Powered bySolverde
Disclaimer

CR7 sem direito a passeio: Serie A ao rubro como há muito não se via

Campeonato italiano promete uma luta pelo título como há muito não se via, e 2020 poderá marcar o fim da era de hegemonia da Juventus em Itália.

Notícia

© Reuters

Rodrigo Querido
11/02/2020 07:47 ‧ 11/02/2020 por Rodrigo Querido

Desporto

Serie A

A Juventus domina o futebol italiano há muitos anos, com os últimos oito campeonatos a seguirem para a formação de Turim sem praticamente oposição das restantes equipas.

Os últimos oito 'Scudettos' da Serie A caíram nas mãos da Juventus com bastante facilidade, mas esta temporada a história não parece estar a repetir-se, já que a formação onde pontifica Cristiano Ronaldo nem lidera a tabela classificativa e até já somou mais derrotas dos que os mais diretos concorrentes na luta pelo primeiro lugar, algumas delas comprometedoras.

Desde 2012, quando Antonio Conte levou a 'Vecchia Signora' de regresso aos títulos, que as cores que enfeitaram o troféu do campeão foram sempre em preto e branco. Mas esta época não será, certamente, um 'passeio' para os 'Bianconeri'. Internazionale e Lazio estão no encalce da formação de Turim, naquele é um dos campeonatos mais competitivos dos últimos anos.

E é precisamente um antigo treinador da Juventus, agora no Internazionale, que tenta quebrar esta hegemonia da formação de Turim. Antonio Conte somou três vitórias consecutivas na Serie A entre 2012 e 2014, antes de assumir o comando técnico da seleção de Itália, e esta temporada está a tentar trilhar esse caminho de sucesso, mas agora ao serviço do Internazionale.

A formação de Milão investiu forte esta época para tentar terminar com a hegemonia da Juventus e retomar os caminhos do título que foge desde 2010, e gastou mais de 100 milhões de euros, com destaque para a chegada de Romelu Lukaku, que tem formado uma dupla de ataque mortífera com o argentino Lautaro Martínez. A esta contratação somam-se, por exemplo, as chegadas de Nicolò Barella, uma das promessas emergentes no futebol transalpino, e de Christian Eriksen já neste mercado de inverno.

O belga, que custou 65 milhões de euros aos cofres dos 'Nerazzurri', é um dos melhores marcadores do campeonato, com 17 golos, e em conjunto com Lautaro Martínez é responsável por 28 dos 48 golos do Internazionale nesta competição. Os milaneses são mesmo um dos melhores ataques da competição, apenas atrás da Lazio e da Atalanta. Para além disso, são também uma das melhores defesas do campeonato a par da Lazio, com 20 golos consentidos.

A equipa de Milão voltou a subir à liderança do campeonato este fim de semana, depois da vitória no dérbi com o eterno rival AC Milan. O Internazionale aproveitou da melhor maneira uma nova escorregadela da Juventus, da qual já falaremos, e passou a somar 54 pontos, os mesmos que a formação de Turim.

Juventus em queda desde o Natal

Por outro lado, a 'Vecchia Signora' segue de novo na segunda posição da tabela classificativa, depois da derrota deste fim de semana com o surpreendente Hellas Verona (2-1). Esta foi a terceira derrota da Juventus em 23 encontros para o campeonato italiano e que se seguiu a desaires contra o Napoli, no final de janeiro, e contra a Lazio, a meio de dezembro

Maurizio Sarri rendeu esta temporada Massimiliano Allegri, mas ainda não parece ter convencido os adeptos com as exibições da formação de Turim. A Juventus atravessa uma fase complicada e saiu derrotada em duas das últimas três jornadas da Serie A, uma sequência de resultados que permitiu a reaproximação dos outros candidatos ao título na tabela classificativa, desperdiçando uma vantagem que já chegou a ser de quatro pontos.

A imprensa italiana escreve mesmo que Cristiano Ronaldo, a estrela da equipa, está furioso com este mau momento de forma da equipa e colocou a luta pelo título ao rubro, ao contrário do que tem acontecido nos últimos anos. A Juventus nem sequer está na lista de equipas mais concretizadoras no campeonato - é quarta nesta lista - e consegue estar no pódio de equipas com menos golos sofridos com apenas um de vantagem sobre o Hellas Verona.

Lazio tenta intrometer-se na luta

A Lazio também tem contas a prestar esta temporada no que toca à corrida pelo título, e muito pode agradecê-lo a Ciro Immobile. O internacional italiano tem sido um dos portentos da formação orientada por Simone Inzaghi e é mesmo o melhor marcador do campeonato com 25 golos, mais cinco do que Cristiano Ronaldo.

Depois de um oitavo lugar na última temporada, a formação da capital italiana parece estar de volta à corrida por um título que lhe foge desde 1999/2000. As últimas épocas não têm sido muito positivas no que toca à luta por lugares nas competições europeias, mas a formação 'laziele' parece agora ter reencontrado o caminho da glória.

Os Biancazzurri conseguiram conjugar a irreverência de jovens como Milinkovic-Savic, um dos médios com mais mercado no futebol europeu, Luiz Felipe e Joquín Correa, com a experiência dos veteranos Parolo ou Senad Lulić para voltar a lutar pelos títulos.

A Lazio ocupa atualmente o terceiro posto da tabela classificativa com 53 pontos, a um do duo de líderes formado por Internazionale e Juventus. Qualquer escorregadela destas duas equipas pode permitir aos 'laziale' a subida à primeira posição.

Se nos últimos anos a Juventus terminou o campeonato com vantagens relativamente confortáveis sobre os mais diretos perseguidores, tirando a épocas 2017/18 e 2016/17 em que o Napoli e AS Roma ficaram a quatro pontos do primeiro classificado, esta temporada promete ser uma das mais competitivas da última década.

  Classificação atual Época 2018/19 Época 2017/18 Época 2016/17 Época 2015/16
Inter 1º - 54 pontos 4º - 69 pontos 4º - 72 pontos 7º - 62 pontos 4º - 67 pontos
Juventus 2º - 54 pontos 1º - 90 pontos 1º - 95 pontos 1º - 91 pontos 1º - 91 pontos
Lazio 3.º - 53 pontos 8º - 59 pontos 5º - 72 pontos 5º - 70 pontos 8º - 54 pontos

Leia Também: Licença para marcar: O ataque 'assassino' de que todos falam

Não percas todos os jogos do FIFA Mundial de Clubes grátis na app DAZN. Regista-te em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Raul Moreira envolto em polémica: "Ou ganha o Benfica, ou matamos alguém"

Futsal

Raul Moreira envolto em polémica: "Ou ganha o Benfica, ou matamos alguém"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3482
2Benfica3480
3FC Porto3471
4Sp. Braga3466
5Santa Clara3457
6Vitória SC3454
7Famalicão3447
8Estoril3446
9Casa Pia3445
10Moreirense3440
11Rio Ave3438
12Arouca3438
13Gil Vicente3434
14C.D. Nacional3434
15Estrela3429
16AVS3427
17Farense3427
18Boavista3424
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Do filme à vida real. Brad Pitt pilotou um McLaren de Fórmula 1

Fórmula 1

Do filme à vida real. Brad Pitt pilotou um McLaren de Fórmula 1

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas