Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Diogo Jota e Rúben Neves comprovam importância portuguesa nos Wolves

Os dois jogadores ex-FC Porto deram nova prova de importância na equipa mais portuguesa de Inglaterra.

Diogo Jota e Rúben Neves comprovam importância portuguesa nos Wolves
Notícias ao Minuto

08:05 - 22/02/20 por Francisco Amaral Santos

Desporto Análise

Os lobos do Wolverhampton continuam a surpreender tudo e todos. Na Liga Europa, a equipa de Nuno Espírito Santo voltou a golear, desta feita, na receção ao Espanyol (4-0), em jogo realizado na noite de quinta-feira e referente à 1.ª mão dos 16avos de final. Diogo Jota e Rúben Neves foram os rostos mais evidentes de mais um triunfo categórico da equipa mais portuguesa de Inglaterra. 

O antigo avançado do Paços de Ferreira e do FC Porto assinou um hattrick no Molineux e reservou um lugar na história do Wolverhampton. Na presente temporada, o internacional português já tinha apontado um hattrick, precisamente na Liga Europa, colocando o seu nome ao lado de Derek Dougan, o único jogador, até então, a marcar três golos num só jogo europeu ao serviço dos lobos. Ora, se Jota já tinha cravado um lugar de destaque no emblema inglês, na quinta-feira conseguiu fazer aquilo que mais ninguém tinha conseguido: assinar dois hattricks em jogos europeus do Wolverhampton. 

Os dois hattricks na Liga Europa conferem um saldo de seis golos a Diogo Jota nos jogos da competição desta temporada, mas o avançado português, ainda assim, divide o pódio de melhor marcador com Sporar (Sporting), Morelos (Rangers) e Kamada (Frankfurt). No cômputo geral, Jota elevou para 12 os tentos assinados entre as diversas competições e já superou o registo goleador da temporada passada: 10 golos em 37 jogos. 

Melhor só mesmo a primeira temporada de Jota no Wolverhampton (18 golos em 46 partidas), ainda que nessa altura a equipa dos lobos alinhava no Championship, pelo que o grau de dificuldade era visivelmente mais baixo. 

2019/20 33 jogos 12 golos 5 assistências
2018/19 37 jogos 10 golos 7 assistências
2017/18 42 jogos 18 golos 6 assistências

Neves, o craque que não sabe marcar golos fáceis 

A noite de quinta-feira foi ainda abrilhantada por mais um golaço de Rúben Neves que voltou a rebentar a escala pela Europa fora. O médio português, que já habituou o planeta do futebol a golos de outro mundo, aproveitou uma bola pelo ar para assinar o melhor tento desta jornada da Liga Europa e, quiçá, um dos melhores da temporada. 

De facto, Rúben Neves não tem só a fama de ser mestre de remates a longa distância como também tem o (pleno) proveito. Ao serviço do Wolverhampton, o jovem médio português acumula um saldo de 15 golos em duas temporadas e meia. Dos 15 remates certeiros, 12 foram apontados fora da grande área adversária, sendo que os restantes três partiram da marca de grande penalidade. Assim sendo, os números não mentem e em Inglaterra já não existem dúvidas: Rúben Neves não sabe marcar golos fáceis. 

Adversário Tipo de golo Competição Data
Hull City Pontapé de pé direito fora da grande área Championship 15/08/17
Sheffield Wednesday Pontapé de pé direito fora da grande área Championship 15/12/17
Brentford Livre direto Championship 02/01/18
Sheffield United Pontapé de pé direito fora da grande área Championship 03/02/18
Cardiff Livre direto Championship 06/04/18
Derby Pontapé de pé direito fora da grande área Championship 11/04/18
Everton Livre direto Premier League 11/08/18
Tottenham Grande penalidade Premier League 03/11/18
Liverpool Pontapé de pé direito fora da grande área FA Cup 07/01/19
Everton Grande penalidade Premier League 02/02/19
Arsenal Livre direto Premier League 24/04/19
Pyunik Erewan Grande penalidade Qual. Liga Europa 08/08/19
Manchester United Pontapé de pé direito fora da grande área Premier League 19/08/19
Aston Villa Pontapé de pé direito fora da grande área Premier League 10/11/19
Espanyol Pontapé de pé direito fora da grande área Liga Europa 20/02/20

No entanto, desengane-se quem pensa que a importância de Rúben Neves no Wolves resume-se apenas aos golos capazes de levantar qualquer estádio. O jogador de 22 anos é um dos intocáveis de Nuno Espírito Santo e está transformado num autêntico box-to-box capaz de jogar em alta rotação durante os 90 minutos de cada jogo. Formando dupla, na grande maioria dos jogos, com o compatriota João Moutinho, o médio formado no FC Porto acumula muitos outros dados positivos ao longo das partidas que se traduzem na coesão defensiva do Wolverhampton. 

Na partida diante do Espanyol, Rúben Neves voltou a reunir números categóricos para lá do golo: 75% de passes certos, seis interceções e três desarmes. 

A explicação da última 'obra de arte'

"O meu primeiro toque com o peito foi perfeito e depois só pensei em rematar. É sempre bom marcar e eu desfruto de cada golo, mas estou mais feliz pela equipa porque fizemos um grande trabalho", atirou Rúben Neves, aquando questionado pela mais recente 'obra de arte' que juntou à sua vasta coleção

Contingente português absolutamente decisivo 

Neste momento, e com a entrada de Daniel Podence no passado mês de janeiro, o Wolverhampton conta com oito jogadores lusos ao dispor do também português Nuno Espírito Santo. Deste lote, apenas Bruno Jordão parece estar mais longe de se afirmar definitivamente nos lobos. De resto, todos os jogadores são recorrentemente utilizados por NES e estão mesmo entre os favoritos dos adeptos do Wolverhampton. E não é caso para menos, diga-se. 

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório