Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 8º MÁX 15º

"Mourinho fez-nos pensar que tudo era possível"

Vítor Baía recordou a passagem do técnico português pelo FC Porto.

"Mourinho fez-nos pensar que tudo era possível"
Notícias ao Minuto

18:02 - 04/12/19 por Notícias Ao Minuto

Desporto Declarações

José Mourinho está intimamente ligado a uma história de sucesso no FC Porto, tendo conquistado uma Liga dos Campeões e uma Taça UEFA ao serviço dos dragões.

Vítor Baía, antigo pupilo de Mourinho nos portistas, elogiou o trabalho do técnico português no FC Porto e recordou um episódio que aconteceu aquando de um sorteio da Liga dos Campeões.

"José Mourinho escreveu um dos capítulos mais bonitos da história do FC Porto. Ele elevou o nível e a qualidade do nosso jogo. Elevou bastante, na verdade. Tudo é possível quando juntas uma boa estrutura, uma liderança forte ao nível da direção e um treinador jovem, que quer ser o melhor do mundo", começou por dizer Baía em declarações ao portal 'The Athletic'.

"E também fomos uma equipa cheia de qualidade, unida pela amizade. Desde o primeiro momento ele fez-nos acreditar que podíamos ganhar tudo. Tinha convicções fortes e expressava-as numa linguagem completamente própria. Era uma mensagem simples, mas muito assertiva. À medida que as competições iam avançando, começámos a sentir uma enorme confiança em nós mesmos. Nós pensávamos que éramos os melhores da Europa, posição por posição. Ele fez-nos pensar que tudo era possível, mesmo contra equipas com mais dinheiro. Tudo o que precisávamos era fazer o nosso trabalho com a qualidade e o esforço certos", acrescentou, recordando também um episódio caricato com o técnico português.

"O melhor momento foi o sorteio. Quando o nome do Manchester United saiu [como adversário dos dragões nos oitavos de final da Liga dos Campeões 2004], ele começou a bater palmas e aos pulos. Ele disse-nos 'Finalmente temos um adversário que está ao nosso nível. Finalmente, poderemos ter a certeza que estamos no caminho certo. E vamos eliminá-los'. Foi o momento em que todos tiveram o clique na Liga dos Campeões, com essa abordagem. Ele transmitiu-nos um sentimento de tranquilidade", atirou.

"José Mourinho faz parte da história do FC Porto. É indiscutível. Ele é uma das principais figuras da história do clube: por tudo o que ganhou, por toda a sua força, por tudo o que representa. Honestamente, ele é uma pessoa muito especial. Para mim, ele vai ser sempre um dos três melhores treinadores do mundo", sentenciou.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório