Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Sp. Braga derrota FC Porto e sagra-se campeão de inverno

Ricardo Horta, nos descontos, apontou o único golo de um jogo que esteve à beira de ser decidido pelas grandes penalidades.

Sp. Braga derrota FC Porto e sagra-se campeão de inverno

O Sporting de Braga venceu, este sábado, o FC Porto (1-0) na final da Taça da Liga graças a um golo de Ricardo Horta à beira do apito final. 

Numa partida em que a segunda parte foi muito morna, o momento mais decisivo aconteceu nos descontos. Ricardo Horta aproveitou uma falha de Manafá para bater Diogo Costa e lançou a festa no Municipal de Braga. 

O SC Braga conquista assim a Taça da Liga pela segunda vez, depois de ter feito o mesmo em 2013 diante do... FC Porto. Por seu turno, os dragões continuam sem conseguir levantar o troféu naquela que foi a quarta ocasião em que disputaram a final. 

Resumo do jogo 

Primeira parte bastante animada em Braga. As duas equipas entraram apostadas em surpreender no contra-ataque, mas foram os comandados de Rúben Amorim quem criaram a primeira grande ocasião de perigo. Ricardo Horta bailou, arriscou o remate em balão e a bola esbarrou na trave da baliza de Diogo Costa. Na sequência do lance, Paulinho ficou à beira de inaugurar o marcador, mas eis que Alex Telles impediu que tal acontecesse.

O jogo ganhou ânimo e maior ímpeto nos duelos individuais. O Sp. Braga conseguia ganhar mais duelos nas alas, mas a bola quase nunca chegava em condições de finalização a Paulinho.

Do outro lado, eram Corona e Luis Díaz quem deixavam a defensiva arsenalista em sentido e que empurravam o FC Porto para zonas mais adiantadas do terreno. A fechar a primeira parte, Soares desperdiçou a grande oportunidade dos primeiros 45 minutos. Corona apareceu na cara de Matheus, falhou na finalização e na recarga Soares acertou com estrondo na barra da baliza do Sp. Braga, num lance em que fica a sensação de que tinha tudo para marcar o primeiro golo da partida.

Na segunda parte o ritmo de jogo baixou drasticamente e as oportunidades de golo passaram a ser uma… miragem. As duas equipas revelaram dificuldades em construir jogadas de ataque organizado e optavam, muitas vezes e sem sucesso, pelo futebol direto.

Faltas, cartões amarelos, substituições, assistências médicas no relvado… A segunda parte teve mais paragens do que tempo útil de jogo e foi, assim, sem surpresas que o nulo se manteve até... ao penúltimo minuto de descontos. Ao sexto minuto de tempo extra, Ricardo Horta aproveitou um corte mal conseguido de Manafá para abrir as contas no Municipal de Braga e oferecer o título de campeão de inverno à formação do Minho. 

Momento do jogo: Num jogo em que a segunda parte foi pouco ou nada interessante, o melhor estava mesmo guardado para o fim. Ricardo Horta teve a oportunidade de uma vida e não tremeu na hora de garantir a segunda Taça da Liga na história do Sp. Braga. 

Relato em direto

90'+6- ACABOU! O SPORTING DE BRAGA SAGRA-SE CAMPEÃO DE INVERNO DEPOIS DE VENCER A TAÇA DA LIGA!

Veja aqui o golo de Ricardo Horta que valeu a conquista da Taça da Liga

90'+5 - GOOOOOOLOOOOOO!!! Ricardo Horta abre o marcador mesmo à beira do apito final!! O avançado do Sporting de Braga aproveitou uma falha de Mbemba para bater Diogo Costa!

90'+2 - Raúl Silva acerta na trave! Na sequência de um livre lateral, o defesa brasileiro soltou-se marcação e quase inaugurava o marcador! 

90'- Vão jogar-se mais seis minutos. 

90'- Última alteração no Sp. Braga. Sai Palhinha, entra João Novais

86'- Agora é a vez de Paulinho receber assistência médica no relvado. 

83'- Matheus está a ser assistido no relvado depois de ter colocado mal o pé esquerdo no relvado. 

81'- Cartão amarelo para Bruno Viana (Sp. Braga). 

80'- Cartão amarelo para Romário Baró (FC Porto). 

78'- Última alteração no FC Porto. Marega deixa o terreno de jogo para dar o lugar a Manafá

74'- Nova alteração no FC Porto. Entra Matheus Uribe, sai Danilo

73'- Cartão amarelo para Corona (FC Porto). 

71'- Alteração no FC Porto. Romário Baró entra para o lugar de Sérgio Oliveira. 

67'- Cartão amarelo para Raúl Silva (Sp. Braga). 

65'- Otávio está muito queixoso e está a receber assistência médica em pleno relvado. 

64'- Cartão amarelo para João Palhinha (Sp. Braga). 

62'- Fransérgio tenta a sorte de longa distância, mas a bola vai parar à bancada. 

58'- Marcano está muito queixoso no relvado, depois de ter caído. 

55'- Segunda alteração no Sp. Braga. Tormena lesiona-se e dá o lugar a Wallace. 

53'- Paulinho aparece em boa posição para finalizar, após cruzamento de Trincão, mas não consegue incomodar Diogo Costa. 

50'- Alteração no Sp. Braga. Sai Galeno, entra Trincão

46'- Rola a bola novamente em Braga! Já se joga a segunda parte da final da Taça da Liga. 

INTERVALO 

45'+2 - INTERVALO EM BRAGA! O nulo mantém-se na final da Taça da Liga!

45'+1- Alex Telles tenta a sorte a partir de um livre direto, mas a bola sai por cima! 

Veja aqui o lance incrível desperdiçado por Soares

38'- INCRÍVEL! Corona falha na cara de Matheus e na sequência do lance Soares acerta com estrondo na trave mas tinha tudo para fazer o golo! A baliza do Sp. Braga ainda está a abanar..

32'- Soares atira de cabeça, mas a bola sai por cima! Belo cruzamento de Alex Telles

30'- Cartão amarelo para Otávio (FC Porto). 

25'- Que asneira de Bruno Viana! O defesa do Sp. Braga passou a bola para Matheus mas permitiu que Luis Díaz quase marcasse! 

23'- Sérgio Oliveira volta a tentar a sorte, mas manda a bola para a bancada. 

Na bancada dos adeptos do Sp. Braga estão a ser fustigadas com várias tochas que começam a assumir uma proporção demasiado grande. 

20'- Cartão amarelo para Sérgio Oliveira (FC Porto). 

17'- Luis Díaz! Que perigo! O colombiano tirou tinta à baliza do Sp. Braga! Bela jogada coletiva do FC Porto! 

13'- Ricardo Horta novamente a criar perigo, Alex Telles novamente a cortar o remate! Que grande entrada do Sp. Braga...

9'- Sérgio Oliveira arrisca o remate fora da grande área, mas Raúl Silva evitou que a bola visasse a baliza de Matheus

Veja aqui o primeiro lance de perigo no jogo

4'- Horta acerta na trave! Que perigo! Na sequência da jornada, valeu a intervenção de Alex Telles! Muito perigo junto da baliza do FC Porto. 

0'- Rola a bola em Braga! Já se joga a final da Taça da Liga! 

________________________________________________________________________________________________________________________________________

0'- Equipas no relvado, grande ambiente em Braga e só falta mesmo o apito inicial! Está tudo pronto! 

0' - Equipas já aquecem no relvado do Municipal de Braga.

0' - Já há onzes para a final da Taça da Liga. Nota para a inclusão de Palhinha na equipa arsenalista, relegando Novais para o banco de suplentes, ao passo que Danilo está de regresso ao onze portista

Onze do Sp. Braga: Matheus; Ricardo Esgaio, Tormena, Raúl Silva, Bruno Viana e Sequeira; Palhinha, Fransérgio, Galeno, Ricardo Horta; Paulinho.

Suplentes do Sp. Braga: Tiago Sá, Wilson Eduardo, Diogo Viana, Wallace, João Novais, Rui Fonte e Trincão

Onze do FC Porto: Diogo Costa; Corona, Marcano, Mbemba e Alex Telles; Danilo, Sérgio Oliveira e Otávio; Luís Díaz, Soares e  Marega  

Suplentes do FC Porto: Marchesín, Diogo Leite, Romário Baró, Aboubakar, Manafá, Matheus Uribe e Vítor Ferreira.

0': As duas equipas já chegaram ao Estádio Municipal de Braga. Dentro em breve teremos acesso aos onzes iniciais escalados por Rúben Amorim e Sérgio Conceição. 

Antevisão 

Sporting de Braga e FC Porto enfrentam-se, este sábado, na final da Taça da Liga. Arsenalistas e dragões lutam pelo título de campeão de inverno, sendo que a formação do Minho já venceu por uma vez a competição ao passo que os portistas ainda procuram o primeiro título. 

Nas meias-finais, recorde-se, o Sporting de Braga venceu o Sporting (2-1) e o FC Porto derrotou o Vitória SC (2-1). 

Esta noite decide-se o vencedor da 13.ª edição da Taça da Liga. Luís Godinho é o árbitro escolhido para ajuizar o encontro. 

Acompanhe, em direto e ao pormenor, todas as incidências da partida no Desporto ao Minuto. O apito inicial está agendado para as 19h45. 

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório