Powered bySolverde
Disclaimer

Leão despede-se de Alvalade com vitória e já 'cheira' o pódio

Luiz Phellype saiu do banco para marcar o golo da vitória sobre o Moreirense, que deixa o Sporting a apenas um ponto do Famalicão.

Notícia

© Global Imagens

Carlos Pereira Fernandes
08/12/2019 19:38 ‧ 08/12/2019 por Carlos Pereira Fernandes

Desporto

I Liga

De regresso a ‘casa’, após um duplo (e agridoce) embate com o Gil Vicente, em Barcelos, o Sporting recebeu e bateu o Moreirense, por 1-0, resultado que o deixa a apenas um ponto do terceiro classificado, o Famalicão.

O avançado brasileiro Luiz Phellype, que saiu do banco aos 65 minutos, marcou, aos 70, o primeiro e único golo da noite no reduto leonino, perante um adversário que nunca mostrou capacidade de dar uma resposta à altura.

Tanto domínio tem que dar golo

Este era o último jogo do ano em Alvalade, e o Sporting fez vincar a sua intenção de dar uma ‘prenda’ aos adeptos, ao assinar uma primeira parte de bom nível, no qual não faltaram oportunidades para marcar.

Bruno Fernandes, Jesé Rodríguez e Jérémy Mathieu viram, ora a falta de pontaria, ora um Mateus Pasinato inspirado, manter o nulo no marcador. No entanto, foi Yannick Bolasie quem mais perto esteve de fazer a festa.

Logo aos 12 minutos de jogo, o internacional congolês apareceu no coração da grande área a desviar um cruzamento rasteiro de Cristian Borja para o fundo da baliza. No entanto, após recorrer ao VAR, Artur Soares Dias detetou uma posição irregular do lateral e invalidou o golo.

O lance acabou por ‘acordar’ o Moreirense, ainda que não muito. A equipa de Vítor Campelos procurou sempre a velocidade de Luther Singh, mas o sul-africano só criou perigo por uma vez, quando obrigou Luís Maximiano a uma bela defesa para manter o nulo.

Nova parte, a mesma toada

Ao intervalo, as equipas mudaram de lado, mas o domínio continuou a pertencer ao Sporting. A equipa orientada por Jorge Silas instalou-se, mais uma vez, no meio-campo adversário, e somou ocasiões perdidas atrás de ocasiões perdidas.

Foi então que, aos 65 minutos, o técnico leonino ‘sacou um coelho da cartola’. Luiz Phellype entrou para o lugar de Jesé Rodríguez – que não ficou nada satisfeito – e, cinco minutos depois, após cruzamento de Mathieu, cabeceou para o golo que desfez o nulo.

Um golo que acabaria por valer três pontos ao conjunto verde e branco, que, além de recuperar o quarto lugar – momentaneamente perdido para o Vitória SC – passa a ver o Famalicão, terceiro classificado, a apenas um ponto de distância.

Quanto ao Moreirense, continua sem saber o que é vencer fora de portas na edição 2019/20 do campeonato nacional, permanece com 14 pontos conquistados e corre o risco de perder o 12.º lugar, caso o Belenenses SAD pontue diante do FC Porto.

Momento do jogo: É verdade que Luiz Phellype não entrou bem em campo. Aliás, numa das primeiras vezes em que tocou na bola, desperdiçou o que parecia um golo ‘cantado’. No entanto, não desanimou e, aos 70 minutos, com um grande cabeceamento, desfez o nó em Alvalade.

Acompanhamento

90' - Apito final em Alvalade! O Sporting bate o Moreirense, por 1-0, graças ao golo de Luiz Phellype.

86' - Esgotam-se as substituições no Moreirense. É Nenê quem entra para o lugar de Fábio Abreu.

84' - Vítor Campelos volta a mexer. Luís Machado sai, entra Bilel.

79' - Mais uma substituição no Sporting. Rafael Camacho rende Luciano Vietto.

74' - Cartão vermelho para Iago Santos! O defesa-central brasileiro viu o segundo cartão amarelo e respetivo vermelho devido a falta cometida sobre Bolasie.

Assim foi o golo de Luiz Phellype

70' - GOOOOOOOOLOOOOOOO do Sporting! Luiz Phellype, com um cabeceamento imperial após cruzamento de Jérémy Mathieu, quebra o nulo em Alvalade.

70' - Vítor Campelos também mexe. Alex Soares entra para o lugar de Filipe Soares.

69' - O que acaba de desperdiçar Luiz PhellypeNo coração da área, o brasileiro fez um autêntico passe para as mãos de Mateus Pasinato.

66' - O Moreirense ficou a centímetros do golo! Após cruzamento de Luís Machado, Fábio Abreu cabeceou para mais uma boa defesa de Luís Maximiano.

65' - Substituição no Sporting. Luiz Phellype entra para o lugar de Jesé Rodríguez, que não gostou nada e assim o fez saber.

63' - Polémica na área do Sporting! Luís Machado cai após lance dividido com Ristovski e pede grande penalidade. Artur Soares Dias ouviu o VAR, mas nada marcou.

59' - Apreensão na área do MoreirenseMateus Pasinato saiu para desviar um cruzamento de Borja, mas, pelo meio, Iago pisou-lhe o braço. A equipa médica dos cónegos já entrou em campo.

57' - Voltou a cheirar a golo em Alvalade! Coates, de cabeça, fez a bola passar muito perto da barra.

56' - Mais um cartão amarelo. Agora é para Iago Santos, por falta sobre Mathieu.

54' - Artur Soares Dias tem o dedo no 'gatilho'. Mais um cartão amarelo, agora para Borja, por falta sobre João Aurélio.

49' - Mathieu muito perto do golo! O internacional francês cobrou um pontapé-livre que bateu com estrondo no poste da baliza à guarda de Mateus Pasinato.

46' - Já se joga a segunda parte. Cabe ao Moreirense dar o pontapé de saída.

45' - Termina a primeira parte em Alvalade. O Sporting tem estado por cima e já dispôs de várias oportunidades para marcar, mas, ao intervalo, o marcador permanece a 'zeros'.

45+5' - Mais um cartão amarelo. Agora é para Mathieu, por falta sobre Luís Machado.

40' - Mais uma oportunidade para os leões! Vietto cruza para Bruno Fernandes, que, em desequilibro, atirou por cima da baliza.

38' - Agora é Mateus Pasinato quem brilha! O guarda-redes do Moreirense tirou um golo que parecia certo a Jesé Rodríguez. No seguimento, Artur Soares Dias mostra o cartão amarelo a Steven Vitória por falta dura sobre Bruno Fernandes.

36' - Está mostrado o primeiro cartão amarelo da noite. É para Vietto, por falta atacante sobre João Aurélio.

33' - Alvalade volta a pedir penálti... Agora foi Bolasie quem pediu grande penalidade, mas sem efeito.

30' - Polémica na área do MoreirenseBruno Fernandes é derrubado por Iago e pede grande penalidade. Artur Soares Dias nada assinala.

27' - Contratempo para Jorge SilasLuís Neto teve de ser retirado de maca e deu o lugar a Sebastian Coates.

22' - Que defesa monumental de Luís Maximiano! Luther Singh arrancou rumo à baliza e rematou, mas o guarda-redes 'voou' para impedir o golo. No seguimento, o jovem embateu em Luís Neto, que ficou muito mal tratado...

20' - Esteve à vista o golo do Sporting! Após cruzamento de Doumbia, Bolasie cabeceou para uma grande defesa de Mateus Pasinato.

17' - Mais um remate do Sporting. Bolasie atrasou a bola para Bruno Fernandes, mas o remate do capitão passou muito longe do alvo.

Eis o lance do golo anulado ao Sporting

12' - Afinal ainda não há golo! Após consultar o VAR, Artur Soares Dias vislumbrou um fora de jogo de 14 centímetros de Borja e invalidou o lance.

12' - GOOOOOOOLOOOOOO do Sporting! Jérémy Mathieu, com um grande passe para Borja, 'rasgou' a defesa do Moreirense. O colombiano cruzou depois para o coração da grande área, onde apareceu Yannick Bolasie a encostar para o fundo das redes.

8' - O Sporting volta a tentar a sorte. Mathieu cobrou um pontapé-livre de muito longe e a bola passou a rasar a barra.

1' - Sporting dá o primeiro sinal de perigo! Vietto avançou pela ala direita e deixou a bola em Jesé, que tentou finalizar de calcanhar, mas a bola embateu num defesa adversário.

0' - Artur Soares Dias dá o apito inicial. Rola a bola em Alvalade no Sporting-Moreirense.

Onzes

Sporting: Luís Maximiano, Ristovski, Luís Neto, Mathieu, Borja; Doumbia, Wendel, Bruno Fernandes; Bolasie, Vietto e Jesé.

Moreirense: Mateus Pasinato; João Aurélio, Iago, Steven Vitória, Abdu Conté; Fábio Pacheco, Filipe Soares, Pedro Nuno; Luther Singh, Luís Machado e Fábio Abreu.

Antevisão

Após uma dupla jornada fora de portas diante do Gil Vicente - para o campeonato nacional e para a Taça da Liga - o Sporting regressa, este domingo, a 'casa', para defrontar o Moreirense naquele que é o último jogo em Alvalade em 2019.

A equipa orientada por Jorge Silas já sabe que, em caso de vitória, ficará a apenas um ponto da entrada no pódio, uma vez que, na véspera, o Famalicão, terceiro classificado, foi derrotado pelo Tondela.

Quanto ao Moreirense, que ainda não sabe o que é ganhar em território adversário este ano para o campeonato, procura 'matar o borrego' para se distanciar, de uma vez por todas, dos lugares de despromoção.

O Sporting-Moreirense, relativo à 13.ª jornada da I Liga, será apitado por Artur Soares, e pode acompanhá-lo, em direto, no Desporto ao Minuto, a partir das 17h30.

Não percas todos os jogos do FIFA Mundial de Clubes grátis na app DAZN. Regista-te em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Multiplicam-se reações dos jogadores de Portugal à morte de Diogo Jota

Seleção nacional

Multiplicam-se reações dos jogadores de Portugal à morte de Diogo Jota

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3482
2Benfica3480
3FC Porto3471
4Sp. Braga3466
5Santa Clara3457
6Vitória SC3454
7Famalicão3447
8Estoril3446
9Casa Pia3445
10Moreirense3440
11Rio Ave3438
12Arouca3438
13Gil Vicente3434
14C.D. Nacional3434
15Estrela3429
16AVS3427
17Farense3427
18Boavista3424
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Sauber inaugurou base britânica da Audi para a Fórmula 1

Fórmula 1

Sauber inaugurou base britânica da Audi para a Fórmula 1

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas