Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 21º

Benfica 'abate' Zenit e agarra lugar na Liga Europa

Águias 'enviam' russos para casa que, com esta derrota na Luz, ficaram no último lugar do grupo G. O Benfica vai entrar em prova na Liga Europa nos 16 avos de final.

Benfica 'abate' Zenit e agarra lugar na Liga Europa

O Benfica recebeu e venceu, esta terça-feira, o Zenit (3-0) em jogo da derradeira jornada da fase de grupos. Os encarnados garantiram assim o terceiro lugar do grupo G e estão na Liga Europa. 

A equipa de Bruno Lage exibiu-se a bom nível na Luz, mas apenas na segunda parte conseguiu traduzir a superioridade em campo no marcador. Por sua vez, o Zenit fica em último lugar do grupo e diz adeus às provas europeias. 

Filme do jogo

A primeira parte foi de maior domínio para o Benfica. O Zenit entregou a iniciativa de jogo aos encarnados que, apesar da exibição bastante positiva, tinham claras dificuldades em criar lances de perigo que pudessem ser finalizados por Carlos Vinícius.

Chiquinho, Pizzi e Taarabt tentavam encontrar espaços entrelinhas, mas a defensiva do Zenit parecia estar quase impenetrável e raramente deixou que os encarnados visassem em boas condições a baliza à guarda de Kerzhakov.

Pizzi e Chiquinho conseguiram criar perigo em lances individuais, mas a bola tomou sempre a direção errada. Para combater a dificuldade em conseguir criar jogo interior, a equipa de Bruno Lage acabou por cair no erro de abusar nos cruzamentos inconsequentes. Vinícius estava rodeado de três centrais e raramente consegui dar o melhor seguimento às bolas que aéreas.

Por seu turno, o Zenit ia adiando o golo das águias, ao mesmo tempo que aproveitava as bolas paradas para tentar surpreender na Luz.

Os russos acabaram por ser mais bem-sucedidos dos que os encarnados e levaram o nulo para a segunda parte.

O segundo tempo começou a todo gás e com o Benfica a fazer num minuto aquilo que não tinha conseguido fazer nos primeiros 45: um golo. Aos 47 minutos Cervi inaugurou o marcador e lançou a festa no Estádio da Luz. O extremo argentino apareceu no sítio certo e após assistência de Pizzi bateu Kerzhakov.

Aos 56 minutos, Douglas Santos toca a bola com a mão, vê o segundo cartão amarelo e o consequente vermelho. Pizzi foi chamado a converter a grande penalidade e não vacilou. Os encarnados ficaram, assim, a vencer por dois golos de diferença e a jogar com mais um jogador à hora de jogo.

Estes dois fatores deixaram o Benfica muito confortável no jogo e as águias foram gerindo a vantagem através da circulação de bola de um flanco para o outro.

O Zenit, em sentido inverso, subiu linhas e tentava chegar perto da baliza de Odysseas, mas ia esbarrando na organização defensiva da equipa de Bruno Lage.

Aos 79 minutos, novo golo na Luz. Desta feita apontado por um jogador do Zenit… na baliza errada. Grimaldo bateu um canto e Azmoun traiu o guardião russo e fixou o resultado final na Luz.

O Benfica garante assim o terceiro lugar do grupo G e tem acesso direto à Liga Europa. O Zenit, por seu turno, acaba no último lugar e diz adeus às provas europeias na época 2019/20.

Momento do jogo: Aquela entrada diabólica na segunda parte valeu um golo, uma expulsão e mais um golo. A partir daí, tudo ficou mais fácil para a equipa de Bruno Lage que venceu com toda a justiça.

Relato em direto 

90'+3- Apito final na Luz! O Benfica vence o Zenit (3-0) e despede-se da Liga dos Campeões com uma vaga na Liga Europa! 

90'- Vão jogar-se mais três minutos!

89'- Alteração no Benfica. Caio Lucas entra para o lugar de Vinícius

81'- Dupla alteração no Benfica. Saem Gabriel e Cervi, entram Samaris e Seferovic

79'- GOOOOOLLLLOOOO!! Azmoun mete a bola na própria baliza e deixa o Benfica (3-0) com pé e meio na Liga Europa! O canto foi batido por Grimaldo e o jogador do Zenit numa tentativa de afastar o perigo acaba por trair o companheiro Kerzhakov

79'- Vinícius novamente à beira do terceiro! Que jogo de loucos! 

77'- Que defesa monumental de Odysseas! Espetacular! Negou o golo a Azmoun

77'- Ferro corta uma jogada de perigo. É canto para o Zenit!

72'- Vinícius acerta na malha lateral! Bela jogada de contra ataque com Pizzi a lançar o companheiro de equipa que, porém, não teve a mira afinada! 

65'- Segunda alteração no ZenitErokhin sai, entra Sutormin

64'- O terceiro do Benfica esteve à vista! Chiquinho e Cervi quase batiam novamente Kerzhakov!

59'- Substituição no Zenit. Sai Ozdoev, entra Smolnikov

58'- GOOOOOLLLLOOOO!! Pizzi não treme na marca do castigo máximo e faz o segundo golo do Benfica (2-0) diante do Zenit!! Grande festa nas bancadas da Luz!!

54'- Penálti a favor do Benfica! Douglas Santos toca com a mão na bola, vê o segundo amarelo e é expulso! O Zenit está agora reduzido a dez jogadores! 

54'- Que maldade de Taarabt a Erokhin! O médio marroquino fez um túnel ao jogador do Zenit que reagiu com um empurrão, motivo pelo qual o árbitro mostrou-lhe o cartão amarelo!

52'- Kerzhakov nega o golo a Gabriel! Grande remate do médio brasileiro, mas o guardião russo defendeu para canto!

O golo coloca o Benfica com um pé na Liga Europa. Se ambos os jogos do grupo G terminassem neste preciso momento, os encarnados ficariam em terceiro lugar e garantiam uma vaga na Liga Europa. 

47'- GOOOOOLLLLOOOO!! Cervi inaugura o marcador (1-0) e coloca o Benfica em vantagem!! Grande jogada coletiva com Vinícius a servir Pizzi que, por sua vez, assitiu Cervi para o golo!

46'- Rola a bola novamente! Já se joga a segunda parte na Luz!

INTERVALO 

Se os jogos do grupo G acabassem neste momento, o Benfica estaria fora das competições europeias, ao passo que o Zenit acompanharia o RB Leipzig no acesso aos oitavos de final da Champions. 

O RB Leipzig até está a facilitar a tarefa, uma vez que está a vencer o Lyon (2-0), mas o Benfica precisa de marcar e passar para a dianteira do marcador.

45'- Intervalo no Estádio da Luz! Mantém-se o nulo no resultado! 

43'- Cartão amarelo para Ozdoev (Zenit). 

37'- Azmoun! Que perigo! Belo remate do avançado do Zenit e a bola passou a rasar o poste esquerdo da baliza do Benfica... 

36'- Agarra Odysseas! Grande saída dos postes do guardião encarnado, evitando assim que a aquele passe de Dzyuba encontrasse um companheiro de equipa!

34'- Azmoun tenta visar a baliza de Odysseas mas o remate sai torto e para fora! 

29'- Benfica instalado no meio-campo do Zenit... 

27'- Boa jogada de envolvimento do Zenit, mas Azmoun arriscou demasiado na profundidade do último passe. 

26'- Cruzamento descalibrado de Grimaldo.

19'- Cartão amarelo para Gabriel (Benfica). 

18'- Encaixa Kerzhakov! Livre colocado de Grimaldo, mas a bola levava pouca força e o guardião do Zenit defendeu facilmente. 

18'- Cartão amarelo para Douglas Santos (Zenit). 

17'- Chiquinho à beira do golo! Que movimento do médio encarnado, a rodar sobre a marcação e quase a acertar na baliza do Zenit!

16'- Pizzi ameaça a baliza de Kerzhakov! O remate do capitão do Benfica, realizado fora da grande área, acabou por sair por cima da trave!

14'- Corta Osório! Bela jogada de Gabriel que combina com Grimaldo. O lateral espanhol cruza para Vinícius qued epois de ajeitar a bola com o peito remate contra o centra emprestado pelo FC Porto! Passou o perigo!

13'- Novo canto para o Zenit, mas a defensiva encarnada resolve facilmente. 

10'- Corta o cruzamento Tomás Tavares e é canto a favor do Zenit

6'- Rúben Dias derruba Dzyuba e o árbitro assinala falta. O Zenit vai meter a bola na grande área encarnada... 

3'- Arrisca o remate Taarabt mas a bola sai ao lado da baliza do Zenit! O marroquino arrancou, ainda assim, aplausos nas bancadas. 

0'- Rola a bola no Estádio da Luz! Já se joga o Benfica-Zenit!

Pré-jogo

20h00: Cumpre-se agora um minuto de silêncio em memória de Rogério Pipi. 

19h56: Aí estão os jogadores no relvado ao som do hino da Liga dos Campeões! Tudo pronto para o apito inicial! O Estádio da Luz está agora mais composto! 

19h44: Os jogadores descem aos balneários. Daqui a 15 minutos acontece o apito inicial. 

19h26: Agora sim, os jogadores sobem ao relvado para os exercícios de aquecimento. O Estádio da Luz, a cerca de meia hora do apito inicial, encontra-se ainda muito 'despido'. 

19h25: Importa referir que neste grupo do Benfica, o RB Leipzig já garantiu a qualificação para os 'oitavos'. Resta uma vaga para o Lyon... e o Zenit

19h14: Os guarda-redes do Benfica e do Zenit já estão a realizar exercícios de aquecimento. Daqui a pouco, vão entrar os restantes jogadores. 

19h01: A UEFA aquece o duelo entre águias e russos fazendo menção ao facto de em causa estarem dois objetivos distintos. O Benfica tentará obter um resultado que garante o carimbo para a Liga Europa. Do outro lado estará um Zenit a lutar por garantir uma vaga nos 'oitavos' da Liga dos Campeões. 

18h57: Bruno Lage aposta no mesmo onze que na passada sexta-feira goleou o Boavista (4-1). Chiquinho e Carlos Vinícius são os homens mais adiantados desta formação encarnada. 

ONZE DO BENFICA: Odysseas; Grimaldo, Ferro, Rúben Dias, Tomás Tavares; Gabriel, Taarabt, Cervi, Pizzi; Chiquinho e Carlos Vinícius

Suplentes Benfica: Zlobin, Caio Lucas, Jota, Seferovic, Samaris, Jardel e Nuno Tavares.

ONZE DO ZENIT: Kerzhakov; Douglas Santos, Osório, Ivanovic; KaravaevErokhin, Barrios, Ozdoev, ShatovAzmoun e Dzyuba.

Suplentes Zenit: VasyutinSmolnikov, MakKranevitter, MusaevVorobyov e Sutormin

18h44: Os jogadores do Benfica e do Zenit já estão no Estádio da Luz e daqui a instantes serão conhecidos os respetivos onzes iniciais. Do lado do Benfica, há uma certeza: Raul de Tomas não é opção. O avançado espanhol ficou fora da convocatória das águias revelada esta manhã. Também Florentino Luís e Gedson ficaram de fora por opção técnica. 

18h42: As portas do Estádio da Luz já abriram, mas dentro do recinto estão um número muito reduzido de adeptos. No entanto, sendo um dia de semana e com mais de uma hora para o apito inicial, espera-se que a Luz mais composta. 

O Benfica recebe, esta terça-feira, o Zenit em jogo da 6.ª e derradeira jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões. As águias já não têm possibilidades em chegar aos oitavos de final da prova milionária, mas ainda lutam por uma vaga na Liga Europa. 

Para tal acontecer, a equipa de Bruno Lage terá de vencer o Zenit por dois golos, ou por três golos de diferença, caso sofra um golo da formação russa. 

O treinador do Benfica garantiu, ontem, que os jogadores estão preparados para todos os cenários, mas do outro lado está um Zenit ainda com ambições de garantir um lugar na fase a eliminar da Liga dos Campeões. 

Acompanhe, no Desporto ao Minuto, em direto e ao pormenor, todas as incidências desta partida cujo pontapé de saída está agendado para as 20 horas no Estádio da Luz. 

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório