Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

"Marega? Isto, mais do que racismo, foi uma prova de estupidez"

Pinto da Costa abordou polémica que ocorreu em Guimarães.

"Marega? Isto, mais do que racismo, foi uma prova de estupidez"
Notícias ao Minuto

14:12 - 18/02/20 por Notícias Ao Minuto

Desporto Caso Marega

À chegada ao Tribunal da Relação Porto, para ser ouvido a respeito dos ataques à Academia de Alcochete, Pinto da Costa, presidente do FC Porto, foi questionado sobre a polémica em torno de Marega, que, no encontro com o Vitória SC, abandonou o relvado depois de ter sido alvo de insultos racistas vindos da bancada.

"Esse conceito não me foi ensinado por ninguém, eu é que o vivi na infância, quando os meus ídolos, os jogadores do FC Porto, alguns eram de cor. Para mim, era absolutamente indiferente a raça, o país ou a cor. As crianças têm como ídolos jogadores de outras raças. O futebol serviu para que não exista racismo", atirou o líder azul e branco.

"Aquilo foi uma atitude infeliz, nem posso dizer que as pessoas foram racistas, foi uma maneira de atingir o Marega, porque o Vitória SC também tem jogadores de outras raças que nunca foram ofendidos. Obviamente que têm de ser castigados, mas isto, mais do que racismo, foi uma prova de estupidez", prosseguiu.

"Foi positivo ter tanto destaque porque é um alerta para que este problema seja debatido. O racismo é um problema estúpido. No primeiro jogo que eu vi, o FC Porto tinha um jogador, o Gastão, que era negro e era dos que mais gostava. Não compreendo este problema. Isto é, sobretudo, um caso de polícia. Quando roubam as carteiras às pessoas num estádio a responsabilidade não é dos clubes", defendeu Pinto da Costa, antes de comentar as declarações de Miguel Pinto Lisboa, presidente do Vitória SC, sobre o caso.

"É a opinião dele, ele é que tem de responder pelo que diz. Eu não vou comentar. Solidariedade total com o Marega. Não é por sido vítima de racismo que nós temos consideração pelo Marega. Em dezembro, recebeu o Dragão de Ouro, pelas suas qualidades enquanto futebolista e homem. Depois do que aconteceu em Guimarães, a vida decorre normalmente no FC Porto", sentenciou.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório