Powered bySolverde
Disclaimer

'Remontada' também se escreve com 9 letras: As notas do Benfica-Rio Ave

Seferovic (conte lá o número de letras), entrou e só precisou de 11 minutos para 'salvar' os encarnados da surpresa na Taça de Portugal.

Notícia

© Getty Images

Carlos Pereira Fernandes
15/01/2020 08:07 ‧ 15/01/2020 por Carlos Pereira Fernandes

Desporto

Análise

O Benfica carimbou, esta terça-feira, o apuramento para as meias-finais da Taça de Portugal, ao bater o Rio Ave, por 3-2, no estádio da Luz. Um encontro, no mínimo, 'suado', que se resume na perfeição com duas palavras de nove letras cada: 'Remontada' e 'Seferovic'.

Mas vamos por partes. Os vilacondenses entraram em campo empenhados em colocar em prática o seu futebol, o que acabaram por conseguir, em prática, graças à passividade adversária.

Passividade essa que ficou, de resto, à vista logo aos três minutos de jogo, quando, sem grandes dificuldades, Matheus Reis lançou Mehdi Taremi na frente, e Rúben Dias teve de recorrer à falta para travar o iraniano.

Dessa falta nasceu o pontapé-livre que Lucas Piazón cobrou na perfeição, dando início ao que viria a ser uma primeira parte verdadeiramente impróprio para cardíacos, que contou com mais dois golos.

O primeiro aos 13 minutos, com a assinatura de Franco Cervi, e o segundo aos 30.Taremi (sempre ele) marcou de cabeça, num lance em que Zlobin não ficou nada bem na fotografia, e que começou num pedido de penálti por parte do Benfica (coisa que viriam a fazer por mais quatro vezes até final.

Foi então que, no segundo tempo, Bruno Lage 'sacou um coelho da cartola'. O treinador arriscou, retirou Ferro e lançou Haris Seferovic, que se revelaria o 'herói' da noite, ao assinar os golos que selaram a 'cambalhota' encarnada.

O Benfica junta-se, desta maneira, ao FC Porto nas meias-finais da Taça de Portugal, ficando, agora, a aguardar o desfecho do encontro entre o Famalicão e o Paços de Ferreira para saber que adversário terá pela frente na próxima fase.

Figura

Não há como escapar. Haris Seferovic, tantas vezes contestado pelo universo encarnado, é a cara da passagem do Benfica às meias-finais da Taça de Portugal. Em poucos toques, que deu em poucos minutos, o suíço marcou dois golos e selou o resultado final no estádio da Luz. Estará a titularidade à vista no dérbi com o Sporting, na próxima sexta-feira?

Surpresa

Se Mehdi Taremi foi a principal figura do Rio Ave, ao sofrer a falta que resulta no golo de Lucas Piazón e ao marcar o segundo golo da equipa de Carlos Carvalhal, Matheus Reis foi uma das principais surpresas. O lateral esteve 'ligado à ficha' até bem perto do final, quando foi substituído por Pedro Amaral, e fez por merecer outro resultado.

Desilusão

Jogo muito fraco de Filipe Augusto. O médio brasileiro falhou passes atrás de passes, e somou faltas atrás de faltas, especialmente na grande área, onde arriscou, por mais do que uma vez 'oferecer' uma grande penalidade ao Benfica.

Treinadores

Bruno Lage: Inexplicável a apatia defensiva do Benfica durante praticamente todo o jogo. Chegou, de resto, a ser surpreendente a facilidade com que o Rio Ave, não só trocava a bola no próprio meio-campo, como também a facilidade com que partia para o ataque. Acabou por compensar quando, aos 60 minutos, arriscou tudo e lançou Haris Seferovic, que acabaria por resolver a partida.

Carlos Carvalhal: Mais uma bela exibição da equipa vilacondense. Qualidade individual não falta, em especial quando se tem jogadores como Mehdi Taremi, mas este é, sem dúvida, um conjunto muito bem trabalhado pelo treinador português. Critério foi, de resto, palavra de ordem numa partida em que o Rio Ave fez por merecer outro resultado.

Árbitro

Este não foi, de todo, um jogo fácil para Artur Soares Dias. O Benfica pediu um total de cinco grandes penalidades, mas a verdade é que só a quinta, na qual Pizzi caiu após contacto com Filipe Augusto, deixou mais dúvidas. Do ponto de vista disciplinar, esteve bem ao exibir o cartão amarelo a Rúben Dias logo aos três minutos, resistindo, ainda, à 'tentação' de distribuir amarelos e, eventualmente, estragar o jogo. 

Todos os jogos em direto do FIFA Mundial de Clubes são na app DAZN. Regista-te Grátis em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Raul Moreira envolto em polémica: "Ou ganha o Benfica, ou matamos alguém"

Futsal

Raul Moreira envolto em polémica: "Ou ganha o Benfica, ou matamos alguém"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3482
2Benfica3480
3FC Porto3471
4Sp. Braga3466
5Santa Clara3457
6Vitória SC3454
7Famalicão3447
8Estoril3446
9Casa Pia3445
10Moreirense3440
11Rio Ave3438
12Arouca3438
13Gil Vicente3434
14C.D. Nacional3434
15Estrela3429
16AVS3427
17Farense3427
18Boavista3424
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Do filme à vida real. Brad Pitt pilotou um McLaren de Fórmula 1

Fórmula 1

Do filme à vida real. Brad Pitt pilotou um McLaren de Fórmula 1

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas