Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Leão mostra as garras e aproxima-se dos 'oitavos'

Leões bateram turcos em Alvalade para a primeira mão dos 16 avos de final da Liga Europa, por 3-1.

Leão mostra as garras e aproxima-se dos 'oitavos'
Notícias ao Minuto

19:49 - 20/02/20 por Notícias Ao Minuto

Desporto Liga Europa

Resumo:

O Sporting está mais perto dos oitavos de final da Liga Europa, depois de, nesta quinta-feira, ter batido o Basaksehir por 3-1, em encontro referente à primeira mão dos 16 avos de final da competição da UEFA.

Os leões assinaram, diante do conjunto turco, aquela que foi, se não a melhor, uma das melhores exibições em toda a temporada, não só justificando o triunfo, como dando a sensação até de que poderia ter vencido por mais golos de diferença.

A equipa orientada por Jorge Silas, de resto, entrou na partida 'a todo o gás', abrindo o ativo logo aos 3 minutos de jogo: Marcos Acuña cobrou um pontapé de canto desde o lado direito e o Sebastián Coates empurrou, com o pé direito, para o fundo das redes à guarda de Mert Gunok.

O guarda-redes do Basaksehir, convém salientar, foi mesmo um dos homens em destaque neste duelo, pelo elevado número de intervenções que foi obrigado a fazer pelo ataque leonino que, sobretudo no primeiro tempo, deu muito trabalho ao guardião.

Gunok apresentou-se a bom nível, evitando que o resultado ganhasse contornos de goleada, mas nada pôde fazer quando, à passagem do minuto 44, Andraz Sporar respondeu com uma boa finalização a um cruzamento de Stefan Ristovski e dilatou a vantagem do Sporting no encontro.

Este foi, vale destacar, o primeiro golo do esloveno de leão ao peito, ele que chegou a Alvalade em janeiro, proveniente do Slovan Bratislava, e realizou, esta noite, o seu quinto jogo oficial de verde e branco.

No segundo tempo, o Sporting começou por recusar colocar o pé no travão. Pelo contrário; os leões subiram ao relvado, após o reatamento, com 'fome' de golos e voltaram mesmo a marcar. Numa altura em que o Basaksehir tentava ter a bola em seu poder, os pupilos de Silas recuperaram a posse e construíram um ataque rápido que culminou num golo repleto de classe de Luciano Vietto, que colocou a bola por cima de Gunok depois de ser assistido por Jovane Cabral.

Até final, e depois de chegar ao terceiro golo, a formação verde e branca baixou o ritmo do seu futebol, como seria de esperar, e concentrou-se em defender a vantagem, mas acabou por vacilar: aos 77 minutos de jogo, Luís Neto parou Demba Ba em falta na grande área verde e branca, e Visca não desperdiçou a ocasião para, da marca dos onze metros, encurtar distâncias no marcador e fixar o resultado final em 3-1.

Sporting e Basaksehir voltarão a encontrar-se no próximo dia 27 de fevereiro, de hoje a oito dias, desta feita no Basaksehir Fatih Terim Stadium, para o duelo da segunda mão destes 16 avos de final da Liga Europa.

Minuto a Minuto:

90' - Final da partida! O Sporting bateu o Basaksehir por 3-1 nesta primeira mão dos 16 avos de final da Liga Europa.

90' - Três minutos de tempo extra concedidos pelo árbitro neste segundo tempo.

89' - Sporting esgotou as substituições: Plata entrou para o lugar de Bolasie.

O golo do Basaksehir nesta partida

82' - Sporting voltou a mexer: saiu Jovane e entrou Doumbia.

81' - Basaksehir esgotou as alterações: Aleksic entrou para o lugar de Kahveci.

79' - Cartão amarelo para Ponck.

77' - Golo do BasaksehirMarcou Visca, da marca de grande penalidade. 3-1.

76' - Luís Neto viu o cartão amarelo e vai falhar o jogo da segunda mão.

76' - Penálti para o Basaksehirpor falta de Luís Neto sobre Demba Ba.

71' - Sporting também mexeu: Pedro Mendes rendeu Sporar.

70' - Nova alteração no Basaksehir: saiu Skrtel e entrou Elia.

65' - Fase morna do jogo, com o Basaksehir a tentar chegar ao golo, sem sucesso, e o Sporting a controlar a vantagem de três golos.

60' - Remate forte de Visca, para uma defesa impressionante de Maximiano, que evitou, assim, o golo do Basaksehir.

Foi assim que o Sporting chegou ao 3-0

57' - Crivelli viu o cartão amarelo e vai falhar o encontro da segunda mão, na Turquia.

51' - Golo do Sporting! Marcou Vietto, assistido por Jovane, após jogada rápida do ataque leonino. Na cara de Gunok, desta vez, o argentino atirou a contar e ampliou a vantagem da equipa de Silas para 3-0.

46' - Basaksehir realizou substituição ao intervalo: saiu Gulbrandsen e entrou Ozcan.

46' - Já se joga a segunda parte deste encontro! Desta vez, saiu o Sporting com a posse da bola.

45+4' - Intervalo em Alvalade! O Sporting recolhe aos balneários a vencer o Basaksehir por 2-0.

Eis o primeiro golo de Sporar com a camisola do Sporting

45' - São três os minutos de compensação nesta primeira parte.

44' - Golo do Sporting! Marcou Sporar, com um remate de primeira na grande área turca, após cruzamento de Ristovski. 2-0. Foi o primeiro golo do esloveno pelos leões, ao quinto jogo oficial de verde e branco.

44' - Sporar já está recuperado; segue o jogo.

43' - Sporar está agora a receber assistência médica, após choque com um adversário. Pedro Mendes já aquece.

41' - Sporar tinha tudo para marcar. O esloveno recebeu um passe longo de Acuña, muito bem medido, mas deixou escapar a bola antes de conseguir rematar.

38' - O Basaksehir está melhor no jogo nos últimos minutos, jogando nas proximidades da área leonina, mas sem criar oportunidades de perigo.

32' - Mais uma ocasião para os leões. Agora foi Vietto que, na cara de Gunok, voltou a permitir a defesa do guarda-redes do Basaksehir.

29' - Remate cruzado de Bolasie, que estava descaído para a direita. A bola, no entanto, saiu ao lado.

27' - Golo anulado ao Sporting. Sporar atirou ao ferro e, na recarga, Jovane atirou a contar, mas o esloveno estava em posição irregular antes do remate, razão pela qual o lance foi anulado. O VAR confirmou a decisão da equipa de arbitragem.

25' - Battaglia já está recuperado e dentro das quatro linhas.

23' - Battaglia está em dificuldades no relvado, com dores no pé direito, após lance dividido com um jogador do Basaksehir. Doumbia já aquece.

21' - Vietto atirou de primeira para mais uma defesa de Gunok. O argentino atirou ainda de fora da área, de pé direito.

19' - Jovane tentou a sorte de meia distância, mas o remate saiu muito por cima da baliza turca.

16' - Outra defesa de GunokDesta feita, após remate de Battaglia, na sequência de um pontapé de canto favorável ao Sporting.

15' - Que perdida de JovaneO extremo recebeu um passe na profundidade de Bolasie, mas, na cara de Gunok, permitiu a defesa do guarda-redes turco.

12' - Remate forte e rasteiro de Jovane Cabral, bloqueado de forma eficaz pela defesa turca.

10' - Depois de uma entrada fortíssima do Sporting em jogo, o Basaksehir tenta agora equilibrar o encontro, jogando no meio-campo leonino, mas, para já, sem criar ocasiões de perigo.

6' - Quase marcava SporarO avançado esloveno recebeu um passe repleto de classe de Jovane, recebeu com o peito e atirou em grande estilo, mas ao lado.

Foi assim que o Sporting inaugurou o marcador desta partida

5' - Jogada individual de Sporar termina em cruzamento rasteiro para a área, mas Bolasie não conseguiu rematar e a jogada perdeu-se.

3' - Golo do Sporting! Marcou Coates. Na sequência de um pontapé de canto cobrado por Acuña, o central leonino desviou para o fundo das redes turcas para inaugurar o marcador. 1-0.

1' - Já rola bola em Alvalade! Saiu a jogar a equipa do Basaksehir.

Onzes:

Sporting: Maximiano; Ristovski, Neto, Coates, AcuñaBattaglia, WendelVietto, Bolasie, Jovane Cabral, Sporar.

Suplentes: Diogo Sousa, Ilori, Doumbia, Eduardo, Plata, Camacho, Pedro Mendes.

BasaksehirGunok; Júnior Caiçara, Ponck, Skrtel, Clichy; Kahveci, Tekdemir, Gulbrandsen, Visca; Demba Ba, Crivelli.

Suplentes: Babacan, Ozcan, Uçar, AleksicEpureanuOkechukwuElia.

Antevisão:

A Liga Europa regressa esta quinta-feira com quatro equipas lusas em prova; entre elas, o Sporting, que vai receber o Basaksehir, no estádio José Alvalade.

Nesta primeira mão dos 16 avos de final da competição da UEFA, os leões terão pela frente o segundo classificado do campeonato turco, prova na qual é também o segundo ataque mais concretizador.

A equipa de Jorge Silas terá, por isso, de mostrar o seu valor para levar de vencida esta formação, que promete dificultar a vida ao máximo ao conjunto verde e branco na luta por um lugar nos oitavos de final.

Em Alvalade, a bola vai começar a rolar às 17h55. Fique com o Desporto ao Minuto e acompanhe, em direto, as principais incidências deste duelo dos 16 avos de final da Liga Europa.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório