Powered bySolverde
Disclaimer

De lenda do futebol turco a condutor da Uber. A nova vida de Hakan Sukur

Antigo futebolista turco viu-se perseguido pelo regime de Erdogan e agora mora nos Estados Unidos.

hakan sukur

© Getty Images

Notícias Ao Minuto
14/01/2020 09:15 ‧ 14/01/2020 por Notícias Ao Minuto

Desporto

Turquia

Hakan Sukur é um nome que, certamente, ainda está na memória de alguns dos amantes do desporto-rei. O antigo avançado, que o golo mais rápido de sempre num Mundial (em 2002, na Coreia do Sul, demorou apenas 10 segundos), tem agora uma vida bastante diferente longe dos relvados.

O ex-jogador do Galatasaray, Torino, Inter, Parma e Blackburn Rovers, agora com 48 anos, foi forçado a deixar o seu país de origem em 2015 por conta de opções políticas que tomou.

Sukur entrou para o mundo da política em 2011, através do partido AKP, liderado por Recep Tayyip Erdogan, o presidente da Turquia, mas rapidamente deixou a vida política desiludido com os constantes escândalos de corrução. O pai foi preso, acabando por ser libertado por sofrer de cancro, doença que acabaria por matar os progenitores do ex-futebolista.

O antigo internacional turco sofreu represálias desta decisão e viu todos os seus ativos serem congelados por Erdogan. Sukur fugiu em 2015 para os Estados Unidos, onde agora é agora motorista de Uber em Washington, local onde também vende livros para ganhar a vida.

 

Nos EUA, Sukur abriu também negócio de um café, que viria a fechar mais tarde, logo após a detenção de um indivíduo que havia tirado uma foto com o ex-futebolista.

"Estou a começar a trabalhar agora, não tenho nada em nenhuma parte do Mundo. O Erdogan tirou-me tudo, o meu direito à liberdade, o direito a me explicar, a me expressar, a trabalhar...", contou Sukur em entrevista à Focus alemã.

"Atiraram pedras à loja da minha mulher, os meus filhos foram assediados na rua, recebi ameaças depois de cada declaração que fiz. Quando deixei o país prenderam o meu pai e tudo o que eu tinha foi confiscado. É um momento difícil para eles [para os pais]. Todas as pessoas que estão relacionadas comigo passam por dificuldades financeiras", prosseguiu, antes de recordar os tempos em que se juntou ao AKP.

"Na altura a Turquia era um país que estava em conformidade com os padrões da União Europeia e recebeu, inclusivamente, um grande investimento da Europa. Mas a política de Erdogan levou à rigidez e foi adotada uma política com orientação para o médio Oriente, em vez de ser para a Europa", concluiu.

Não percas todos os jogos do FIFA Mundial de Clubes grátis na app DAZN. Regista-te em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

FC Porto revela camisola de homenagem a Diogo Jota

Diogo Jota

FC Porto revela camisola de homenagem a Diogo Jota

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Volante roubado e detenções marcaram Fórmula 1 em Silverstone

Fórmula 1

Volante roubado e detenções marcaram Fórmula 1 em Silverstone

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas