Powered bySolverde
Disclaimer

Dragão respira, mas há crise de números: As notas do FC Porto-Gil Vicente

FC Porto operou a reviravolta no marcador diante do Gil Vicente (2-1), mas ainda passou por sobressaltos.

XXX

© Global Imagens

Notícias Ao Minuto
29/01/2020 07:39 ‧ 29/01/2020 por Notícias Ao Minuto

Desporto

Análise

Os dragões enfrentavam a 18.ª jornada do campeonato, depois de uma derrota na final da Taça da Liga que deixou 'nódoas' bem visíveis numa equipa que entrou a meio gás num encontro que precisava obrigatoriamente de ganhar.

No final do duelo diante do Sporting de Braga Sérgio Conceição colocou o cargo à disposição e foi bem patente no rosto do treinador do emblema da Invicta a cara de poucos amigos com que começou o jogo, assim como a que manteve em vários momentos do encontro. Nervoso, várias vezes em protesto com os seus jogadores e com níveis de impaciência bastante acima dos que já nos habituámos a ver no timoneiro da nau azul e branca.

Numa primeira parte em que as ocasiões de golo andaram pelas horas da morte, apenas Sandro Lima, que já tinha dado um primeiro aviso antes da estocada final, e Marcano deram um colorido diferente no último terço do terreno.

Numa partida em que Marega não dispôs de qualquer oportunidade, apenas 'beijou' por centímetros uma bola que tinha selo de golo, mas acabou por atravessar toda a pequena área sem qualquer desvio. Na etapa complementar coube a Sérgio Oliveira descodificar um triunfo tão precioso, que deixou novamente o FC Porto a sete pontos do rival Benfica. 

Todavia, há números para os quais devemos olhar com atenção: os dragões têm a pior defesa à 18.ª jornada desde a época 2013/14, sendo que os dragões têm atualmente 70 golos em 35 partidas, uma média de 2 golos por jogo [a pior média do clube desde 2016/17].

Confira agora os destaques de maior deste FC Porto-Gil Vicente:

Figura do jogo: Sérgio Oliveira foi a chave que desbloqueou a vitória azul e branca. À margem de um golo determinante foi um médio que vestiu a pele de avançado. Pronto a rematar, pronto a servir os seus companheiros, teve nas suas chuteiras uma eficácia de passe tremenda. Indubitavelmente, o melhor piloto de uma nau que esteve, em vários períodos de jogo, em convulsão.

Desilusão: João Afonso protagonizou uma das expulsões mais infantis deste campeonato [por acumulação de amarelos]. Num lance inofensivo o português acabou por receber ordem de expulsão e deixar a sua equipa ainda mais limitada em campo.

Surpresa: Foi decisivo no passe que permitiu a Marcano restabelecer a igualdade no Dragão. Com Carlos Queiroz nas bancadas, o selecionador colombiano conseguiu colocar no seu bloco de notas várias anotações positivas do médio, quer no capítulo defensivo, quer no ofensivo.

Treinadores

Sérgio Conceição: Ofereceu de bandeja 45 minutos de esforço ao adversário. Apesar de alguns fogachos, o dragão praticamente não existiu na primeira parte. À boleia de alguns rasgos individuais, o treinador azul e branco saiu do anfiteatro azul e branco aliviado pelos três pontos alcançados, mas certamente preocupado com o desacerto que muitos dos seus executantes tiveram na hora do passe. Também a defender, e apesar dos poucos sustos do adversário, o dragão mostrou um inquietação fora do normal.

Vítor Oliveira: Viu o jogo nas bancadas do Dragão por força do castigo que sofreu. Se teve motivos para sorrir na primeira parte, vendo a sua equipa, não só a agarrar o empate, como a desmanchar o 'muro' de Marchesín nos instantes finais da etapa inicial, eis que na etapa complementar não teve a melhor aptidão para mexer com um jogo em que o adversário conseguiu ser muito melhor, também por culpa de um Gil Vicente muito dócil nas transações ofensivas.

Árbitro da partida: Nos dois lances de maior dificuldade Rui Oliveira decidiu correctamente, quer no golo validado a Marcano [não havia fora de jogo], quer na ordem de expulsão a João Afonso com segundo cartão amarelo. 

Não percas todos os jogos do FIFA Mundial de Clubes grátis na app DAZN. Regista-te em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

FC Porto revela camisola de homenagem a Diogo Jota

Diogo Jota

FC Porto revela camisola de homenagem a Diogo Jota

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Volante roubado e detenções marcaram Fórmula 1 em Silverstone

Fórmula 1

Volante roubado e detenções marcaram Fórmula 1 em Silverstone

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas