Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 21º

Terror nos minutos finais na Alemanha deixam Benfica fora da Champions

Encarnados estiveram em vantagem até ao minuto 89, mas o Leipzig não desistiu e conseguiu o empate nos derradeiros minutos na Red Bull Arena, alcançando o primeiro apuramento da história para os oitavos de final da Liga dos Campeões. Resultado final 2-2.

Terror nos minutos finais na Alemanha deixam Benfica fora da Champions
Notícias ao Minuto

21:56 - 27/11/19 por Ruben Valente

Desporto Liga dos Campeões

Do sonho ao pesadelo. Foi assim que o Benfica viu o empate desta quarta-feira frente ao Leipzig. A equipa encarnada esteve a ganhar por 2-0, resultado que a colocaria viva na Champions, mas nos últimos minutos deitou tudo a perder e deixou-se empatar, ficando assim fora da Liga dos Campeões.

Quanto ao Leipzig conseguiu, pela primeira vez na história do clube, qualificar-se para os oitavos de final da prova milionária.

Resumo

Taarabt foi titular e, por sinal, a maior surpresa de Bruno Lage na Alemanha. O Benfica entrou a apostar na profundidade, mas o Leipzig quis mandar no ritmo do encontro. Os alemães jogavam de forma mais apoiada, enquanto a formação encarnada era mais vertical.

Foi uma primeira parte muito esforçada do Benfica, enquanto equipa. Muito atenta em termos defensivos, com as linhas bastante recuadas de forma a não ser surpreendida. Fórmula de sucesso que resultou na perfeição na primeira parte.

Acerto defensivo e… ofensivo. Bruno Lage já tinha dito que o necessário era marcar as oportunidades criadas e Pizzi deu-lhe ouvidos. Aos 20 minutos, o internacional português bateu Gulácsi de pé esquerdo, depois de uma excelente combinação entre Vinícius e Taarabt. O marroquino cruzou para a área alemã, Upamecano cortou de forma deficiente e Pizzi não perdoou.

E se Pizzi esteve mortífero lá na frente, Odysseas esteve gigante entre os postes. O guarda-redes encarnado negou por duas vezes dois golos cantados do Leipzig. Primeiro a remate de Nkunku, depois de Forsberg.

No segundo tempo, o Leipzig partiu para cima do Benfica em busca do empate, mas esta parecia a noite do Benfica. Ao segundo remate enquadrado com a baliza de Gulácsi, a formação treinada por Bruno Lage chegou ao segundo golo.

Mortífero poderia ser uma das alcunhas das águias neste jogo e o mesmo se aplica a Vinícius. Aos 59 minutos, Taarabt fez o passe para o avançado brasileiro, que aproveitou da melhor maneira uma escorregadela de Klostermann. Vinícius ficou com via aberta para a baliza do Leipzig e correu, correu até ficar no frente a frente com Gulácsi. Depois foi atirar para o fundo das redes e fazer o 2-0 para o Benfica. No fundo, aquilo que o clube da Luz não conseguiu fazer nos três jogos que não venceu neste grupo, fê-lo na Alemanha – ser eficaz e aproveitar as oportunidades.

Não foi um jogo brilhante, não foi um jogo perfumado, mas foi um jogo esforçado e de grande entre-ajuda entre os atletas encarnados. Tudo se encaminhava para um triunfo histórico do Benfica na Alemanha, mas se até aqui tudo estava a correr bem, ao minuto 89 tudo descambou. Um penálti de Rúben Dias permitiu a Forsberg reduzir a desvantagem alemã e, além disso, deixar também uma equipa completamente virada do avesso.

O Leipzig não desistiu e aproveitou a desconcentração do Benfica nos minutos finais. Werner cruzou e o mesmo Forsberg saltou completamente sozinho na área encarnada e cabeceou para o 2-2. O clube da Luz preparava-se para a primeira vitória na Alemanha na Liga dos Campeões, mas o jogo acabou num pesadelo.

O Benfica teve o pássaro na mão, mas deixou-o fugir nos minutos finais. A equipa portuguesa diz assim adeus à prova milionária em 2019/20. Resta disputar a 6.ª e última jornada e tentar garantir o acesso à Liga Europa.

_______________________________________________________________________________________

Acompanhamento

90+9'- FINAL DO JOGO! O Benfica empata frente ao Leipzig (2-2) e está fora da Liga dos Campeões.

90+8'- Cervi dá o lugar a Jota na equipa do Benfica.

90+5'- GOLO DO LEIPZIG! Werner cruza do lado esquerdo e Forsberg, sozinho, cabeceia para o fundo das redes de Odysseas.

90+3'- Caio Lucas entra para o lugar de Pizzi.

90'- Vão jogar-se mais nove minutos.

90'- GOLO DO LEIPZIG! Forsberg não desperdiça e reduz para 1-2!

89'- PENÁLTI PARA O LEIPZIG! E cartão amarelo para Rúben Dias.

84'- RAUL DE TOMAS! O que acaba de tentar RDT! Grande balão a tentar surpreender o guarda-redes do Leipzig, mas a bola ficou a centímetros da baliza. Era um golaço de quase 40 metros de distância.

82'- Bruno Lage mexe pela primeira vez: Raul de Tomas entra para o lugar de Vinícius.

73'- O Leipzig tenta chegar à baliza encarnada, mas o Benfica defende com muita segurança. Recorde-se que este resultado coloca a equipa portuguesa bem posicionada para o apuramento na Liga dos Campeões. A manter-se o 2-0, o Benfica só depende de si para passar em frente, ou seja, se na próxima jornada vencer o Zenit na Luz garante o apuramento.

69'- Nova e última mexida de Nagelsmann: Sai Nkunku e entra Schick.

66'- Que corte de Rúben Dias!! Providencial a ação do central encarnado, que impediu Werner de fazer estragos junto à baliza do Benfica.

64'- Gulácsi acaba por ser lesionar e o Leipzig troca de guarda-redes. Entra Mvogo para defender as redes alemãs.

59'- GOLOOOOOO DO BENFICAAAA!!! É O SEGUNDO!!! É DE VINÍCIUS!!!! Taarabt fez o passe, Klostermann escorregou e deixou Vinícius com via aberta para a baliza. O brasileiro correu, correu e correu e só parou no frente a frente com Gulácsi, com um remate letal para o fundo das redes do Leipzig. Foi o primeiro golo de Vinícius nas competições europeias e está feito o 2-0 para o Benfica!!

56'- Primeira substituição no Leipzig: Sai Ampadu e entra Mukiele.

55'- Odysseas novamente a livrar o Benfica do perigo! Sabitzer estava livre de marcação, mas o grego das águias saiu dos postes e impediu males maiores.

52'- Cartão amarelo para Taarabt.

51'- Odysseas está recuperado e segue jogo.

49'- Upamecano coloca a bola dentro da baliza do Benfica, mas o árbitro já tinha assinalado falta sobre Odysseas.O guarda-redes ficou queixoso no relvado.

46'- Começa a segunda parte sem alterações nas duas equipas.

45'- Intervalo. O Benfica vai vencendo o Leipzig graças a um golo de Pizzi.

44'- À TRAVE! Pizzi remata em arco e atira à barra da baliza de Gulácsi.

41'- Remate de Chiquinho desviado por um defesa do Leipzig. Estava em boa posição o atacante das águias...

36'- Sabitzer marca, mas estava assinalado fora de jogo!

35'- QUE DEFESA DE ODYSSEAS! Forsberg obrigou o guarda-redes encarnado a aplicar-se e com um voo espetacular negou o golo ao Leipzig. Está a ser fulcral Odysseas Vlachodimos!

33'- Remate frouxo de Forsberg para mais uma defesa de Odysseas.

30'- O Leizpig assume agora, quase por completo, o domínio do jogo. O Benfica recuou as suas linhas e nota-se uma aposta nos contra-ataques rápidos.

24'- ODYSSEAS BRILHANTE! Excelente defesa a negar o golo de Nkunku, que não conseguiu o golo na cara do guarda-redes do Benfica. O jogo está vivo!

FIQUE COM AS IMAGENS DO GOLO

20'- GOLOOOOOOOO DO BENFICAAAAA! É PIZZI A MARCAR!!! Combinação entre Taarabt e Vinícius, com o marroquino a cruzar para o interior da área do Leipzig. Upamecano faz o corte de forma deficiente e Pizzi aproveita para rematar, de pé esquerdo, para o fundo das redes alemãs. Está feito o primeiro da partida!

16'- 64% de posse de bola para a formação alemã. Entretanto, Pizzi e Cervi também já regressaram às posições habituais.

13'- Livre de Grimaldo sem perigo para a baliza de Gulácsi.

13'- O Leipzig ligeiramente por cima na partida. O Benfica está a apostar muito na profundidade, sem sucesso até agora.

12'- Werner por cima! Cruzamento atrasado de Laimer e remate do avançado do Leipzig por cima da barra.

9'- Pizzi e Cervi trocaram de posições. O internacional português joga mais encostado à esquerda, enquanto o argentino pisa terrenos mais à direita.

7'- FORSBERG! Perda de bola de Taarabt e o avançado do Leipzig recupera, corre até à entrada da grande área encarnada e dispara forte por cima da baliza do Benfica.

6' Cabeceamento de Upamecano para defesa fácil de Odysseas.

2'- Cervi! O argentino do Benfica remata para as mãos de Gulácsi.

1'- INÍCIO DA PARTIDA NA ALEMANHA!

0'-  Porém, se os encarnados vencerem esta noite por uma diferença de dois golos, passam a depender de si próprios para chegar aos oitavos de final da liga milionária.

0'- O Zenit venceu o Lyon por 2-0, o que obriga o Benfica a pontuar para não ficar de fora da Champions... e da Liga Europa.

0'- Bruno Lage fez regressar Adel Taarabt à titularidade. Na frente de ataque é Carlos Vinícius a fazer dupla com Chiquinho.

ONZES

Leipzig: Gulácsi, Klostermann, Ampadu, Upamecano, Saracchi, Sabitzer, Demme, Laimer, Forsberg, Nkunku e Werner.

Suplentes: Mvogo, Haidara, Lookman, Matheus Cunha, Schick, Mukiele e Kraub.

Benfica: Odysseas, André Almeida, Rúben Dias, Ferro, Grimaldo, Taarabt, Gabriel, Pizzi, Cervi, Chiquinho e Vinícius.

Suplentes: Zlobin, Caio, De Tomás, Jardel, Florentino, Jota e Tavares.

Antevisão

É o tudo ou nada do Benfica na Liga dos Campeões. A equipa de Bruno Lage já não depende apenas de si para passar em frente na competição, mas é obrigatório tentar chegar à vitória, até porque, mesmo não passando, há hipótese de continuar a aventura europeia na Liga Europa.

Nesta 5.ª jornada da fase de grupos da Champions, o Benfica defronta na Alemanha o Leipzig, o atual líder do Grupo G, com  nove pontos. O Benfica, recorde-se, é último com apenas três pontos conquistados. O outro jogo do grupo é entre o Lyon (2.º classificado com 7 pontos) e o Zenit (3.º classificado com 3).

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório