Meteorologia

  • 18 JANEIRO 2022
Tempo
MIN 5º MÁX 14º

Edição

Quer evitar o roubo de jantes? Já existe uma porca de segurança infalível

Uma invenção inédita da Ford.

Quer evitar o roubo de jantes? Já existe uma porca de segurança infalível

A porca de segurança, exclusiva e patenteada pela Ford, pode evitar o roubo de jantes de liga leve. Com os sistemas de segurança dos veículos cada vez mais sofisticados, os ladrões passam a ter como alvo as peças e componentes dos automóveis, incluindo jantes de liga leve. Um dos métodos para os afastar é a utilização de porcas de bloqueio (ou porcas de segurança), uma em cada roda, que só podem ser desapertadas com um adaptador ou uma chave especial. Contudo, esta solução não é 100 % fiável. Por isso, os engenheiros da Ford desenvolveram um novo tipo de porcas de segurança recorrendo à tecnologia de impressão 3D.

Juntamente com a EOS, um dos principais fornecedores de soluções topo de gama para a produção de aditivos, a Ford criou porcas de segurança com contornos baseados na voz do condutor.

Como é que funciona?

Tal como a leitura da íris ou uma impressão digital, a voz de uma pessoa pode ser usada como uma identificação biométrica única. Os engenheiros gravam a voz do condutor, no mínimo, durante um segundo, dizendo algo como: “O meu carro é um Ford Mustang”, e utilizam um software para converter esta onda sonora única num padrão físico e imprimível. Este padrão é depois transformado num círculo e utilizado como desenho para o formato da porca de segurança e respectiva chave de desbloqueio

Com a correcta geometria, a porca e a chave foram desenhadas como uma peça única, sendo depois impressas em 3D com recurso a aço inoxidável resistente a ácido e corrosão. Uma vez terminado o processo, a porca e a chave são separadas, procedendo-se a pequenos acertos, necessários para os preparar para serem utilizados.

O seu design também inclui funcionalidades de segurança de segundo nível que impedem que a porca seja clonada ou copiada. Se não se recorrer à voz do condutor na criação dos contornos, as porcas podem apresentar desenhos específicos para um determinado veículo, como o logótipo Mustang, ou utilizar as iniciais do condutor. O design também se pode inspirar em algo do interesse do condutor, recorrendo, por exemplo, ao contorno de um famoso circuito de corridas.

Fique com as imagens!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório