Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

CR7 sem direito a passeio: Serie A ao rubro como há muito não se via

Campeonato italiano promete uma luta pelo título como há muito não se via, e 2020 poderá marcar o fim da era de hegemonia da Juventus em Itália.

CR7 sem direito a passeio: Serie A ao rubro como há muito não se via
Notícias ao Minuto

07:47 - 11/02/20 por Rodrigo Querido

Desporto Serie A

A Juventus domina o futebol italiano há muitos anos, com os últimos oito campeonatos a seguirem para a formação de Turim sem praticamente oposição das restantes equipas.

Os últimos oito 'Scudettos' da Serie A caíram nas mãos da Juventus com bastante facilidade, mas esta temporada a história não parece estar a repetir-se, já que a formação onde pontifica Cristiano Ronaldo nem lidera a tabela classificativa e até já somou mais derrotas dos que os mais diretos concorrentes na luta pelo primeiro lugar, algumas delas comprometedoras.

Desde 2012, quando Antonio Conte levou a 'Vecchia Signora' de regresso aos títulos, que as cores que enfeitaram o troféu do campeão foram sempre em preto e branco. Mas esta época não será, certamente, um 'passeio' para os 'Bianconeri'. Internazionale e Lazio estão no encalce da formação de Turim, naquele é um dos campeonatos mais competitivos dos últimos anos.

E é precisamente um antigo treinador da Juventus, agora no Internazionale, que tenta quebrar esta hegemonia da formação de Turim. Antonio Conte somou três vitórias consecutivas na Serie A entre 2012 e 2014, antes de assumir o comando técnico da seleção de Itália, e esta temporada está a tentar trilhar esse caminho de sucesso, mas agora ao serviço do Internazionale.

A formação de Milão investiu forte esta época para tentar terminar com a hegemonia da Juventus e retomar os caminhos do título que foge desde 2010, e gastou mais de 100 milhões de euros, com destaque para a chegada de Romelu Lukaku, que tem formado uma dupla de ataque mortífera com o argentino Lautaro Martínez. A esta contratação somam-se, por exemplo, as chegadas de Nicolò Barella, uma das promessas emergentes no futebol transalpino, e de Christian Eriksen já neste mercado de inverno.

O belga, que custou 65 milhões de euros aos cofres dos 'Nerazzurri', é um dos melhores marcadores do campeonato, com 17 golos, e em conjunto com Lautaro Martínez é responsável por 28 dos 48 golos do Internazionale nesta competição. Os milaneses são mesmo um dos melhores ataques da competição, apenas atrás da Lazio e da Atalanta. Para além disso, são também uma das melhores defesas do campeonato a par da Lazio, com 20 golos consentidos.

A equipa de Milão voltou a subir à liderança do campeonato este fim de semana, depois da vitória no dérbi com o eterno rival AC Milan. O Internazionale aproveitou da melhor maneira uma nova escorregadela da Juventus, da qual já falaremos, e passou a somar 54 pontos, os mesmos que a formação de Turim.

Juventus em queda desde o Natal

Por outro lado, a 'Vecchia Signora' segue de novo na segunda posição da tabela classificativa, depois da derrota deste fim de semana com o surpreendente Hellas Verona (2-1). Esta foi a terceira derrota da Juventus em 23 encontros para o campeonato italiano e que se seguiu a desaires contra o Napoli, no final de janeiro, e contra a Lazio, a meio de dezembro

Maurizio Sarri rendeu esta temporada Massimiliano Allegri, mas ainda não parece ter convencido os adeptos com as exibições da formação de Turim. A Juventus atravessa uma fase complicada e saiu derrotada em duas das últimas três jornadas da Serie A, uma sequência de resultados que permitiu a reaproximação dos outros candidatos ao título na tabela classificativa, desperdiçando uma vantagem que já chegou a ser de quatro pontos.

A imprensa italiana escreve mesmo que Cristiano Ronaldo, a estrela da equipa, está furioso com este mau momento de forma da equipa e colocou a luta pelo título ao rubro, ao contrário do que tem acontecido nos últimos anos. A Juventus nem sequer está na lista de equipas mais concretizadoras no campeonato - é quarta nesta lista - e consegue estar no pódio de equipas com menos golos sofridos com apenas um de vantagem sobre o Hellas Verona.

Lazio tenta intrometer-se na luta

A Lazio também tem contas a prestar esta temporada no que toca à corrida pelo título, e muito pode agradecê-lo a Ciro Immobile. O internacional italiano tem sido um dos portentos da formação orientada por Simone Inzaghi e é mesmo o melhor marcador do campeonato com 25 golos, mais cinco do que Cristiano Ronaldo.

Depois de um oitavo lugar na última temporada, a formação da capital italiana parece estar de volta à corrida por um título que lhe foge desde 1999/2000. As últimas épocas não têm sido muito positivas no que toca à luta por lugares nas competições europeias, mas a formação 'laziele' parece agora ter reencontrado o caminho da glória.

Os Biancazzurri conseguiram conjugar a irreverência de jovens como Milinkovic-Savic, um dos médios com mais mercado no futebol europeu, Luiz Felipe e Joquín Correa, com a experiência dos veteranos Parolo ou Senad Lulić para voltar a lutar pelos títulos.

A Lazio ocupa atualmente o terceiro posto da tabela classificativa com 53 pontos, a um do duo de líderes formado por Internazionale e Juventus. Qualquer escorregadela destas duas equipas pode permitir aos 'laziale' a subida à primeira posição.

Se nos últimos anos a Juventus terminou o campeonato com vantagens relativamente confortáveis sobre os mais diretos perseguidores, tirando a épocas 2017/18 e 2016/17 em que o Napoli e AS Roma ficaram a quatro pontos do primeiro classificado, esta temporada promete ser uma das mais competitivas da última década.

  Classificação atual Época 2018/19 Época 2017/18 Época 2016/17 Época 2015/16
Inter 1º - 54 pontos 4º - 69 pontos 4º - 72 pontos 7º - 62 pontos 4º - 67 pontos
Juventus 2º - 54 pontos 1º - 90 pontos 1º - 95 pontos 1º - 91 pontos 1º - 91 pontos
Lazio 3.º - 53 pontos 8º - 59 pontos 5º - 72 pontos 5º - 70 pontos 8º - 54 pontos

Leia Também: Licença para marcar: O ataque 'assassino' de que todos falam

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório