duas participações no Mundial de Clubes.
Juventus FC (família Agnelli)
Embora não seja, diretamente, possuída por um só fabricante automóvel, a Juventus FC é propriedade da Exor - que, por sua vez, é também proprietária do grupo Stellantis e da Ferrari. A 'Juve' está há mais de 100 anos ligada à família Agnelli, fundadora da FIAT.
É um clube que dispensa apresentações. As suas camisolas listadas de preto-e-branco notabilizaram-se com 36 títulos nacionais italianos e com uma Liga dos Campeões. Nos últimos anos, a 'Vecchia Signora' tem estado afastada das grandes conquistas, mas continua a ser uma das equipas mais fortes de Itália.
Nagoya Grampus (Toyota)
O Nagoya Grampus atua no principal campeonato japonês (a J1 League) e foi fundado pela Toyota como Toyota Motor SC em 1939. Viria a mudar de nome em 1990 (para Nagoya Grampus Eight) e em 2008 assumiu a designação atual.
O emblema, cujo vermelho e o amarelo são as principais cores, foi campeão nacional japonês em 2010 e participou quatro vezes na Liga dos Campeões asiática. Longe dos tempos de glória, está agora a lutar para não descer, estando poucos pontos acima da linha de água na reta final da época.
VfL Wolfsburgo
O VfL Wolfsburgo é gerido pela VfL Wolfsburg-Fußball GmbH, uma subsidiária totalmente detida pelo Grupo Volkswagen. A história da própria cidade mistura-se com a do construtor, tendo sido fundada para acomodar os trabalhadores da então nova fábrica em 1938.
As origens do atual VfL Wolfsburgo remontam a 1945 e, ao longo dos anos, tornaram-se numa equipa de referência na Alemanha. O emblema verde e branco já foi campeão nacional por uma vez e contabiliza três participações na Liga dos Campeões.
Yokohama F. Marinos (Nissan)
Fundados em 1972 como Nissan Motors Football Club, os Yokohama F. Marinos assumiram a atual designação em 1999 depois da fusão com os Yokohama Flügels. Têm um histórico de sucesso, incluindo a 'Tripla Coroa' japonesa em 1989, ao vencerem os três títulos mais importantes do país.
Ao todo, o clube foi cinco vezes campeão nacional japonês. Veste de azul e branco e, este ano, encontra-se na luta pela fuga à despromoção na J-League 1 quando faltam disputar apenas cinco jornadas do campeonato. Participou por dez vezes na Liga dos Campeões asiática.
Apesar de ser proprietária maioritária do clube desde a sua fundação, como lhe contámos recentemente a Nissan estará à procura de vender os seus 75 por cento, numa altura de crise.
Percorra a galeria no topo do artigo e veja imagens destes clubes.
Leia Também: Crise leva Nissan a tentar vender clube de futebol no Japão