Powered bySolverde
Disclaimer

CR7 procura a sexta Bola de Ouro, Bernardo Silva e Félix entre a elite

O português Cristiano Ronaldo procura vencer a sexta Bola de Ouro, que premeia o melhor futebolista mundial do ano, na cerimónia de segunda-feira, enquanto Bernardo Silva e João Félix estreiam-se entre a 'elite' do desporto.

Onde está CR7? Juve foi incapaz de derrubar rival a jogar com nove

© Reprodução Twitter Juventus 

Lusa
30/11/2019 08:45 ‧ 30/11/2019 por Lusa

Desporto

Prémios

O avançado da Juventus tem, além de cinco vitórias neste troféu atribuído pela France Football (2008, 2013, 2014, 2016 e 2017), o recorde de nomeações, com 16, mais duas do que o argentino Lionel Messi, o outro 'eterno' favorito à conquista do prémio, com cinco triunfos (2009, 2010, 2011, 2012 e 2015).

Este ano, o 'capitão' de Portugal é acompanhado dos estreantes Bernardo Silva, campeão inglês pelo Manchester City, e João Félix, campeão pelo Benfica e vendido no defeso por 126 milhões ao Atlético de Madrid.

O jovem avançado é ainda candidato ao prémio Kopa, destinado a jogadores com menos de 21 anos, para o qual o defesa holandês Matthijs de Ligt (Juventus) é um dos grandes favoritos.

Na corrida ao 'Ballon d'Or', Messi pode acumular este troféu da France Football com o prémio de melhor jogador da FIFA ('The Best'), que venceu pela sexta vez, um feito inédito na história do futebol.

O campeão europeu Liverpool tem sete jogadores na corrida, com o defesa holandês Virgil Van Dijk, o compatriota Georginio Wijnaldum, Trent Alexander-Arnold, o senegalês Sadio Mané, o egípcio Mohamed Salah e os brasileiros Alisson e Roberto Firmino.

Alisson é um dos favoritos ao prémio de melhor guarda-redes, intitulado Prémio Yashin, atribuído pela primeira vez, com dois ex-jogadores do Benfica, o esloveno Jan Oblak (Atlético Madrid) e o brasileiro Ederson (Manchester City) na corrida, ao lado do alemão Marc-André Ter Stegen (FC Barcelona).

Na temporada transata, o croata Luka Modric quebrou o 'domínio' da dupla Ronaldo-Messi, mas este ano não entra nos 30 finalistas, em que figuram o goleador polaco Robert Lewandowski (Bayern Munique), o guarda-redes campeão do mundo por França Hugo Lloris, do Tottenham, que chegou à final da Liga dos Campeões, o belga Kevin de Bruyne (Manchester City) ou o também francês Antoine Griezmann, que trocou no verão o Atlético pelo FC Barcelona.

Na categoria feminina, a 'estrela' do Mundial de 2019, a norte-americana Megan Rapinoe, tem como 'credenciais' o prémio de melhor jogadora e melhor marcadora desse torneio, que os Estados Unidos venceram, e é a grande favorita a suceder à norueguesa Ada Hegerberg, também nomeada, ao lado da também norte-americana Alex Morgan, da 'eterna' Marta, do Brasil, e da holandesa Lieke Martens.

O prémio atribuído pela France Football, que será entregue na segunda-feira numa cerimónia em Paris, contempla todo o ano civil - apesar de a lista de nomeados ser divulgadas a cerca de dois meses da conclusão de 2019 -, ao contrário das distinções da FIFA e da UEFA, que são balizadas pela época desportiva 2018/19.

Entre 1956 e 1994, a Bola de Ouro era atribuída apenas a jogadores europeus que representassem clubes europeus, mas, a partir de 1995, foi alargada a todos os futebolistas que atuam na Europa e, desde 2007, passou a ter amplitude planetária, sem qualquer restrição.

Em 2010, a France Football e a FIFA juntaram-se para criar a Bola de Ouro FIFA, que foi atribuída em conjunto entre 2010 e 2015, altura em que o prémio voltou a ficar, de novo, sob a égide exclusiva da revista francesa.

 

Todos os jogos em direto do FIFA Mundial de Clubes são na app DAZN. Regista-te Grátis em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Rita Ferro Rodrigues critica cobertura do funeral de Diogo Jota e André

Diogo Jota

Rita Ferro Rodrigues critica cobertura do funeral de Diogo Jota e André

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Os dois carros clássicos que Filipe Albuquerque conduz nas estradas

Filipe Albuquerque

Os dois carros clássicos que Filipe Albuquerque conduz nas estradas

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas