Silas, agora treinador do Sporting, cruzou-se com José Mourinho no União de Leiria enquanto jogador. O antigo futebolista recorda a passagem do técnico português pela cidade do Lis e salienta que Mourinho deixou marca no Leiria, antes de rumar ao FC Porto.
"Para terem uma ideia, o Leiria é um clube que está agora no terceiro escalão de Portugal. É um clube cujo lugar esperado era a meio da tabela ou mais abaixo. Sob o comando de Mourinho, acreditámos que podíamos ir a qualquer estádio, jogar contra qualquer equipa e ganhar. Acreditávamos que podíamos bater qualquer rival", recordou Silas, em declarações ao portal The Athletic.
"Ele tinha uma relação muito próxima com alguns jogadores em particular. Um novo treinador é sempre avaliado. Tenta-se perceber que tipo de treinador é, se será ou não próximo dos jogadores. Com ele, vimos de imediato que ele percebia tudo sobre o jogo. Tudo. Ele era muito forte no aspeto emocional. Sabia como controlar as nossas emoções – quando tinha de puxar por nós, quando tinha de dar-nos mais algum apoio. Esse era um dos pontos fortes dele – e acredito que continua a ser", prosseguiu, antes de finalizar:
"Ele subiu o nível da U. Leiria e dos jogadores, mas fez mais do que isso. Eu acho que todos em Portugal concordam que o nível dos treinadores no país evoluiu imenso desde o momento em que ele apareceu. As pessoas viram como ele nos treinava e reparavam na metodologia. Havia uma forma de treinador antes do míster Mourinho e passou a haver outro depois dele aparecer. Foi mais do que apenas o clube ou um qualquer jogador."