Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

"A diferença pontual para os primeiros tem que ver com a regularidade"

Depois de uma vitória, em casa, frente ao Portimonense, o emblema de Alvalade desloca-se agora a Vila do Conde para medir forças com o Rio Ave de Carlos Carvalhal. Acompanhe em direto a conferência de imprensa de Jorge Silas de antevisão a esta partida referente à 21.ª jornada.

"A diferença pontual para os primeiros tem que ver com a regularidade"
Notícias ao Minuto

12:22 - 14/02/20 por Notícias Ao Minuto

Desporto Jorge Silas

Jorge Silas, treinador do Sporting, fez esta sexta-feira a antevisão da partida do Sporting, amanhã, com o Rio Ave, mostrando-se motivado para garantir uma vitória na deslocação a Vila do Conde.

Falando muito sobre ausentes, o técnico deu a entender que poderá ter de mudar novamente o sistema da equipa, mas não abriu o jogo relativamente a que equipa irá apresentar.

Confira os principais pontos da conferência de imprensa do técnico do emblema de Alvalade.

Ausências podem provocar mudança de sistema: Se Acuña não jogar provavelmente teremos de mudar o sistema, porque não temos assim tantas alternativas para jogar com um linha de cinco. Mas o Rio Ave estará preparado para os dois sistemas. 

Battaglia: O Battaglia tem-nos ajudado bastante e vai continuar a ajudar.

Arbitragem - Comentário Sp. Braga: Não temo condicionamentos de arbitragem. Acho até que os árbitros cometem erros em todo o lado. Não é só aqui. É verdade que pontualmente nos podemos sentir prejudicados. Não acho que os árbitros sejam maus. Podemos sentir aqui ou ali que somos lesados, mas não acredito que estejam condicionados. Acho que há quem os possa querer condicionar, mas acho que não estarão. Os árbitros estão muito melhor preparados que no passado, há 10, 20 ou 30 anos. 

Recuperação pontual e distância para os primeiros: Eu acho que tem que ver com a regularidade dos da frente. Foram mais regulares. Quatro pontos entre ambos é muito pouco. O Benfica só perdeu com o FC Porto, não perdeu mais jogo nenhum. É difícil encontrar uma liga assim. A diferença pontual tem que ver com a regularidade. Mas somos o Sporting e temos de olhar sempre para cima. Estamos em terceiro e temos de olhar para cima e ganhar os nossos jogos. Se for para nos equipararmos, equiparamo-nos aos grandes, até porque em confronto direto não fomos inferiores a eles. Não fiquei convencido que tivessem sido mais fortes que nós, mas têm sido mais regulares e merecem parabéns por isso. 

Bolasie e JeséSão jogadores com os quais contamos. Repare, estamos a falar do Bolasie e ele não joga só há dois jogos. Dizer que já não conta não faz sentido nenhum. Todos os jogadores contam. Temos de olhar para os jogadores e as características dos adversários. O Bolasie até pode ser titular amanhã. Vamos ter de esperar para ver. Tanto ele como o Jesé estão convocados. 

Vietto castigado - Eduardo: O Eduardo é diferente do Vietto e do Bruno. Agora que conheço melhor o plantel consigo perceber que o plantel foi montado assente na ideia do 4-2-3-1. É um sistema que os jogadores estão muito confortáveis. Olhando para jogadores como Bruno e Vietto, percebemos que esta equipa foi criada a pensar nisso. Não tendo esses jogadores temos de pensar em alternativas. Pensar em coisas diferentes... Há alguns jogadores que estavam para dar força à ideia inicial e agora já não estão. O Eduardo é um médio mais defensivo e quando foi trazido foi trazido a pensar nisso. É um médio mais de transição. Não olho muito para ele nessa posição. Em Braga foi dos melhores jogadores. Tem uma capacidade de aceleração, como o Wendel, que poucos jogadores têm em Portugal. Mas o Eduardo não é um 10. 

AcuñaTemos muitos que de uma só vez podemos não contar com eles. Se ele não puder jogar, temos de meter outros. Temos muitos jovens que vão aparecendo cada vez mais, com uma ambição grande de representar o Sporting. Se Acuña não conseguir jogar teremos de encontrar outras soluções.

Defesa com lesões: Não preparamos o jogo a pensar no que é a dinâmica do adversário. Preparamos mais a equipa para atacar do que para defender. Se eles têm os seus argumentos nós também temos os nossos. Se atacarmos bem vamos condicionar o Rio Ave. Quando se tem a bola... As equipas fazem o que deixamos. Eu tenho dito sempre isto. Não preparo só a equipa no que os outros fazem, mas no que nós podemos fazer. 

Contestação: Condeno todos e quaisquer atos de violência, tanto dentro como fora dos recintos. Isso é claro. Olhando à nossa performance em casa não direi que tenha afetado. Temos sido fortes em casa, e perdemos porque jogámos mal. Se estivermos todos a puxar para o mesmo lado as coisas ficam mais fácil para nós e mais complicadas para os outros. Já disse em conferência de imprensa que os adeptos nos ajudaram... Quando melhorámos também nos mostraram o seu apoio. O que fazemos dentro de campo puxa ou não pelos adeptos. Temos de ser nós a dar de nós para que nos possam apoiar.

Rio Ave: O Rio Ave é uma das equipas em Portugal que pratica um futebol atrativo. O seu treinador já foi meu treinador e que acompanhe com muita atenção desde que foi meu treinador. Gosto muito dele e sempre segui o seu trabalho. Tem um plantel com muito bons jogadores, são provavelmente das melhores equipas em Portugal. Vem de uma série de resultados positiva e vão estar até ao final a lutar por lugares europeus. De qualquer das maneiras, acho que temos argumentos para poder ir lá e ganhar. Respeitando muito o Rio Ave, temos as nossas armas e queremos po-las em prática. Vamos tentar ganhar. Mesmo o Rio Ave tendo ganho aqui, podemos e devemos fazer mais. 

Antevisão: Depois de regressar ao terceiro lugar aproveitando o deslize do Sporting de Braga, o Sporting desloca-se este sábado a Vila do Conde para enfrentar, em partida da 21.ª jornada, o Rio Ave de Carlos Carvalhal.

Numa partida em que os verde e brancos podem jogar com o resultado do jogo dos bracarenses frente ao Benfica, a formação de Alvalade quererá trazer para Lisboa os três pontos. 

Num momento em que Silas está privado de algumas unidades, nomeadamente de Mathieu, mas em que o técnico tem introduzido também algumas alterações no sistema de jogo dos seus pupilos, o técnico deverá abordar todas estas questões em conversa com os jornalistas. 

Fique com o Desporto ao Minuto e acompanhe a conferência do técnico dos leões.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório