Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Quer evitar o roubo de jantes? Já existe uma porca de segurança infalível

Uma invenção inédita da Ford.

Quer evitar o roubo de jantes? Já existe uma porca de segurança infalível
Notícias ao Minuto

09:29 - 02/02/20 por Notícias Ao Minuto

Desporto Ford

A porca de segurança, exclusiva e patenteada pela Ford, pode evitar o roubo de jantes de liga leve. Com os sistemas de segurança dos veículos cada vez mais sofisticados, os ladrões passam a ter como alvo as peças e componentes dos automóveis, incluindo jantes de liga leve. Um dos métodos para os afastar é a utilização de porcas de bloqueio (ou porcas de segurança), uma em cada roda, que só podem ser desapertadas com um adaptador ou uma chave especial. Contudo, esta solução não é 100 % fiável. Por isso, os engenheiros da Ford desenvolveram um novo tipo de porcas de segurança recorrendo à tecnologia de impressão 3D.

Juntamente com a EOS, um dos principais fornecedores de soluções topo de gama para a produção de aditivos, a Ford criou porcas de segurança com contornos baseados na voz do condutor.

Como é que funciona?

Tal como a leitura da íris ou uma impressão digital, a voz de uma pessoa pode ser usada como uma identificação biométrica única. Os engenheiros gravam a voz do condutor, no mínimo, durante um segundo, dizendo algo como: “O meu carro é um Ford Mustang”, e utilizam um software para converter esta onda sonora única num padrão físico e imprimível. Este padrão é depois transformado num círculo e utilizado como desenho para o formato da porca de segurança e respectiva chave de desbloqueio

Com a correcta geometria, a porca e a chave foram desenhadas como uma peça única, sendo depois impressas em 3D com recurso a aço inoxidável resistente a ácido e corrosão. Uma vez terminado o processo, a porca e a chave são separadas, procedendo-se a pequenos acertos, necessários para os preparar para serem utilizados.

O seu design também inclui funcionalidades de segurança de segundo nível que impedem que a porca seja clonada ou copiada. Se não se recorrer à voz do condutor na criação dos contornos, as porcas podem apresentar desenhos específicos para um determinado veículo, como o logótipo Mustang, ou utilizar as iniciais do condutor. O design também se pode inspirar em algo do interesse do condutor, recorrendo, por exemplo, ao contorno de um famoso circuito de corridas.

Fique com as imagens!

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório