Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Águia mostrou ter estofo europeu: As notas do Benfica-Zenit

Benfica venceu e convenceu na Luz e garantiu uma vaga na Liga Europa.

Águia mostrou ter estofo europeu: As notas do Benfica-Zenit
Notícias ao Minuto

08:15 - 11/12/19 por Francisco Amaral Santos

Desporto Análise

O Estádio da Luz respirou de alívio, na noite de segunda-feira, por conta da (boa) exibição do Benfica diante do Zenit (3-0), em jogo da 6.ª e derradeira jornada da Liga dos Campeões. A equipa de Bruno Lage conseguiu derrotar a equipa russa e assegurar uma vaga na Liga Europa, dando também um maior colorido à campanha encarnada na Champions.

As águias estiveram sempre no controlo de todas as ações do jogo, mas apenas na segunda parte conseguiram transformar tal domínio em resultados práticos.

Cervi (47’) abriu as contas, Pizzi dilatou as contas (59’) e Azmoun  (79’) fez o que não queria e fixou aquele que seria o resultado final.

O Benfica assinou, talvez, a melhor exibição nesta Liga dos Campeões e encerrou da melhor forma a sua estadia na prova milionária, amealhando também quase três milhões de euros com o triunfo diante da formação russa. 

Grupo G Equipa Pontos  
1.º lugar RB Leipzig 11 QUALIFICADO
2.º lugar Lyon 8 QUALIFICADO
3.º lugar Benfica 7 LIGA EUROPA 
4.º lugar Zenit 7 -

A figura 

Pizzi foi sempre um dos jogadores mais inconformados na primeira parte e na segunda liderou a equipa com a assistência para o primeiro golo e revelou ter sangue frio para converter a grande penalidade em golo.

Está num grande momento de forma e ontem voltou a justificar porquê. Claramente em fase de ascensão e para quem o acusava Pizzi de se esconder nos jogos europeias, o capitão do Benfica voltou a dar nova boa resposta.

A surpresa 

Talvez a unidade menos consensual do onze base de Bruno Lage, o argentino Cervi justifica a aposta com a entrega ao jogo e um trabalho defensivo quase irrepreensível. Ontem até protagonizou uma primeira parte muito apagada, mas eis que na segunda surgiy em grande estilo para colocar o Benfica na frente do marcador.

Mas há mais. Cervi marcou pelo segundo jogo consecutivo, uma vez que foi ele quem desbloqueou o jogo no Bessi. A confiança tem destas coisas. 

A desilusão

O Zenit exibiu-se a um nível muito abaixado do esperado e com uma postura típica de quem querer gerir os resultados para passar à fase seguinte. Dzyuba, a maior fonte de perigo deste Zenit, esteve à imagem dos restantes companheiros de equipa e nunca incomodou verdadeiramente Odysseas. O gigante avançado russo é sinónimo de golos, mas ontem, na Luz, ficou muito longe de inscrever o seu nome na lista dos marcadores da partida. Uma exibição desapontante.

Bruno Lage

Apostou no mesmo onze que venceu no Bessa e os jogadores deram uma resposta muito positiva. Os constantes minutos a jogarem entre si já criou uma relação de confiança visível entre os jogadores e não é por acaso que, neste momento, Pizzi, Taarabt ou Chiquinho trocam a bola quase de olhos fechados.

Ao intervalo, poderia ter mexido na equipa para ir à procura do golo, mas reafirmou a aposta naqueles que entraram de início. Recolheu frutos logo aos 47 minutos, com um golo da autoria de Cervi, jogador que ainda não convenceu por entre os adeptos encarnados, mas que em quem deposita grandes esperanças. 

Sergey Semak

Apostou num bloco baixo e deu a iniciativa de jogo ao adversário, numa clara atitude de quem queria ver o relógio andar. Na primeira parte, viu o Zenit afastar as oportunidades que iam sendo criadas pelo Benfica, mas na segunda parte os jogadores russos não tiveram pernas para acompanhar o carrossel encarnado. Deixa a impressão que abordou mal o jogo e o adversário.

Árbitro

O espanhol esteve interventivo ao longo de toda a partida e foi distribuindo vários cartões amarelos. Na segunda parte ajuizou bem o lance que valeu uma grande penalidade a favor do Benfica e uma expulsão para o lado do Zenit. Nota positiva num jogo trabalhoso na Luz.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório