Meteorologia

  • 25 NOVEMBRO 2020
Tempo
16º
MIN 8º MÁX 16º

Edição

Rafa saltou do banco, resolveu dérbi e deixou dragão a sete pontos

Avançado do Benfica saltou do banco de suplentes para fazer os únicos golos do encontro e aumentar as distâncias na tabela classificativa.

Rafa saltou do banco, resolveu dérbi e deixou dragão a sete pontos

O Benfica venceu, esta sexta-feira, o dérbi diante do Sporting (2-0) em Alvalade, em jogo da 17.ª jornada da I Liga. Numa partida em que os golos só apareceram a partir dos 80 minutos, o grande herói da partida foi Rafa Silva. O avançado português apenas foi a jogo aos 74 minutos, para o lugar de Chiquinho, mas foi a tempo de assinar os dois golos que resolveram o dérbi eterno. 

Resumo 

Os primeiros minutos contaram com uma entrada forte do Benfica. Logo aos dois minutos, Cervi viu Ilori impedir o golo encarnado e no minuto seguinte foi a vez de Carlos Vinícius disparar uma ‘bomba’ que por pouco não bateu Maximiano.

O Sporting, porém, não se deixou intimidar com a entrada mais pressionante do rival. Camacho, aos 13 minutos, foi isolado por Bruno Fernandes na cara de Odysseas mas revelou pontaria a mais e acertou no poste esquerdo da baliza do Benfica.

A partir daí o jogo começou a ganhar um novo ritmo e sucederam situações perigosas em ambas as balizas. Aos 34 minutos, Luiz Phellype meteu a bola nas redes encarnadas, mas o avançado brasileiro estava em for a de jogo e o lance foi prontamente anulado.

Ainda antes do intervalo, Bruno Fernandes abriu o livro e assistiu Bolasie para um remate que, mais vez, foi encaixado por Odysseas.

A segunda parte começou com um lamentável espetáculo de tochas. Durante cinco minutos, o jogo esteve interrompido e quando foi reatado a visibilidade foi bastante reduzida, o que se tranduziu num ritmo mais baixo.

O jogo perdeu qualidade e apenas a espaços surgiram alguns bons momentos. Um exemplo aconteceu aos 60 minutos: Bolasie abriu para Rafael Camacho e o jovem português deu um nó cego a Ferro e ganhou um canto.

O tempo ia passando, as oportunidades escassearam e os treinadores demoraram a mexer. Apenas aos 74 minutos surgiu a primeira alteração no jogo. Bruno Lage tirou Chiquinho, lançou Rafa Silva e o internacional português desfez o nulo em seis minutos.

Após uma grande trapalhada defensiva dos leões e da insistência de Carlos Vinícius, Rafa Silva arriscou o remate e abriu as contas em Alvalade. O VAR analisou o lance durante quatro minutos e confirmou o tento.

O golo deu moral ao Benfica, causou impacto negativo no Sporting e Rafa Silva voltou a aparecer para… marcar. Seferovic assistiu e o avançado português fechou as contas

Com este resultado, o Benfica amplia a vantagem que tinha face ao FC Porto. Com a derrota do rival portista e a vitória no dérbi, as águias somam agora 48 pontos e têm mais sete do que os dragões. Em relação ao Sporting, a equipa de Bruno Lage tem agora uma vantagem de 19 pontos. 

Momento do jogo: A entrada de Rafa deu maior objetividade ao Benfica que até então, na segunda parte, não tinha feito um único remate à baliza do Sporting. O avançado português entrou, marcou e resolveu o dérbi

Relato do jogo

90'+10 - Termina o jogo em Alvalade! O Benfica vence o dérbi de Alvalade com um bis de Rafa Silva e deixa o FC Porto a sete pontos. 

Veja aqui o segundo golo de Rafa!

90'+9 -GOOLLOOOO DO BENFICA!! Rafa bisa no encontro e aumenta a contagem em Alvalade! A assistência foi de Seferovic

90'+9 - Cartão amarelo para Vlachodimos por atraso na reposição de bola.

90'+7 - Última mudança no Benfica. Carlos Vinícius sai para a entrada de Seferovic.

90'+5 - Bruno Lage faz a segunda alteração Taarabt entra para o lugar de Cervi.

90'+5 - Cartão amarelo para Franco Cervi.

90'+2- Silas faz a última aposta. Camacho sai, entra Borja

90'- Vão jogar-se mais dez minutos em Alvalade. 

90'- Cartão amarelo para Plata (Sporting).

86'- Silas mexe novamente. Sai Doumbia, entra Pedro Mendes. 

85'- Rúben Dias está muito queixoso no relvado após receber uma dura entrada de Ilori

84'- Quase quatro minutos depois, a confirmação do golo. 

82'- O VAR ainda está a analisar o lance... 

Veja aqui o golo de Rafa!

80'- GOOLLOOOO DO BENFICA!! Rafa Silva inaugura o marcador em Alvalade! Grande trapalhada da defensiva do Sporting e o recém entrado jogador do Benfica abriu as contas do dérbi

79'- Alteração no Sporting. Entra Plata para o lugar de Bolasie

78'- Fora de jogo assinalado a Carlos Vinícius

74'- Alteração no Benfica. Sai Chiquinho, entra Rafa Silva. 

Sporting mais dominador nesta segunda parte. Benfica com claras dificuldades em construir jogo ofensivo. Um dado sintomático é a inexistência de remates das águias nesta segunda parte. 

70'- Odysseas recebe assistência médica. Nova paragem no jogo. 

68'- Falta de Acuña sobre Odysseas. O avançado argentino derrubou o guardião do Benfica. 

58'- Cartão amarelo para Chiquinho (Benfica) sobre Bruno Fernandes.

57'- Cartão amarelo para Luiz Phellype (Sporting) por falta sobre Garbiel

55'- Odysseas agarra uma bola de Ilori! Boa oportunidade para o Sporting na sequência de um livre indireto

51'- Agora sim, rola a bola nesta segunda parte. 

50'- A bola ainda não rolou nesta segunda parte. Lamentável. 

48'- Continuam a chover tochas. Um triste espetáculo em Alvalade. 

Veja as imagens.

47'- Jogo interrompido por uma tocha para a baliza de Maximiano. 

46'- Recomeça a partida em Alvalade! Já se joga a segunda parte do dérbi eterno! 

Notícias ao Minuto© Global Imagens

Sporting-Benfica: As imagens do dérbi eterno que não passaram na TV

INTERVALO 

45'- Intervalo em Alvalade! O dérbi continua empatado a zeros no regresso ao balneário. 

42'- Que perdida de André Almeida! O capitão do Benfica apareceu sozinho, mas não conseguiu alvejar a baliza do Sporting. 

38'- Grande jogada de Bruno Fernandes, a bola sobra para Rafael Camacho que voltou a permitir a defesa de Odyesseas

34'- Golo anulado ao Sporting. Remate cruzado de Acuña e Luiz Phellype a desviar para o fundo da baliza. No entanto, o avançado brasileiro estava fora de jogo. 

33'- Odysseas nega o golo a Camacho! Que perigo! Cruzamento de Acuña e o jovem português quase bateu o guardião encarnado! 

31'- André Almeida, na sequência de um livre, acerta na malha lateral! Deu a sensação de golo em Alvalade, mas o nulo mantém-se no dérbi

30'- Cartão amarelo para Marcos Acuña (Sporting) por falta dura sobre Weigl. O internacional argentino está fora do próximo jogo do Sporting por ter atingido o limite de cartões amarelos.

26'- Cartão amarelo para Gabriel (Benfica) por falta sobre Bruno Fernandes. 

20'- Outra vez Max! Mais uma defesa do guardião do Sporting! Gabriel apareceu sozinho na sequência de um canto, desviou a bola, esta raspou em Ilori e quase inaugurava o marcador!

13'- Camacho acerta no poste!! Que oportunidade!! Camacho escapou à marcação de Ferro, após belo passe de Bruno Fernandes, e atirou com estrondo no poste esquerda da baliza de Odysseas!! Que perigo!

12'- Que defesa de Max! Grande jogada de Pizzi, mas o guardião do Sporting estava atento e negou o golo ao 21 do Benfica!

8'- Rafael Camacho perdeu a bola em zona perigosa, mas Mathieu afasta o perigo! 

4'- Fora de jogo assinalado por posição irregular de Luiz Phellype

3'- Carlos Vinícius atira por cima! Que entrada forte do Benfica! 

2'- Que perigo! Cervi quase inaugurava o marcador! Valeu o corte de Ilori!

0'- Rola a bola em Alvalade! Já se joga o dérbi entre Sporting e Benfica! 

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

21h15: Jogo atrasado, mas as equipas já estão a entrar em campo! O dérbi está a escassos minutos do apito inicial! 

21h11: Bancadas preenchidas, equipas no túnel de acesso ao relvado e ambiente escaldante em Alvalade! Está quase, quase, a começar este dérbi eterno! 

21h05: Tudo pronto em Alvalade. No outro jogo desta noite, o FC Porto averbou uma derrota caseira diante do Sporting de Braga (1-2). O desaire dos dragões pode ser aproveitado pelas águias para ampliarem a distância na liderança. 

20h45: As equipas já aquecem no relvado de Alvalade.

ONZE DO SPORTING: Luis Maximiano; Acunã, Ilori, Mathieu, Ristoviski; Doumbia, Wendel, Bruno Fernandes; Rafael Camacho, Bolasie e Luiz Phellype

Suplentes do Sporting: Diogo Sousa, Eduardo, Luís Neto, Battaglia, Gonzalo Plata, Borja e Pedro Mendes. 

ONZE DO BENFICA: Odysseas; André Almeida, Rúben Dias, Ferro, Grimaldo; Weigl, Gabriel, Cervi, PizziChiquinho e Carlos Vinícus

Suplentes do Benfica: Zlobin, Jardel, Tomás Tavares, Samaris, Taarabt, Rafa e Seferovic

20h05: A curiosidade em torno das escolhas de Silas e Bruno Lage cresce. Daqui a pouco, todas as dúvidas serão dissipadas. 

19h59: Agora foi a vez do autocarro do Benfica chegar a Alvalade. 

19h50: Os adeptos do Benfica, que integraram o cortejo que se iniciou no Estádio da Luz, também já chegaram a Alvalade. 

19h47: O árbitro Hugo Miguel já está no relvado a fazer a habitual vistoria ao relvado. 

19h41: O autocarro do Sporting já chegou a Alvalade. 

19h37: No outro jogo desta noite, no Dragão, o Sp. Braga vai vencendo o FC Porto graças um golo de Fransérgio. Acompanhe aqui o direto da partida e veja o golo aqui

19h33: Em Alvalade está tudo pronto para o dérbi, tal como o Sporting faz questão de mostrar nas redes sociais. 

19h26: Agora é a vez do autocarro do Benfica sair do Seixal e iniciar a viagem até Alvalade. 

19h19: Autocarro do Sporting já está a caminho de Alvalade

18h43: Os adeptos do Benfica já saíram do Estádio da Luz e colocaram-se a caminho de Alvalade, no tradicional cortejo que costuma antecipar este dérbi lisboeta.

18h15: Em Alvalade, por seu turno, começa a avolumar o número de adeptos nas imediações. 

18h11: As duas equipas permanecem nos respetivos locais de estágio, numa altura em que faltam três horas para o apito inicial. Até lá, as atenções centram-se no Dragão, no jogo entre FC Porto e Sporting de Braga. Já há onzes e pode acompanhar o jogo, em direto e ao pormenor, aqui.

16h25: Este dérbi pode também ficar marcado pela despedida de Bruno Fernandes do Sporting. O capitão leonino estará a caminho do Manchester United e os mais recentes relatos em Inglaterra garantem que os red devils enviaram para Lisboa dois emissários para finalizarem a transferência. Saiba mais detalhes. 

15h38: Há, naturalmente, muita curiosidade em torno daqueles que vão ser os 'onzes titulares' de Sporting e Benfica. A nossa aposta recaí sobre os seguintes. 

ONZE PROVÁVEL DO SPORTING: Luís Maximiano; Ristovski, Mathieu, Ilori, Acuña; Battaglia, Wendel, Bruno Fernandes; Bolasie, Rafael Camacho e Luiz Phellype

ONZE PROVÁVEL DO BENFICA: Odysseas; André Almeida, Ferro, Rúben Dias, Grimaldo; Weigl, Gabriel, Cervi, Pizzi; Chiquinho e Seferovic

15h15: Hugo Miguel é o árbitro escolhido para ajuizar o encontro em Alvalade e vai ser assistido por Bruno Jesus e Ricardo Santos. António Nobre será o quarto árbitro e no VAR vai estar Jorge Sousa, auxiliado por Nuno Manso. 

15h07: Leões e águias já revelaram as respetivas listas de convocados e há algumas novidades em ambas as equipas. 

CONVOCADOS SPORTING

CONVOCADOS BENFICA

15h00: Sporting e Benfica defrontam-se esta noite em Alvalade numa sexta-feira 'gorda' no que diz respeito ao futebol português. Duas horas antes, o FC Porto recebe o Sporting de Braga no Dragão. 

Antevisão 

Sporting e Benfica vão a jogo esta sexta-feira em mais uma edição do dérbi eterno. Os leões de Silas recebem as águias de Lage, em partida referente à 17.ª jornada da I Liga, e não faltam motivos para acompanhar todos os detalhes ao longo desta tarde. 

O apito inicial apenas acontece às 21h15, mas já há alguns factos que merecem relevância

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório